Sobre a Revista

ÂMBITO

Configurações: Revista de Sociologia foi lançada em 2005, no quadro do então Núcleo de Estudos em Sociologia (NES), com sede no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho. A nova revista, herdeira da Série de Sociologia da Revista Cadernos do Noroeste, intitulada Sociedade e Cultura, marca uma nova etapa do NES, que, dois anos depois, se consolidaria como Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS). Em 2015, e como resultado da fusão com outros centros de investigação nacionais, o CICS passa a ser um Polo do recém-criado Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA.UMinho), mantendo a propriedade e a gestão da revista.

A partir do número 25 (2020), e de modo a traduzir um maior ajustamento quer ao teor dos seus conteúdos efetivos, que raramente se cingiram ao campo disciplinar da Sociologia, quer uma alteração do seu projeto editorial no sentido de promover o diálogo com outras Ciências Sociais, a revista passou a designar-se Configurações: Revista de Ciências Sociais.

Assim, a Configurações: Revista de Ciências Sociais é uma publicação científica no âmbito das Ciências Sociais. A revista acolhe contribuições que promovam o aprofundamento teórico e a investigação empírica dos fenómenos sociais em diversos contextos históricos, culturais e geográficos, valorizando a diversidade de abordagens, temas, perspetivas e tradições académicas.

Publica dois volumes temáticos por ano (junho e dezembro) que incluem trabalhos originais — artigos e recensões — nas áreas da Sociologia, Antropologia, Geografia, História, Comunicação, Ciência Política, entre outras afins.

Destina-se à comunidade académica e científica tanto nacional, como internacional, em particular, a investigadores/as, docentes e estudantes de pós-graduação.

 

POLÍTICA EDITORIAL

Configurações: Revista de Ciências Sociais é uma revista académica de acesso aberto, que se rege pelos padrões do sistema de dupla revisão por pares – double blind peer review, seguindo um processo de revisão duplamente cega com pelo menos dois revisores externos à equipa editorial. Publica trabalhos académicos inéditos, sob a forma de artigos e recensões de livros, que contribuam para enriquecer o conhecimento científico acerca da realidade social, nos planos nacional e internacional.

Procura-se equilibrar a publicação de trabalhos de investigadores/as seniores com a disseminação de trabalhos de jovens investigadores/as, que apresentem qualidade e originalidade.

Os manuscritos podem ser publicados em português, espanhol, francês e inglês, sendo sempre publicados no idioma original.

Anualmente, são divulgadas duas chamadas de trabalhos para dossiês temáticos, sendo os números publicados em junho e em dezembro. Os/as autores/as podem também submeter a apreciação para publicação trabalhos não subordinados às chamadas para dossiês temáticos no âmbito da Chamada Permanente.

Cada autor poderá publicar, no máximo, um artigo por ano, sendo obrigatório um período de carência de 12 meses entre publicações com a mesma autoria. Esta restrição visa assegurar a rotatividade e diversidade de contribuições, a ampla circulação e a equidade na disseminação do conhecimento. Submissões adicionais do mesmo autor dentro desse intervalo serão consideradas apenas no ciclo editorial seguinte.

 

PROCESSO DE ARBITRAGEM CIENTÍFICA E DECISÃO DE PUBLICAÇÃO

1. Todos os manuscritos candidatados a publicação na Configurações: Revista de Ciências Sociaisdevem conformar-se às normas estabelecidas (ver Normas para apresentação de artigos). Compete ao corpo de assistentes editoriais proceder à verificação prévia dessa conformidade e, caso necessário, informar o/a autor de qualquer aspeto a corrigir.

2. O manuscrito é, seguidamente, objeto de análise por parte do Conselho Editorial, a quem compete determinar se reúne condições para ser submetido a avaliação por pares, atendendo, nomeadamente, aos seguintes requisitos:

  • Conformar-se à linha editorial da revista;
  • Oferecer um contributo teórico e/ou empírico original para o avanço do conhecimento no domínio das ciências sociais;
  • Conformar-se às exigências de qualidade da escrita científica, incluindo a salvaguarda de princípios éticos e deontológicos.

3. Em caso de não cumprimento dos requisitos indicados, o Conselho Editorial reserva-se o direito de não publicar os trabalhos recebidos, sendo a decisão comunicada por escrito aos/às autores/as.

4. Os manuscritos que cumpram os requisitos indicados, devidamente anonimizados, são submetidos a avaliação independente por dois especialistas, em regime de duplo anonimato (double blind peer review), a quem compete pronunciar-se, por escrito e de modo fundamentado, sobre a sua qualidade. Dessa avaliação, resultará recomendação de publicação (com ou sem alterações) ou rejeição.

5. A aceitação do manuscrito para publicação está condicionada a parecer positivo de ambos/as os/as especialistas e, nos casos aplicáveis, após devida notificação dos/as autores/as, ao cumprimento das recomendações elencadas no prazo indicado pelo Conselho Editorial, definido em função das alterações necessárias.  

6. Caso o manuscrito seja objeto de pareceres contraditórios, compete ao Conselho de Redação a decisão final, levado em conta o seu teor. Constitui exceção a esta regra qualquer situação que colida com os princípios estabelecidos na Declaração de Ética e Boas Práticas, caso em que é solicitado parecer de um/a terceiro/a especialista.

  • Caso esteja em causa um manuscrito submetido para publicação em dossiê ou número temático, as competências anteriormente descritas cabem aos organizadores respetivos.

7. A decisão será comunicada por escrito ao/à autor/a, acompanhada dos respetivos pareceres.

8. Todos os manuscritos aceites para publicação serão objeto de revisão linguística, da qual se dará conta ao/à autor/a.

9. No caso de números ou dossiês temáticos, compete aos/às respetivos/as organizadores/as assegurar as tarefas elencadas nos pontos 2 a 6, coadjuvados pelo Conselho Editorial.

10. Não são cobradas quaisquer taxas na submissão e processamento de trabalhos.

  • Tempo médio entre a submissão e a publicação | ≈ 9 meses e meio
  • Taxa média de rejeição de trabalhos propostos | 29%

 

CÓDIGO DE ÉTICA E BOAS PRÁTICAS

Configurações: Revista de Ciencias Sociais rege-se pelos princípios gerais de boas práticas e valores éticos na investigação científica, conforme definidos pelo Committee on Publication Ethics (COPE) e, de forma alinhada com a instituição que a acolhe, de acordo com o Código de Conduta Ética da Universidade do Minho. Este último define-se como uma “linha de orientação ética, enquadradora das atividades de ensino, de investigação, de interação com a sociedade e de funcionamento geral, dirigida a toda a comunidade académica”, sublinhando que “todos os envolvidos em investigação científica têm especiais responsabilidades perante os participantes, a Universidade, a sociedade, as entidades financiadoras e as equipas de investigação” (p. 17).

Configurações: Revista de Ciencias Sociais pauta-se pelo cumprimento das boas práticas de investigação e dos princípios fundamentais de integridade, nomeadamente a confiabilidade, a honestidade, o respeito e a responsabilidade. Estes princípios devem ser seguidos pelos Conselhos permanentes da revista, equipas editoriais de números ou dossiês temáticos, avaliadores/as e autores/as. No âmbito das respetivas tarefas, a existência de qualquer conflito de interesses deve ser expressamente declarada à Direção da Revista, considerando-se reprovável – e, em certos casos, passível de sanção – toda e qualquer situação que viole a integridade científica, nomeadamente:

  • a prática de plágio;
  • a apropriação de criação intelectual de outrem, protegida pelas regras da propriedade intelectual, sem consentimento legal;
  • a fabricação de resultados;
  • a falsificação de resultados;
  • a distorção intencional de resultados para privilegiar uma dada linha de orientação do trabalho ou para satisfazer interesses alheios à verdade científica;
  • a apresentação do mesmo trabalho, no todo ou em parte, em publicações posteriores, sem a menção explícita da fonte original e das partes replicadas;
  • o desrespeito pelos padrões de integridade e boas práticas anteriormente elencados.

Os trabalhos recebidos para publicação serão submetidos a verificação através de software de deteção de plágio. Caso sejam identificadas infrações – como a utilização de conteúdo de terceiros sem a devida autorização ou menção, a inclusão de material não original sem crédito adequado ou qualquer outra forma de má conduta editorial –, a revista reserva-se o direito de tomar as medidas que considerar adequadas, nomeadamente seguindo as diretrizes do COPE (disponíveis aqui). A confirmação de plágio implicará a não publicação do artigo submetido, bem como de outras publicações durante um período de tempo a ser definido pela Direção.

 

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Configurações: Revista de Ciências Sociais  oferece acesso livre ao seu conteúdo, o que significa que todo o seu conteúdo está disponível de forma gratuita e imediata, sem custos para o/a utilizador/a ou para a sua instituição.

Em linha com o princípio da democratização do conhecimento científico devidamente validado por pares, os/as utilizadores/as podem ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar ligações para os textos completos dos artigos, bem como utilizá-los para quaisquer fins legalmente permitidos, sem necessidade de solicitar autorização prévia ao/à autor/a ou à editora.

Configurações: Revista de Ciências Sociais é publicada sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Não são cobradas quaisquer taxas de submissão, avaliação ou processamento de trabalhos.

 

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO

Os números da Configurações: Revista de Ciências Sociais são preservados digitalmente, encontrando-se depositados na íntegra e em acesso aberto no Repositório institucional da Universidade do Minho (RepositoriUM), membro da Rede de Repositórios Científicos de Acesso Aberto em Portugal (RCAAP), assim como na OpenEdition Journals. A revista encontra-se também digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project (PKP).

 

EDIÇÃO

Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais - Polo da Universidade do Minho

Instituto de Ciências Sociais

Universidade do Minho

Campus de Gualtar

4710-057 Braga

Telefone: 253 601 752 

No que ao serviço de alojamento respeita, com o apoio de:

UMinho Editora

Serviços de Documentação

Campus de Gualtar

​4710 - ​057 Braga

Telefone: 253 604 982​

 

FINANCIAMENTO

Configurações: Revista de Ciências Sociais é financiada por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT, I.P.) no âmbito do projeto UID/04647/2020 do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade NOVA de Lisboa (CICS.NOVA).