Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, sobre ela não pendem conflitos de interesse e não está em processo de avaliação ou publicação noutra revista ou em qualquer outro tipo de obra.
  • O documento encontra-se anonimizado, assegurando a revisão cega por pares.
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção "Sobre a Revista".

Instruções para Autores

A Configurações: Revista de Ciências Sociais publica trabalhos académicos inéditos, sob a forma de artigos e recensões de livros, que contribuam para enriquecer o conhecimento científico acerca da realidade social nos planos nacional e internacional. Procura-se equilibrar a publicação de trabalhos de investigadores/as seniores com a disseminação de trabalhos de jovens investigadores/as, que apresentem qualidade e originalidade.

A orientação editorial da revista assenta num apelo a contributos aberto permanentemente e em dossiês temáticos. Visa-se salvaguardar a identidade da revista, ancorada em temáticas relevantes na área das Ciências Sociais, em especial da Sociologia, e assegurar a sua periocidade, permitindo a sua indexação em bases bibliográficas internacionais reconhecidas pela comunidade científica.

Os textos submetidos para publicação passam por uma triagem inicial por parte da Equipa Editorial, que decide da sua pertinência face ao âmbito científico da revista. Os trabalhos propostos para publicação são seguidamente submetidos a avaliação independente por especialistas, em regime de duplo anonimato. Com base nos pareceres emitidos, a Equipa Editorial pode sugerir aos/às autores/as a revisão dos trabalhos.

A Equipa Editorial reserva-se o direito de não publicar os trabalhos recebidos, sendo a decisão comunicada por escrito aos/às autores/as.

Os trabalhos propostos à Configurações: Revista de Ciências Sociais devem ser submetidos eletronicamente após realização de registo na plataforma.

Informações adicionais relativas à Política Editorial e ao Processo de Arbitragem Científica e Decisão de Publicação podem ser consultadas aqui.

 

DIMENSÃO

Artigos

1. Os manuscritos não devem exceder, no total e excetuando os resumos, 50 000 caracteres, incluindo espaços.

2. Cada artigo deve ser acompanhado por três resumos e respetivos títulos traduzidos – em português, em inglês e em francês –, com o máximo de 750 caracteres (incluindo espaços) por resumo. Estes deverão ser gravados e enviados em ficheiro autónomo, sendo que o resumo em português deve ainda integrar o ficheiro principal (corpo do artigo).

3. Ademais, cada artigo deve conter a indicação de 4 ou 5 palavras-chave, indicadas a seguir aos respetivos resumos e nas três línguas indicadas.

 

Recensões

1. As recensões não devem exceder os 8000 caracteres, incluindo espaços.

2. As recensões podem ser enviadas em português, inglês, francês ou espanhol.

3. As recensões devem, preferencialmente, referir-se a obras publicadas nos 24 meses anteriores, sem prejuízo de publicação anterior no caso de obras de referência, não obstante sempre sujeitas a apreciação pelo Conselho de Redação. 

4. Caso se recorra a citação de outras obras, a recensão deverá ser acompanhada por listagem das referências bibliográficas respetivas;

 

FORMATAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

1. Os ficheiros devem ser submetidos em formato Microsoft Word, letra Times New Roman, com tamanho 11, entrelinhamento 1,15 e tabulações de parágrafo.

2. Para assegurar a revisão cega por pares, todos os manuscritos devem ser submetidos devidamente anonimizados;

3. Ao encontro do estipulado no ponto 2., num outro documento autónomo onde se faça referência ao título do trabalho, deverá ser remetida a seguinte informação:

     • Nome(s) do/a(s) autor/a(es/as).

     • Afiliação institucional do/a(s) autor/a(es/as).

     • Endereço(s) de e-maildo/a(s) autor/a(es/as).

     • Código(s) de identificação ORCID do/a(s) autor/a(es/as)

     • Agradecimentos e/ou Financiamento [opcional], devendo incluir apenas referências a financiamento e, eventualmente, a instituições/pessoas que possam ter facilitado o acesso a dados relevantes para a produção do manuscrito.

4. Todos os originais devem:

     • conter a versão final do texto, pronta a publicar, devidamente revista de gralhas;

     • vir acompanhados de um título, a negrito, tamanho 12, alinhado à esquerda e sem ponto final;

     • conter a indicação de 4 ou 5 palavras-chave, indicadas a seguir ao respetivo resumo em português, que, como referido, deverá integrar o ficheiro principal. 

5. Todas as citações devem ser traduzidas para a língua em que o texto está redigido. Não se coloca em rodapé a versão original do trecho traduzido;

6. Na composição e formatação dos manuscritos deve, ainda, ter-se em conta as seguintes orientações:

     • a utilização de, no máximo, dois níveis de titulação, sem numeração nos casos da Introdução e Conclusão e com numeração árabe para o corpo do texto. Estes níveis de titulação deverão possuir tamanho 11, letra Times New Roman, negrito e alinhamento à esquerda;

     • as transcrições deverão abrir e fechar com aspas quando não excederem 4 linhas. No caso de citações mais longas, estas devem ser entalhadas e transcritas sem aspas;

     • as interpolações serão identificadas por meio de parênteses curvos ( );

     • as omissões serão assinaladas por reticências dentro de parênteses curvos (...);

     • vocábulos noutras línguas que não a portuguesa devem ser formatados em itálico;

     • os elementos não textuais devem ser organizados em quadros, gráficos ou figuras, identificados com numeração árabe contínua para cada um destes tipos de elementos. Além de integrados no corpo do texto, devem ser enviados em anexo em formato PNG ou JPG, com, pelo menos, 300 dpi;

      • Todos os elementos não textuais devem de ser acompanhados por indicação clara da fonte e dos respetivos direitos de autoria.

     • nas chamadas de nota, que devem ser colocadas em rodapé, deve utilizar-se apenas números sem parênteses;

     • no final do artigo, deve incluir-se a lista de obras citadas.

 

NORMAS DE REFERENCIAÇÃO BIBLIOGRÁFICA

Os manuscritos submetidos para publicação devem conformar-se à norma NP 405 (mais informação aqui).

 

Política de Privacidade

Configurações: Revista de Ciências Sociais, respeita o Regulamento Geral de Proteção de Dados [(UE) 2016/679], comprometendo-se a garantir a privacidade dos/as autores/as e colaboradores/as através da correta utilização dos dados recolhidos.

1. Entidade responsável pelo tratamento de dados pessoais

Os dados recolhidos são objeto de tratamento por parte do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais – Polo da Universidade do Minho (CICS.NOVA.UMinho), com sede em Campus de Gualtar, 4710-057 Braga.

2. Finalidade e fundamento da recolha e tratamento de dados pessoais

Os dados pessoais são disponibilizados pelos/as titulares, em conformidade com normas de publicação publicitadas e são processados e armazenados informaticamente com o seu consentimento.

A informação é tratada de forma confidencial e utilizada exclusivamente para efeitos de gestão editorial da publicação científica em que o/a titular dos dados colabora, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Na submissão de um artigo ou de outro resultado de investigação à [revista / número temático], são solicitadas as seguintes informações aos/às autores/as para que seja possível considerar, processar e possivelmente publicar o trabalho de acordo com as normas de publicação publicitadas: nome, grau académico, endereço de e-mail, número de telefone, afiliação institucional. As mesmas informações são solicitadas aos/às editores/as ou coordenadores/as e avaliadores/as científicos/as.

Os dados pessoais dos/as autores/as são usados para processar, contactar, facilitar a revisão editorial e a avaliação por pares, e para envio de notificação aquando da publicação do artigo.

Os dados pessoais de editores/as ou coordenadores/as e avaliadores/as científicos/as são usados para contacto no âmbito da sua colaboração e para envio de notícias e de atualizações sobre a [revista / número temático].

Publicar um artigo científico é intrinsecamente um processo público. O nome e endereço de e-mail de todos/as os/as autores/as de um artigo da revista Configurações estarão disponíveis para os/as leitores/as da revista para permitir a comunicação científica.

Configurações reserva-se o direito de divulgar informações pessoais, se exigido por lei, ou de boa-fé e na crença de que tal ação é razoavelmente necessária para cumprir o processo legal, responder a reclamações ou proteger os seus direitos, propriedade ou segurança.

3. Prazos de conservação dos dados pessoais

Os dados pessoais são conservados e usados pelo tempo necessário ao cumprimento das imposições legais aplicáveis, resolução de disputas e cumprimento de acordos, segundo os critérios a seguir indicados:

  • Autor/a de trabalho não publicado: dados eliminados após 1 ano sem contacto/ inativo;
  • Autor/a de trabalho publicado, editor/a ou coordenador/a ou avaliador/a: dados eliminados após 3 anos sem contacto/ inativo
  • Publicação de artigo, recensão: armazenamento permanente. 

4. Exercício dos direitos dos/as titulares

É garantido ao/à titular dos dados o direito de acesso, atualização, retificação, esquecimento ou eliminação dos seus dados pessoais a qualquer momento, devendo, para tal, enviar o seu pedido para o e-mail: configurações_cics@ics.uminho.pt

Caso necessário, poderá apresentar reclamação junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).