O eclipse de um músico plural: trajetória de António Augusto Urceira

Autores

  • Teresinha Rodrigues Prada Soares Departamento de Artes, Faculdade de Comunicação e Artes, Universidade Federal de Mato Grosso, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4701

Palavras-chave:

Músicos portugueses, Performance, Guitarra clássica

Resumo

O texto apresenta resultados de uma investigação sobre o músico lisbonense António Augusto Urceira, no que diz respeito aos seus dados biográficos e de sua trajetória musical. Ao ocupar-se de sua carreira artística, a interpretação de dados revelou que a pluralidade é a melhor maneira de descrever sua atividade, apresentada em ordem cronológica – do final da Monarquia, à chegada da República e finda no Estado Novo. Como desfecho, reconhecemos que seu trabalho com a guitarra clássica foi a ação mais bem registada e, através da análise, percebemos o quanto os repertórios que escolheu e sua performance foram inovadores para a primeira metade do século XX.

Referências

A festa do fim do ano. (1932, 28 dezembro). Diário de Lisboa, 3. Modernismo. Arquivo Virtual da Geração de Orfeu. https://modernismo.pt/index.php/component/fabrik/details/33/18?Itemid=

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. (2023). Antonio Urceira. FamilySearch. https://www.familysearch.org/search/discovery/results?tab=records&q.surname=Urceira&q.givenName=Ant%C3%B3nio%20Augusto&q.anyPlace=Lisboa%2C%20Portugal%20&page=1&results=12

A Música – Alfonso Brocqua, músico uruguaio. (1933, maio 20). Diário de Lisboa, 2. Hemeroteca Digital de Lisboa https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/DiariodeLisboa/1933/Maio/N3777/N3777_master/DiariodeLisboaN3777.pdf

Afinador. (1909a, abril 25). O Algarve, 3. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/OAlgarve/1909/ABR/N57_25/N57_25_item1/P3.html

Braga, C. S. R. (2013). O teatro cantado em Coimbra (1880-1910): géneros, grupos e contextos [Dissertação de Mestrado, Universidade de Aveiro, Aveiro]. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. http://hdl.handle.net/10773/12326

Amorim, H. (2009). Heitor Villa-Lobos e o violão. Academia Brasileira de Música.

Carvalho, P. de (1903). História do fado. Empreza da História de Portugal.

Castagna, P. A. (1998). “Descoberta e restauração”: problemas atuais na relação entre pesquisadores e arquivos musicais no Brasil. In Anais: I Simpósio Latino-americano de Musicologia, Curitiba, 10–12 jan.1997 (pp. 97–109). Fundação Cultural de Curitiba.

Castagna, P. A. (2008). Avanços e perspectivas na musicologia histórica brasileira. Revista do Conservatório de Música da UFPel, 1, 32–57.

Castelo Branco, S. (2010). Academia de amadores de música. In S. Castelo Branco (Coord.), Enciclopédia da música em Portugal no Século XX (Vol. 1). Círculo de Leitores.

Chaves, C. (Ed.). (1905–1907). O Electrico: semanario theatral, litterario e humorístico, 1–52.

Concertos. (1899, fevereiro 28). Arte Musical, 32. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ArteMusical/1899/N04/N04_item1/P4.html

Correia, J. T. L. (2016). A interpretação da Obra para Guitarra de Lopes e Silva por um aluno do 5.o grau do Ensino Artístico [Relatório de estágio, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Castelo Branco]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco. http://hdl.handle.net/10400.11/5496

Cranmer, D. (2018). A musicologia luso-brasileira vista duma perspetiva portuguesa: o estado da arte e uma visão para o futuro. In M. Pereira & L. Goldberg (Orgs.), Anais do XI Encontro de Musicologia Histórica, Juiz de Fora, 21 e 22 de julho de 2016 (pp. 17–30). Pró-Música. https://www.promusicaufjf.com.br/emh/arquivos/anais_xi.pdf

Defesa de Espinho (1956) Biblioteca Municipal de Espinho. No Salão Nobre do Casino realizou-se uma Grandiosa Festa dedicada ao Distrito de Viseu. (p.2).

https://bibliotecamunicipal.espinho.pt/fotos/documentos/1274_26_08_1956_97595035fd38fe5056bf.pdf

Dudeque, N. (1994). História do violão. Ed. UFPR.

Escola Nacional de Música. (1903, janeiro 15). Arte Musical, 213. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ArteMusical/1903/N114/N114_item1/P13.html

Escola Nacional de Música. (1904a, janeiro 15). Arte Musical, 27. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ArteMusical/1904/N121/N121_item1/P31.html

Escola Nacional de Música. (1904b, fevereiro 15). Arte Musical. 58. Hemeroteca Digital de Lisboa..

https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ArteMusical/1904/N123/N123_item1/P18.html

Fernandes, C. (2010). Piñero Nagy. In S. Castelo Branco (Coord.), Enciclopédia da música em Portugal no Século XX (Vol. 3). Círculo de Leitores.

Festa Symphatica. (1902, junho 22). Diário Ilustrado, 1. Biblioteca Nacional Digital.

https://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1902-06-22/j-1244-g_1902-06-22_item2/j-1244-g_1902-06-22_PDF/j-1244-g_1902-06-22_PDF_24-C-R0150/j-1244-g_1902-06-22_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Festas Associativas. (1915, julho 3). A Capital, 2. Hemeroteca Digital de Lisboa.

https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/ACapital/1915/Julho/Julho_item1/P12.html

Freguesia de Estrela. (2022). António Augusto Urceira. Nós na Estrela. https://www.jf-estrela.pt/comunidade/9-nos_na_estrela/0 .

Gameiro, A. W. R.R. (2017) A moda e as modistas em Portugal durante o Estado Novo – As mudanças do pós-guerra (1945-1974) [Dissertação de mestrado, Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, Lisboa]. Repositório da Universidade de Lisboa. http://hdl.handle.net/10451/29933

Kerman, J. (1987). Musicologia. Martins Fontes.

Lessa, E. (2019). Património musical do Bom Jesus do Monte. Confraria do Bom Jesus do Monte.

Lesure, F. (1972). Archival Research: Necessity and Opportunity. In B. Brook, E. Downes & S. van Solkema (Eds.), Perspectives in musicology (pp. 56–79). Norton.

Levy, B. R., & Emmery, L. (2021). Archival research in music: new materials, methods, and arguments. Music Theory Online (MTO): A Journal of The Society for Music Theory, 27(3). https://doi.org/10.30535/mto.27.3.4 DOI: https://doi.org/10.30535/mto.27.3.4

Lucero, A. R. (2022). Ema Santos Fonseca e a “Divulgação Musical” (1923-1940): Biografia de um Salão Musical [Dissertação de mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa]. Repositório da Universidade Nova. http://hdl.handle.net/10362/148426

Machado, A. V. (1937). Ídolos do fado. Tipografia Gonçalves.

Mazza, J. (s.n.,194-). Dicionário biográfico de músicos portugueses (J. A. Alegria, pref. e notas). Tip. da Editorial Império.

Morais, M. (2010). Duarte Costa. In S. Castelo Branco (Coord.), Enciclopédia da música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores.

Música impressa: os grandes sucessos da temporada das Caldas da Raínha de 1934. (1934). Dois Viras. Biblioteca Nacional de PortUgal. https://catalogo.bnportugal.gov.pt/ipac20/ipac.jsp?session=1A75M993B6288.88616&menu=search&aspect=subtab11&npp=20&ipp=20&spp=20&profile=bn&ri=&term=vira+das+chitas&index=.GW&x=8&y=11&aspect=subtab11

Neves, F., & Espanha, R. (2020). A evolução da rádio em Portugal: Um estudo de caso sobre a Rádio Comercial (“Sempre No Ar, Sempre Consigo”). Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 9, 137–171. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/comunicacao/evolucao-da-radio DOI: https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/comunicacao/evolucao-da-radio

No Monumental. (1956, abril 22). República, 4. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/REPUBLICA/1956/Abril/N9102/N9102_master/N9102.pdf

Nós, Portugueses. (2022). António Augusto Urceira. https://nosportugueses.pt/pt

Os finalistas da Faculdade de Direito. (1956, abril 23). Diário Popular, 3. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/DiarioPopular/1956/Abril/N4866/N4866_master/DiarioPopularN4866.pdf

Pinheiro, A. (2010). José Duarte Costa – um caso no ensino não-oficial da música [Dissertação de mestrado, Universidade de Aveiro. Aveiro]

Praias. (1909, agosto). O Algarve, 2. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/OAlgarve/1909/AGO/N75_29/N75_29_master/JPG/OAlgarveN75_0002_branca_t0.jpg

Rabeca. (1902 agosto) Revista do Conservatório Real, 12. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/RevistadoConservatorioRealdeLisboa1902/N04/N04_item1/P12.htmlRebel Fernandez, A. (189-). Método elementar progressivo para guitarra espanhola (1.ª ed). Indústrias Gráficas de P. M. Ressing. http://purl.pt/30097

Rebel Fernandez, A. (1900). Novo método elementar e progressivo para guitarra espanhola (1.ª ed.). Industrias Graficas. http://purl.pt/30105

Rei Samartim, I. (2022, janeiro 27). Agostinho Rebel ema e seus métodos para guitarra. Mundo Clasico. https://www.mundoclasico.com/articulo/36356/Agostinho-Rebel-Fernandes-e-seus-m%C3%A9todos-para-guitarra

Reis, E. R. S. F. C. (1929–1940). Divulgação musical (Vol. 6). Seara Nova.

Ribeiro, F. P. (2010). Entrevista com Piñeiro Nagy. Revista Guitarra Clássica, 1, 9–12. https://pt.scribd.com/doc/29424712/Revista-Guitarra-Classica-n1.

Rodrigues, J. H. (1957). Teoria da História do Brasil: Introdução Metodológica (2.ª ed., Vol. 2). Companhia Editora Nacional.

Rodrigues, P. (2017). Seis cordas para um país [Programa de rádio]. Antena 2. https://www.rtp.pt/play/p330/e268074/caleidoscopio

Sá, V. de (2010). Manuel Morais. In S. Castelo Branco (Coord.), Enciclopédia da música em Portugal no Século XX. Círculo de Leitores.

Semana da Primavera. (1929). Ilustração, 14. Hemeroteca Digital de Lisboa. https://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/OBRAS/Ilustracao/1929/N83/N83_master/N83.pdf

Sextetto Luiz Filgueiras. (1901, julho 30). Diário Ilustrado, 1. Biblioteca Nacional Digital.

https://purl.pt/14328/1/j-1244-g_1901-07-30/j-1244-g_1901-07-30_item2/j-1244-g_1901-07-30_PDF/j-1244-g_1901-07-30_PDF_24-C-R0150/j-1244-g_1901-07-30_0000_1-4_t24-C-R0150.pdf

Sociedade Musical Ordem e Progresso (1992). Como se fundou a nossa colectividade. [Manuscrito não publicado]

Sucena, E. (1992). Lisboa, o fado e os fadistas. Vega.

Verbena com tômbola pró marcha gualteriana. (1949, setembro 9). O Comercio de Guimarães, 3.

https://www.csarmento.uminho.pt/site/files/original/22c0a2eeb54bbe3ac4fb850fb815e6035e602cac.pdf

Vieira, E. (1900). Diccionario biographico de musicos portuguezes: historia e bibliographia da musica em Portugal. Lambertini. https://purl.pt/30781

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Rodrigues Prada Soares, T. (2023). O eclipse de um músico plural: trajetória de António Augusto Urceira . Diacrítica, 37(1), 154–176. https://doi.org/10.21814/diacritica.4701

Edição

Secção

Artigos Temáticos