O ensino artístico e especializado da música em Portugal no século XX e a evolução histórica da disciplina de formação musical

Autores

  • Hermano Carneiro Departamento de Música da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho; Conservatório de Guimarães. Investigador do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC-UM), Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4719

Palavras-chave:

Ensino artístico e especializado da música, Formação Musical, Evolução histórica

Resumo

A atividade musical de caráter pedagógico realizada em Portugal, durante o século XX, é disposta em diferentes fases de desenvolvimento a que Vasconcelos (2010) trata por: educação da sensibilidade (1901–1919); influência europeia (1919–1930); ensino técnico (1930–1971); experiência pedagógica (1971–1983) e inserção e expansão (1983–2000). O presente artigo procura expor os principais elementos caraterizadores dessas fases de desenvolvimento, destacando as disciplinas que precederam a, ainda hoje denominada disciplina de Formação Musical, ministrada nos cursos artísticos especializados de música (Carneiro, 2022). A partir de diplomas legislativos e de diversas referências bibliográficas publicadas foi possível compreender os principais aspetos que, ao longo do século XX, marcaram o pensamento pedagógico vigente em Portugal, assim como a influência que se fez sentir nas práticas musicais de natureza pedagógica desenvolvidas nas disciplinas que precederam a já referida disciplina de Formação Musical.

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Publicado

24-10-2023

Como Citar

Carneiro, H. (2023). O ensino artístico e especializado da música em Portugal no século XX e a evolução histórica da disciplina de formação musical. Diacrítica, 37(1), 177–196. https://doi.org/10.21814/diacritica.4719

Edição

Secção

Artigos Temáticos