Seis quadros de uma Madeira cosmopolita e rural: a Ilha do Paraíso de Eurico Thomaz de Lima

Autores

  • Rui Magno Pinto Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade Nova de Lisboa (CESEM – NOVA FCSH)

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4787

Palavras-chave:

Eurico Thomaz de Lima, Academia de Música e Belas-Artes da Madeira, Música para piano, Música portuguesa do século XX

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da suite para piano em seis quadros de Eurico Thomaz de Lima, Ilha do Paraíso, composta na Madeira entre finais de 1965 e inícios de 1966, aquando da sua estadia na região na qualidade de Director Artístico dos Cursos de Música e de professor de piano da Academia de Música e Belas-Artes local. São discutidos os contextos que promoveram a criação da obra, os processos composicionais adoptados por Eurico Thomaz de Lima nesta específica suite programática para piano e a sua recepção aquando das estreias no Funchal e Porto, tomando como fontes as críticas da imprensa local.

Referências

Academia de Música e Belas Artes da Madeira. Posse do novo director de cursos de música. (1965, Outubro 10). Jornal da Madeira. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Academia de Música e Belas Artes da Madeira. (1966a, Outubro 13). Programa da sessão de abertura do ano escola 1966–1967.

Academia de Música e Belas Artes da Madeira. (1966b, Novembro, 22). Programa do concerto em honra de Santa Cecília.

[Álbum: Ilha da Madeira]. (1965–1967). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Andrade, A. (1990, Setembro 22). O nosso bailinho. Diário de Notícias. https://folcloremadeira.com/recursos/artigos/a-verdadeira-historia-do-bailinho-da-madeira/.

Anjos Teixeira, P. (1966, Dezembro 16). O recital de piano de Eurico Thomaz de Lima no Teatro Municipal. Diário de Notícias.

Ateneu Comercial do Porto. (1967, Janeiro 4). Programa do recital de piano de Eurico Thomas de Lima.

Brochado, M. (1967, Janeiro 5). Música. Recital de piano no Ateneu Comercial. Diário do Norte.

Campinho, M. (2013). Saber Ouvir – Eurico Thomaz de Lima (Vol. 2). Numérica.

Debussy, C. (1910). Préludes. Livre 1, X. La Cathédrale engloutie. Durand et C.ie.

Gonçalves, C. L. V. F. (2006). Obras para a infância de Eurico Thomaz de Lima: Os duetos para piano [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga].

Hatten, R. (2004). Interpreting musical gestures, topics, and tropes: Mozart, Beethoven Schubert. Indiana University Press.

Lessa, E. (2007). Eurico Thomaz de Lima e a imprensa brasileira: um caso feliz de recepção musical. Revista Música, 12, 165–174. https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61765

Liszt, F. (1855). Années de Pelerinàge. Première année. IV. Au bord d’une source. B. Schott.

Liszt, F. (1916). Années de Pelerinàge Troisième année. IV. Les jeux d’eau à Villa d’Este. Breitkopf & Härtel. (original publicado c. 1883)

Matos, V. (2020). Criação musical e paisagens sonoras: Obras de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) e Joaquim dos Santos (1936–2008). In E. Lessa, P. Moreira & R. T. Paula (Eds.), Ouvir e escrever Paisagens Sonoras: Abordagens teóricas e (multi)disciplinares (pp. 482–495). CEHUM/Câmara Municipal de Braga.

Moreira, P. (2021). As missões culturais do Secretariado de Propaganda Nacional e o papel de Eurico Thomaz de Lima (1940–1941). DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.695

Monelle, R. (2010). The sense of music. Semiotic essays. Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400824038

Música. Eurico Thomaz de Lima na Academia de Música e de Belas-Artes da Madeira. (1965, Outubro 1). Diário do Norte.

O compositor Eurico Thomaz de Lima. (1966, Dezembro 11). Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965-1967)”]. Universidade do Minho.

Perregil, E. (2015). Feiticeiro da Calheta: vida e obra. João Gomes de Sousa: autor da génese do Bailinho da Madeira. Câmara Municipal da Calheta.

Pinto, R. M. (2018). Portuguese § 7. National music. In J. Leersen (Ed.), Encyclopedia of Romantic Nationalism in Europe (pp. 1263–1265). Amsterdam University Press.

Posto Emissor do Funchal. Recital pelo pianista Eurico Thomaz de Lima. (1966, Março 10). Madeira Popular. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Rádio. Programas para hoje. Emissora Nacional. (1967, Fevereiro 25). Jornal de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Radiofónico. Emissora Nacional. (1966a, Junho 18). Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho

Radiofónico. Emissora Nacional. (1966b, Junho 27). Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Ravel, M. (1902). Jeux d’eau. E. Demets.

Recital pelo pianista-compositor Eurico Thomaz de Lima na Emissora Nacional. (1967, Fevereiro 16). Madeira Popular. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Rocha, H. (1967, Janeiro 5). [Recital de Eurico Thomaz de Lima no Ateneu Comercial do Porto]. O Comércio do Porto. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Rufino da Silva, J. A. (1965, Novembro 25). Academia de Música e Belas Artes da Madeira. Hora de Arte em honra de Santa Cecília. Jornal da Madeira.

Sousa, B. A. (1967, Janeiro 5). Concerto de Eurico Thomaz de Lima no Ateneu Comercial do Porto, O Primeiro de Janeiro. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Sociedade de Concertos da Madeira. (1966, Dezembro 14). Programa do Recital de Piano pelo Pianista-compositor Eurico Thomaz de Lima.

Thomaz de Lima, E. (1965–1966). Ilha do Paraíso, suite para piano em seis quadros [manuscrito].

Thomaz de Lima, E. (1966). Entrevista em N.N. (1966, Dezembro 11). O compositor Eurico Thomaz de Lima. Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Thomaz de Lima, E. (2022). Ilha do Paraíso, suite para piano em seis quadros (R. M. Pinto, Ed.). Universidade do Minho.

Vida Musical. Eurico Thomaz de Lima. (1966, Fevereiro 17). Eco do Funchal. Espólio Eurico Thomaz de Lima, [Albúm “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

Zbikowski, L. M. (2008). Dance topoi, sonic analogues and musical grammar: communicating with music in the eighteenth century. In D. Mirka & K. Agawu (Eds.), Communication in eighteenth-century music (pp. 283–309). Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511481376.011

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Pinto, R. M. (2023). Seis quadros de uma Madeira cosmopolita e rural: a Ilha do Paraíso de Eurico Thomaz de Lima. Diacrítica, 37(1), 3–27. https://doi.org/10.21814/diacritica.4787

Edição

Secção

Artigos Temáticos