‘O gosto de ser triste’: algumas fontes portuguesas para a poética da melancolia de Elizabeth Barrett Browning em sonnets from the Portuguese (1850)

Autores

  • Paula Guimarães Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4934

Palavras-chave:

Melancolia, Elizabeth Barrett Browning, género, tradição poética portuguesa

Resumo

Ao encararem a melancolia como a antítese da criatividade poética, os vitorianos romperam com as atitudes tradicionais, sobretudo renascentistas e românticas, que equiparavam o humor melancólico ao génio artístico ou poético. Este artigo propõe-se explorar a forma como Elizabeth Barrett Browning, inicialmente vista como uma poeta emocional e ‘deprimida’, tentou resistir e até escapar ao desempoderamento e ao abandono doentios que tinham afetado poetisas como Felicia Hemans e Letitia Landon, e empenhar-se na formulação de uma nova poética da melancolia na sua obra Sonnets from the Portuguese (1850). Procura ainda analisar a forma como EBB desenvolveu essa poética nos seus sonetos mais tardios, onde demonstra que a boa poesia pode ser escrita sem o recurso à melancolia, mesmo não sendo sempre bem-sucedida nessa rejeição deliberada da depressão. O artigo pretende assim sugerir, através de uma breve análise comparativa, que esta sua aparentemente contraditória ‘poética da melancolia’ deriva muito provavelmente de uma tradição especificamente portuguesa; isto é, do ‘gosto de estar triste’ de Luís de Camões, bem como do amor doloroso presente quer nas epístolas de Mariana Alcoforado (1669) quer ainda nos poemas maneiristas de Soror Maria do Céu – influência que se sustenta na grande semelhança de motivos e de linguagem que pode ser encontrada nos respetivos textos.

Referências

AGUIAR E SILVA, Vítor M. (1999). The Songs of Melancholy: Aspects of Mannerism in Camões. In Miguel Tamen and Helena C. Buescu (eds.), A Revisionary History of Portuguese Literature, Vol.18, Hispanic Issues (pp. 30-54). New York and London: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9781003248897-3

ALCOFORADO, Mariana (1669). Letters from a Portuguese Nun to an Officer in the French Army. Trans. from the French by W. R. Bowles, 1817, 2nd edition. London: Sherwood, Neely and Jones, Paternoster Row.

BARRETT BROWNING, Elizabeth (2010). The Works of Elizabeth Barrett Browning. Vol. 2. General Ed. Sandra Donaldson. Volume Eds. Sandra Donaldson, Rita Patteson, Marjorie Stone & Beverly Taylor. 5 vols. London: Pickering and Chatto.

BYRON, George Gordon (1994). The Works of Lord Byron. Ware: The Wordsworth Poetry Library Ed.

DILLON, Steve (2001). Barrett Browning’s Poetic Vocation: Crying, Singing, Breathing. Victorian Poetry, 39.4, 16-26. DOI: https://doi.org/10.1353/vp.2001.0041

FREUD, Sigmund (1917). Mourning and Melancholia. In The Standard Edition of the Complete Works. Trans. James Strachy. Vol. 14, 1953-1974 (pp. 243-258). London: Hogarth Press and Institute of Psychoanalysis.

GAZZANIGA, Andrea (2016). “This close room”: Elizabeth Barrett’s Proximal Poetics in Sonnets from the Portuguese. Victorian Poetry, 54.1, 67-92. DOI: https://doi.org/10.1353/vp.2016.0004

GUIMARÃES, Paula (2010). Intimamente na Sombra do Bardo: Ressonâncias de Shakespeare na Lírica Amorosa de Elizabeth Barrett Browning. A Journal of Anglo-American Studies, 12, Lisbon, 161-179. _____(2013). Felicia Hemans’s ‘The Coronation of Inez de Castro’ (1830): Feminine Romanticism and the Memorialisation of Woman. In Entre Classicismo e Romantismo

-- Ensaios de Cultura e Literatura. Org. Jorge Bastos da Silva e Maria Zulmira Castanheira, Studies in Classicism and Romanticism 2 (pp. 143-158). Porto: FLUP /CETAPS.

_____(2014). “And do accept my madness”: Os Poetas e a Psicologia na Inglaterra de Oitocentos. In Ana G. Macedo et al (org.) XV Colóquio de Outono. As Humanidades e as Ciências. Disjunções e Confluências (pp. 165-180). Braga: Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho.

HEMANS, Felicia (1818). Translations from Camoens and other Poets. Gary Kelly (ed), Selected Poems, Prose and Letters. Broadview Literary Texts: Broadview Press, 2002. KARLIN, Daniel (ed.) (1990). Robert Browning & Elizabeth Barrett. The Courtship Correspondence 1845-1846. Oxford and New York: Oxford University Press.

KAUFFMAN, Linda (1986). Disorder and Early Sorrow: The Letters of a Portuguese Nun. In Discourses of Desire. Gender, Genre, and Epistolary Fictions (pp. 91-117). New York: Cornell University Press.

KRISTEVA, Julia (1992). Black Sun: Depression and Melancholia, Trans.: Leon S. Roudiez. European Perspectives. New York: Columbia University Press.

LIPKING, Lawrence (1988). Abandoned Women and Poetic Tradition. Chicago and London: The University of Chicago Press.

MONTEIRO, George (1996). Elizabeth Barrett’s Central Poem. In The Presence of Camões. Influences on the Literature of England, North-America and Southern Africa (pp. 26-41). Lexington: The University Press of Kentucky.

NERI, Barbara (2006). “Cobridme de flores”: (un)covering flowers of Portuguese and Spanish poets in Sonnets from the Portuguese. Victorian Poetry, 44.4, 27-34. DOI: https://doi.org/10.1353/vp.2007.0008

RIEDE, David G. (2005). Allegories of One’s Own Mind: Melancholy in Victorian Poetry. Columbus: Ohio State University Press.

ROSS, Christine (2006). The Aesthetics of Disengagement: Contemporary Art and Depression. Minneapolis: University of Minnesota Press.

RYAN, Brandy (2008). “Echo and Reply”: The Elegies of Felicia Hemans, Letitia Landon, and Elizabeth Barrett. Victorian Poetry, 46.3, 249–77. DOI: https://doi.org/10.1353/vp.0.0027

SCHIESARI, Juliana (1992). The Gendering of Melancholia: Feminism, Psychoanalysis, and the Symbolics of Loss in Renaissance Literature. New York: Cornell University Press. SOROR MARIA DO CÉU (2004). Enganos no Bosque, Desenganos no Rio. Isabel Allegro de Magalhães (ed.), História e Antologia da Literatura Portuguesa, Século XVII. Edição da Fundação Calouste Gulbenkian, G.C. Gráfica de Coimbra. Série HALP nº 29. DOI: https://doi.org/10.7591/9781501718373

STRANGFORD, Lord Viscount (1803). Poems from the Portuguese / of Luis de Camoens; with remarks on his life and writings. London: J. Carpenter.

Downloads

Publicado

02-10-2018

Como Citar

Guimarães, P. (2018). ‘O gosto de ser triste’: algumas fontes portuguesas para a poética da melancolia de Elizabeth Barrett Browning em sonnets from the Portuguese (1850). Diacrítica, 31(2), 59–82. https://doi.org/10.21814/diacritica.4934