Representações visuais da morte na edição de livros em Portugal. Estudo exploratório sobre as emoções veiculadas

Autores

  • Mafalda Frade Universidade Nova de Lisboa
  • Maria Manuel Baptista Universidade de Aveiro

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.237

Palavras-chave:

morte, emoções, design editorial, representação cultural, capas de livros, Portugal

Resumo

A evolução imagética a que o mercado livreiro tem obrigado na última década, por força de uma competição cada vez mais intensa por leitores e por espaço/tempo nas livrarias, reflete-se de forma premente nas capas de livros, cujo design adquiriu uma enorme importância por apelar às emoções (motivando assim o consumo). As múltiplas obras sobre doença e morte editadas nos últimos anos em Portugal não escapam a esta tendência. Neste âmbito, o presente estudo procura analisar as diferenças e semelhanças na representação visual da morte nas capas destes livros, tendo em conta diversos parâmetros, como: sexo dos sujeitos, faixa etária, doenças específicas, autores e tipo de editoras. Através desta análise, identificaremos as regularidades e constantes presentes nas capas, procurando descobrir que mensagem veicula cada uma delas, de forma a compreendermos de que modo estes livros demonstram, nas suas capas, as conceções culturais e emoções que rodeiam estes assuntos.

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Publicado

03-10-2018

Como Citar

Frade, M., & Baptista, M. M. . (2018). Representações visuais da morte na edição de livros em Portugal. Estudo exploratório sobre as emoções veiculadas. Diacrítica, 31(2), 175–206. https://doi.org/10.21814/diacritica.237