Quando o arquivo vomita Salazar. Representações da mulher no cinema português contemporâneo

Autores

  • Adriana Martins

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.504

Palavras-chave:

Arquivo, Cinema Português, Representações fílmicas da mulher, Realizadoras portuguesas

Resumo

Partindo da provocadora tela de Paula Rego, “Salazar a Vomitar a Pátria”, este ensaio discute algumas representações fílmicas da mulher portuguesa do Estado Novo, a partir de uma seleção de filmes de realizadoras portuguesas contemporâneas que lançam mão de memórias públicas e privadas e de diferentes materiais de arquivo para questionar a representação pública da ditadura. A partir de uma perspetiva feminina e comparada, o ensaio examina as lacunas epistemológicas do arquivo e reflete sobre como estas, para além de desvelarem intrincados processos de manipulação ideológica que ilustram a violência do arquivo e o seu caráter disciplinador (Derrida 1995; Foucault 1972), interrogam o cinema como médium privilegiado de formação, circulação e reconfiguração da memória cultural.

Referências

Afonso, J. (1963). Os Vampiros. Dr. José Afonso em Baladas de Coimbra [Vinil]. Portugal: Rapsódia.

Agostinho, D. (2014). Inhabiting the Nazi Archive in Yael Hersonski’s A Film Unfinished. Diffractions, 3, 1–22. https://doi.org/10.34632/diffractions.2014.992.

Alfaro, C., & Oliveira, L. (2014). Order and Chaos. Paula Rego, Victor Willing, Eduardo Batarda, Bartolomeu Cid dos Santos [catálogo da exposição]. Cascais: Fundação D. Luís I – Casa das Histórias-Paula Rego.

Areal, L. (2011). Cinema Português: Um País Imaginado. Lisboa: Edições 70.

Assmann, A. (2008). Canon and Archive. In A. Erll & A. Nünning (Eds.), Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook (pp. 97–107). Berlin: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110207262.2.97

Assmann, A. (2011). Cultural Memory and Western Civilization: Functions, Media, Archives. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511996306

Baron, J. (2014). The Archive Effect: Found Footage and the Audiovisual Experience of History. Abingdon, Oxon, NY: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780203066935

Basto, J. (2015). A Representação de Género em Manuais Escolares do Ensino Primário do Estado Novo (Dissertação de mestrado, Escola Superior de Artes e Design, Matosinhos).

Brunow, D. (2015). Remediating Transcultural memory. Documentary Filmmaking as Archival Intervention. Berlin: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110436372

Cardoso, M. (Dir.). (1999). Natal 71. Lisboa: Filmes do Tejo & IPACA.

Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica (1975). As Armas e o Povo. Lisboa: Instituto Português do Cinema.

Cruz, J. L. (2013). O Cinema na Transição Democrática. In P. Cunha & M. Sales (Eds.), Cinema Português. Um Guia Essencial (pp. 192–214). São Paulo: SESI-SP.

Cunha, P. (2013). Quando o Cinema Português Foi Moderno. In P. Cunha & M. Sales (Eds.), Cinema Português. Um Guia Essencial (pp. 215–237). São Paulo: SESI–SP.

Cunha, P. (2018), Mourão C. (2015). A Toca do Lobo. Portugal: Laranja Azul. Vista. Revista de Cultura Visual, 2, 292–294. DOI: https://doi.org/10.21814/vista.3007

Derrida, J. (1995). The Archive Fever: A Freudian Impression (Trad. E. Prenowitz). Chicago: Chicago University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/465144

Erll, A. (2008). Literature, Film, and the Mediality of Cultural Memory. In A. Erll & A. Nünning (Eds.), Cultural Memory Studies: An International and Interdisciplinary Handbook (pp. 389–398). Berlin: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110207262.6.389

Erll, A. (2011). Memory in Culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1057/9780230321670

Espírito Santo, S. (2003). Adeus, até ao teu Regresso: O Movimento Nacional Feminino na Guerra Colonial (1961–1974). Lisboa: Livros Horizonte.

Espírito Santo, S. (2008). Cecília Supico Pinto. O Rosto do Movimento Nacional Feminino. Lisboa: Esfera.

Ferreira, C. (2013). Estabilidade, Crescimento e Diversificação. In P. Cunha & M. Sales (Eds.), Cinema Português. Um Guia Essencial (pp. 238–267). São Paulo: SESI–SP.

Foucault, M. (1972). The Archaeology of Knowledge and The Discourse on Language (Trad. A. M. Smith). New York: Pantheon Books.

Gil, J. (2005). Portugal, Hoje: O Medo de Existir. Lisboa: Relógio d’ Água.

Keightley, E., & Pickering, M. (2012). The Mnemonic Imagination: Remembering as Creative Practice. London: Palgrave. DOI: https://doi.org/10.1057/9781137271549

Hall, S. (1991). Reconstruction Work: Images of Post-War Black Settlement. In J. Spence & P. Holland (Eds.), Family Snaps (pp. 152–164). London: Virago.

Machado, P. & Blank, T. (2015). A Outra Vida das Imagens: Elaborando Memórias de um Brasil Invisível. Devires, 12 (2), 68–93.

Martins, A. (2017). The Archive, Gender Roles and the Deconstruction of Salazarism in Alberto Seixas Santos’s Brandos Costumes. In I. Caldeira, G. Capinha, & J. Matos (Eds.), The Edge of Many Circles. Homenagem a Irene Ramalho Santos (pp. 411–423). Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI: https://doi.org/10.14195/978-989-26-1308-6_21

Medeiros, I. (Dir.). (2006). Cartas a uma Ditadura. Lisboa: Faux.

Mourão, C. (Dir.). (2015). A Toca do Lobo. Lisboa: Laranja Azul.

Murphy, K. (2019). Mapping Memory. Visuality, Affect, and Embodied Politics in the Americas. New York: Fordham University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9780823282562

Neves, H. & Calado, M. (Eds.) (2001). O Estado Novo e as Mulheres: O Género como Investimento Ideológico e de Mobilização. Lisboa: Biblioteca Museu República e Resistência.

Oliveira, M. J. (2008, fevereiro 12). Cecília Supico Pinto. Público (P2). Consultado em https://www.publico.pt/2008/02/12/jornal/cecilia-supico-pinto-248887>.

Pereira, S. (Ed.) (2008). Feminino ao Sul: História e Historiografia da Mulher. Lisboa: Livros Horizonte.

Pimentel, I. (2011). A cada um o seu lugar: A política feminina no Estado Novo. Lisboa: Círculo de Leitores.

Rigney, A. (2005). Plenitude, Scarcity, and the Circulation of Cultural Memory. Journal of European Studies, 35, 209–26. DOI: https://doi.org/10.1177/0047244105051158

Rigney, A. (2016). Cultural memory studies: mediation, narrative and the aesthetic. In A. L. Tota & T. Hagen (Eds.), Routledge International Handbook of Memory Studies (pp. 65–76). London/New York: Routledge.

Rosas, F. (2013). Salazar e o Poder: A Arte de Saber Durar. Lisboa: Tinta-da-China.

Simões, R. (Dir.) (1976). Deus, Pátria, Autoridade. Cenas da Vida Portuguesa 1910–1974. Lisboa: Instituto Português do Cinema, RTP.

Sturken, M. (1997). Tangled Memories: The Vietnam War, the AIDS Epidemic, and the Politics of Remembering. Berkeley: University of California Press.

Downloads

Publicado

30-07-2020

Como Citar

Martins, A. (2020). Quando o arquivo vomita Salazar. Representações da mulher no cinema português contemporâneo. Diacrítica, 34(2), 48–61. https://doi.org/10.21814/diacritica.504