Mulheres cineastas portuguesas e o estado novo. Da invisibilidade à memória cultural

Autores

  • Margarida Esteves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4981

Palavras-chave:

Mulheres cineastas, Portugal, Estado Novo, Solveig Nordlund, Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer uma perspetiva geral sobre a presença (ou melhor, a ausência) de cineastas mulheres durante o período do Estado Novo. Se, por um lado, a situação das cineastas portuguesas deve ser enquadrada no contexto da ideologia do regime em relação às mulheres (Cova &Pinto 2002), por outro, não podemos ignorar o contexto mais amplo da presença/ ausência de mulheres cineastas no cinema durante o século XX. Assim, a questão será enquadrada em trabalhos anteriores dedicados à questão das mulheres e do cinema num contexto mais amplo (cf. Butler 2002; Lauzen 2019; White 2017); no caso português, o estudo parte do trabalho de Castro (2000) e Pereira (2016). Afirmamos também que essa invisibilidade, no que diz respeito ao regime do Estado Novo, foi contrabalançada pelo aparecimento nos últimos anos de vários documentários feitos por mulheres que estão a recuperara memória do regime. Por fim, o artigo focar-se-á no filme da cineasta sueca Solveig Nordlund, intitulado Mitt Andra Land[O Meu Outro País](2014), argumentando que este estabelece uma ponte entre a memória individual e a memória coletiva, invocando a experiência pessoal da realizadora e do seu trabalho em Portugal desde a década de 1970.

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Publicado

31-07-2020

Como Citar

Pereira, M. E. (2020). Mulheres cineastas portuguesas e o estado novo. Da invisibilidade à memória cultural. Diacrítica, 34(2), 62–76. https://doi.org/10.21814/diacritica.4981