Mulheres cineastas portuguesas e o estado novo. Da invisibilidade à memória cultural

Autores

  • Margarida Esteves Pereira

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.583

Palavras-chave:

Mulheres cineastas, Portugal, Estado Novo, Solveig Nordlund, Memória

Resumo

Este artigo tem como objetivo oferecer uma perspetiva geral sobre a presença (ou melhor, a ausência) de cineastas mulheres durante o período do Estado Novo. Se, por um lado, a situação das cineastas portuguesas deve ser enquadrada no contexto da ideologia do regime em relação às mulheres (Cova &Pinto 2002), por outro, não podemos ignorar o contexto mais amplo da presença/ ausência de mulheres cineastas no cinema durante o século XX. Assim, a questão será enquadrada em trabalhos anteriores dedicados à questão das mulheres e do cinema num contexto mais amplo (cf. Butler 2002; Lauzen 2019; White 2017); no caso português, o estudo parte do trabalho de Castro (2000) e Pereira (2016). Afirmamos também que essa invisibilidade, no que diz respeito ao regime do Estado Novo, foi contrabalançada pelo aparecimento nos últimos anos de vários documentários feitos por mulheres que estão a recuperara memória do regime. Por fim, o artigo focar-se-á no filme da cineasta sueca Solveig Nordlund, intitulado Mitt Andra Land[O Meu Outro País](2014), argumentando que este estabelece uma ponte entre a memória individual e a memória coletiva, invocando a experiência pessoal da realizadora e do seu trabalho em Portugal desde a década de 1970.

Referências

Assmann, A. (2010). Canon and Archive. In A. Erll & A. Nünning (Eds.), A Companion to Cultural Memory Studies (pp. 97–107). Berlin/New York: De Gruyter.

Baptista, T. (2008). A Invenção do Cinema Português. Lisboa: Tinta da China.

Benshoff, H. M., & Griffin, S. (2004). America on Film: Representing Race, Class, Gender, and Sexuality at the Movies. Malden, USA, Oxford, UK / Victoria, Australia: Blackwell Publishing.

Butler, A. (2002). Women’s Cinema: The Contested Screen. Short Cuts: Introduction to Film Studies. London/New York: Wallflower.

Castro, I. (Ed.) (2000). Cineastas portuguesas 1874–1956. Lisboa: CML/ Ministério da Cultura/ ICAM.

Cova, A., & Pinto, A. C. (2002). Women under Salazar’s Dictatorship. Portuguese Journal of Social Science, 2, 129–146. DOI: https://doi.org/10.1386/pjss.1.2.129

Cunha, P. (2016). Para uma história das histórias do cinema português. Aniki, 3 (1), 36–45. https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.231 DOI: https://doi.org/10.14591/aniki.v3n1.231

Erll, A. (2010). Cultural Memory Studies: An Introduction. In A. Erll & A. Nünning (Eds.), A Companion to Cultural Memory Studies (pp. 1–15). Berlin/ New York: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110217384.0.1

Erll, A. (2010). Literature, Film, and the Mediality of Cultural Memory. In A. Erll & A. Nünning (Eds.), A Companion to Cultural Memory Studies (pp. 389–378). Berlin/ New York: De Gruyter. DOI: https://doi.org/10.1515/9783110207262.6.389

Ferreira, A. P. (1996). Home Bound: The Construct of Femininity in the Estado Novo. Portuguese Studies, 12, 133–144.

Ferreira, C. O. (2012). Identity and Difference: Postcoloniality and Transnationality in Lusophone Films. Zürich/Berlin: Lit Verlag.

Ferreira, C. O. (2014). 48: Susana de Sousa Dias, Portugal/França (2009). In C. O. Ferreira (Ed.), O cinema português através dos seus filmes (pp. 265–274). Lisboa: Edições 70.

Kaplan, E. A. (2001). Women and Film: Both Sides of the Camera. London/New York: Routledge.

Lauzen, M. (2019). The Celluloid Ceiling: Behind-the-Scenes Employment of Women on the Top 100, 250, and 500 Films of 2018. Retrieved from https://womenintvfilm.sdsu.edu/wp-content/uploads/2019/01/2018_Celluloid_Ceiling_Report.pdf.

Lisboa, R. V. (2018, june 7). Textos & Imagens 23. Retrieved from http://www.cinemateca.pt/ Cinemateca/Destaques/Textos-Imagens-23.aspx.

Martins, A. (2012). Writing the Nation Beyond Resistance: Portuguese Film and the Colonial War. Revue LISA, X (1), 271–279. https://doi.org/10.4000/lisa.5028 DOI: https://doi.org/10.4000/lisa.5028

Miranda, R. G. (2013). Murmuring another(’s) story: histories, under the sign of the feminine, pre- and post- the Portuguese revolution of 1974. In P. Nair & J. D. Gutérrez-Albilla (Eds.), Hispanic and Lusophone Women Filmmakers: Theory, Practice and Difference (pp. 264–276). Manchester: Manchester University Press.

Olick, J. K., Vinitzky-Seroussy, V., & Levy, D. (2011). Introduction. In J. K. Olick, V. Vinitzky-Seroussy, & D. Levy (Eds.), The Collective Memory Reader (pp. 3–52). Oxford: Oxford University Press.

Pereira, A. C. (2016). A mulher-cineasta: da arte pela arte a uma estética da diferenciação. Covilhã: Editora LabCom.IFP.

Pimentel, I. F. (2001). História das organizações femininas do Estado Novo. Lisboa: Temas e Debates.

Pina, L. de (1986). História do Cinema Português. Lisboa: Publicações Europa-América.

Ribeiro, M. F. (1983). Filmes, figuras e factos da história do cinema português 1896-1949. Lisboa: Cinemateca Portuguesa.

Sabine, M. (2010). Killing (and) nostalgia: testimony and the image of empire in Margarida Cardoso’s A Costa dos Murmúrios. In C. Damaria & M. Daily (Eds.), The Genres of Post-Conflict Testimonies (pp. 249–76). Nottingham: Critical, Cultural and Communications Press.

Sequeiros, P., & Sequeira, L. (2017). Esquecer Bárbara Virgínia? Uma cineasta precursora entre Portugal e o Brasil. Comunicação e Sociedade, 32, 331–352. https://doi.org/10.17231/ comsoc.32(2017).2765 DOI: https://doi.org/10.17231/comsoc.32(2017).2765

Smelik, A. (1998). And the Mirror Cracked. Feminist Cinema and Film Theory. Houndmills, London/New York: MacMillan Press and St. Martin’s Press. DOI: https://doi.org/10.1057/9780333994702

Vieira, P. (2005). Sob o signo de mnemósine: Memória e olvido em A Costa dos Murmúrios. Ellipsis, 3, 63–85.

White, P. (2015). Women’s Cinema, World Cinema: Projecting Contemporary Feminisms. Durham/London: Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822376019

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Pereira, M. E. (2020). Mulheres cineastas portuguesas e o estado novo. Da invisibilidade à memória cultural. Diacrítica, 34(2), 62–76. https://doi.org/10.21814/diacritica.583