Retrato de família a figura do pai na obra de Helena Almeida

Autores

  • Maria Luísa Coelho

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4983

Palavras-chave:

Helena Almeida, Leopoldo de Almeida, Família, Estado Novo, Artistas portuguesas

Resumo

Helena Almeida (1934–2018) é uma das mais interessantes e relevantes artistas no contexto da arte portuguesa contemporânea, tendo produzido uma obra de grande integridade e consistência, em que o corpo da artista e os processos de autorrepresentação(sempre em relação ambivalente, subversiva e transgressora com essa mesma tradição artística) ocuparam um lugar central. Tomando como ponto de partida para este artigo a obra Retrato de família(1979), pretende-se explorar a relação mantida por Helena Almeida com o familiar, sendo esta expressão aqui entendida nas suas implicações pessoais, artísticas e nacionais, uma vez que todas estas dimensões não podem ser dissociadas quando analisamos o trabalho desta artista.

Referências

Almeida, B. P. de (2005). Signs of an immovable writing. In M. M. de Almeida, M. Ramos, & J. Ribas (Eds.), Helena Almeida. My work is my body, my body is my work (pp. 18–33). Porto: Fundação de Serralves.

Agência Lusa. (2008, November 19). Antologia de Helena Almeida inaugurada hoje em Madrid. RTPNotícias. Retrieved from https://www.rtp.pt/noticias/cultura/antologia-de-helena-almeida-inaugurada-hoje-em-madrid_n167987.

Butler, C. (2015). Out of the frame: Helena Almeida’s inhabited canvas. In M. M. de Almeida, M. Ramos, & J. Ribas (Eds.), Helena Almeida. My work is my body, my body is my work (pp. 80–86). Porto: Fundação de Serralves.

Canelas, L. (2018, May 29). O outro casal, a outra Helena. Público. Retrieved from https://www.publico.pt/2018/05/29/culturaipsilon/noticia/o-outro-casal-a-outra-helena-1832378.

Carlos, I. (Ed.) (2005a). Helena Almeida. Dias quasi tranquilos. Lisbon: Caminho.

Carlos, I. (Ed.) (2005b). Intus. Helena Almeida. Porto: Civilização Editora.

Coelho, M. L. (2017a). Woman-Body-Paint. Helena Almeida and the visual inscription of sexual difference. Luso-Brazilian Review, 57 (1), 55–77. https://doi.org/doi: 10.3368/lbr.54.1.55 DOI: https://doi.org/10.3368/lbr.54.1.55

Coelho, M. L. (2017b). The eccentric self-portraits of Helena Almeida. In M. J. Blanco & C. Williams (Eds.), Feminine singular. women growing up through life-writing in the luso-hispanic world (pp. 311–340). Oxford: Peter Lang.

Ettinger, B. L. (1995). The matrixial gaze. Leeds: Feminist Arts and Histories Network.

Faria, O. (Dir.). (2005). Helena Almeida. A segunda casa [DVD]. Portugal: Ideias e Conteúdos.

Ferreira, A. P. (2017). A urgência de contar. Casos de mulheres, anos quarenta. Actas do Sexto Congresso da Associação Internacional de Lusitanistas: Rio de Janeiro, 8 a 13 de agosto de 1999. Retrieved from https://lusitanistasail.press/index.php/ailpress/catalog/view/ 28/43/426-1.

Freud S. (1991). New introductory lectures in psychoanalysis (Vol. 2). London: Penguin Books. (Original work published 1933).

Gorjão, V. (2007). Oposição feminina (?), oposição feminista (?) ao Estado Novo. In L. Amâncio, M. Tavares, T. Joaquim, & T. S. de Almeida (Eds.), O longo caminho das mulheres. Feminismos, 80 anos depois (pp. 108–123). Lisbon: Dom Quixote.

Hutcheon, L. (1985). A theory of parody. The teachings of twentieth-century art forms. New York: Methuen.

Jaggi, M. (2004, July 17). Secret Histories. The Guardian. Retrieved from http://www.guardian.co.uk/artanddesign/2004/jul/17/art.art.

Macedo. A. G. (2001). Through the looking-glass. Paula Rego’s visual rhetoric, an ‘aesthetic of danger'. Textual Practice, 15 (1), 67–85. DOI: https://doi.org/10.1080/09502360121621

Meskimmon, M. (1996). The art of reflection. Women artists’ self-portraiture in the twentieth century. London: Scarlet Press.

Molina, A. (Ed.). (2005). Helena Almeida. Aprender a ver/ Learning to see. Porto: Mimesis.

Oliveira, L. de (2019). Portuguese artists in London. Shaping identities in post-war Europe. New York: Routledge. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429282676

Phelan, P. (2005). Helena Almeida: O Interior de Nós. In I. Carlos (Ed.), Intus. Helena Almeida (pp. 62–92). Porto: Civilização Editora.

Pimentel, I. F. (2007). O Estado Novo, as mulheres e o feminismo. In L. Amâncio, M. Tavares, T. Joaquim, & T. S. de Almeida (Eds.), O longo caminho das mulheres. Feminismos, 80 anos depois (pp. 90–107). Lisbon: Dom Quixote.

Pollock. G. (1992). Painting, feminism, history. In M. Barrett & A. Philips (Eds.), Destabilising theory. Contemporary feminist debates (pp. 138–76). Cambridge: Polity Press.

Pollock. G. (1996). Inscriptions in the feminine. In M. C. D. Zegher (Ed.), Inside the visible. An elliptical traverse of the 20th century art, in, of and from the feminine (pp. 67–87). Cambridge: The MIT Press.

Sapega, E. W. (2008). Remembering empire/ forgetting the colonies. Accretions of memory and the limits of commemoration in a Lisbon neighbourhood. History and Memory, 20 (2), 18–38. DOI: https://doi.org/10.2979/his.2008.20.2.18

Seixas, M. J. (2004). Helena Almeida. A sagração do lugar. In M. Valente (Ed.), BES Photo 2004: Helena Almeida, Nuno Cera, Vitor Pomar, João Tabarra (pp. 27–33). Lisbon: Fundação Centro Cultural de Belém, Banco Espírito Santo.

Sousa, E. de (1998). Ser moderno... em Portugal. Lisbon: Assírio & Alvim. (Original work published 1977).

Vicente, A. (2007). O pensamento feminista na primeira metade do século XX e os obstáculos à sua afirmação. In L. Amâncio, M. Tavares, T. Joaquim, & T. S. de Almeida (Eds.), O longo caminho das mulheres. Feminismos, 80 anos depois (pp. 59–73). Lisbon: Dom Quixote.

Wright, E. (Ed.). (1996). Feminism and psychoanalysis. A critical dictionary. Oxford: Blackwell.

Zegher, C. D. (2006). The inside is the outside. The relational as the feminine space. In C. Armstrong, & C. D. Zegher (Eds.), Women artists at the millennium (pp. 189–218). Cambridge, Massachusetts: The MIT Press.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Coelho, M. L. (2020). Retrato de família a figura do pai na obra de Helena Almeida. Diacrítica, 34(2), 92–106. https://doi.org/10.21814/diacritica.4983