O disciplinar e o doméstico: Imagens domésticas nos vídeo-performances de Letícia Parente, 1975–1982

Autores

  • Gillian Sneed

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.534

Palavras-chave:

Letícia Parente, Brasil, Vídeo Arte, Feminismo, Tarefas Domésticas, Ditadura

Resumo

Este ensaio centra-se em Letícia Parente (1930–1991), videoartista e cientista brasileira, cujos trabalhos associam imagens e espaços domésticos, bem como tarefas e objetos quotidianos, a violência, repressão e encarceramento. Ao longo das décadas de 1970 e 1980, Parente criou uma série de performances em vídeo, uma abordagem à performance arte na qual se apresentou perante uma câmara de filmar e não perante uma audiência ao vivo. Embora Parente não se identificasse como feminista, este ensaio interpreta o seu trabalho sob uma leitura feminista, argumentando que ela navegou pelas múltiplas pressões da maternidade, do trabalho doméstico e da sua carreira profissional, desenvolvendo trabalhos experimentais que exploram as tarefas domésticas e que testam os seus limites para abordar as divisões de gênero e raça no trabalho e a violência patrocinada pelo estado da ditadura militar brasileira (1964–1985). Esses trabalhos incluem In (1975), que se concentra no ato de pendurar roupas num armário, Marca Registrada(1975), que retrata a costura/bordado, e Tarefa I(1982), que aborda o acto de engomar, executado em sua própria casa. Nesses vídeos, Parente realiza ações quotidianas de formas que promovem a automutilação e o confinamento, com o objectivo de organizar uma resposta à opressão de gênero no quotidiano das mulheres, paralelamente à violência e ao aprisionamento sofridos pelos brasileiros sob a ditadura. Ao retratar ‘punições’ disciplinares (ou a ameaça de tais punições) sob o manto das tarefas domésticas, Letícia Parente demonstra como as mesmas forças que estruturam a sociedade pública disciplinada também configuram os espaços privados do lar.

Referências

Acciari, L. (2018, March 5). Brazilian domestic workers and the international struggle for labour rights [Blog post]. Retrieved from https://blogs.lse.ac.uk/gender/2018/03/05/brazilian-domestic-workers-and-the-international-struggle-for-labour-rights/.

Alvarez, S. (1989). Women’s movements and gender politics in the Brazilian transition. In J. S.

Jaquette (Ed.), The women’s movement in Latin America: Feminism and the transition to democracy (pp. 18–71). Boston, MA: Unwin Hyman.

Alvarez, S. (1990). Engendering democracy in Brazil: Women’s movements in transition politics. Princeton, NJ: Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400828425

Amaral, A. (1993). Brazil: Women in the arts. In A. Amaral & P. Herkenhoff (Eds.), Ultramodern: The art of contemporary Brazil (pp. 17–33). Washington, D.C.: The National Museum of Women in the Arts.

American Heritage Dictionary (2020). Masochism. Boston: Houghton Mifflin Harcourt (5th ed.) Retrieved from https://ahdictionary.com/word/search.html?q=masochism&submit.x=60&submit.y=24.

Amoo-Adare, E. A. (2004). Exploding the myth of racial harmony: The Afro-Brazilian female. Ufahamu: A Journal of African Studies, 30 (2–3), 91–119. DOI: https://doi.org/10.5070/F7302-3016534

Barros, R. (2016). Elogio ao toque: Ou como falar de arte feminista à brasileira. Rio de Janeiro: Relacionarte Marketing e Produções Culturais.

Betamax (Beta). (n.d.). In Technopedia. Retrieved from https://www.techopedia.com/definition/32378/betamax-beta.

Borges, J. V. (2008). Leituras feministas no Brasil e na Argentina: circulações e apropriações. In C. S. Wolff (Ed.), Fazendo Gênero 8. Corpo, Violência e Poder (pp. 1–7). Florianópolis: Universidade de Santa Catarina.

Buckridge, S. O. (2016). African lace-bark in the Caribbean: The construction of race, class, and gender. New York, NY: Bloomsbury Academic. DOI: https://doi.org/10.5040/9781474285339

Caldwell, K. L. (2007). Negras in Brazil: Re-envisioning black women, citizenship, and the politics of identity. New Brunswick, NJ: Rutgers University Press.

Candiani, H. R. (2018, June 28). Quelques notes sur la réception du Deuxième Sexe au Brésil. Chère Simone de Beauvoir: Écritures des femmes et des hommes ‘ordinaires’. Retrieved from https://lirecrire.hypotheses.org/611.

Cocchiarale, F. (2007). Early video art in Brazil. In A. Machado (Ed.), Made in Brasil: Três décadas do vídeo brasileiro (pp. 307–311). São Paulo: Editores Iluminuras Ltda. Cocchiarale, F., & Motta, R. V. da (Eds.). (2002). Forma e imagem técnicas na arte do Rio de Janeiro, 1950–1975. São Paulo: Paço das Artes, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado de São Paulo.

Costa, C. (2007). Letícia Parente: a videoarte e a mobilização do corpo. Retrieved from http://www.pacodasartes.org.br/storage/CLAUDIO%20DA%20COSTA.pdf.

Delehanty, S. (1974, April 25). [Letter to Walter Zanini]. Institute of Contemporary Arts records (Ms. Coll. 777, Box 15, Folder 6). University of Pennsylvania: Kislak Center for Special Collections, Rare Books and Manuscripts, Philadelphia, PA.

Denning, R. (2017, May 8). A long time ago, in a brochure far, far away, we found a video recorder like the Sony AV-3400 ‘Portapak’. Retrieved from https://www.redsharknews.com/production/item/4457-a-long-time-ago-in-a-brochure-far-far-away-we-found-a-video-recorder-like-the-sony-av-3400-portapak.

Fajardo-Hill, C. (2017). The invisibility of Latin American women artists: Problematizing art historical and curatorial practices. In C. Fajardo-Hill, A. Giunta, & R. Alonso (Eds.), Radical women: Latin American art, 1960–1985 (pp. 21–28). Los Angeles, CA: DelMonico Books/Prestel.

Fisher, J. (1993). Out of the shadows: Women, resistance, and politics in South America. London: Latin American Bureau.

Foucault, M. (1995). Discipline and punish: The birth of the prison (A. Sheridan, Trans.). New York, NY: Vintage Books. (Original work published 1975). Foster, H. (2006). Prosthetic gods. Cambridge, MA: MIT Press.

Freyre, G. (1936). Casa-grande e senzala: Formação da familia brasileira sob o regimen de economia patriarchal (2nd ed.). Rio de Janeiro: Schmidt. (Original work published 1933).

Geiger, A. B. (2007). Testimony. In A. Machado (Ed.), Made in Brasil: Três décadas do vídeo brasileiro (pp. 316–317). São Paulo: Editores Iluminuras Ltda.

Getirana, Y. (2018, December 1). The perils of a fascist-like Jair Bolsonaro’s government for Brazil’s democracy. Retrieved from http://www.a-id.org/2018/12/01/the-perils-of-a-fascist-like-jair-bolsonaros-government-for-brazils-democracy/.

Gonzalez, L. (1982). A Mulher negra na sociedade Brasileira. In M. T. Luz (Ed.), O Lugar da mulher (pp. 87–104). Rio de Janeiro: Edições Graal.

Gurba, M. (2017, November 21). Images of torture in videos by Letícia Parente in radical women [Blog post]. Retrieved from https://hammer.ucla.edu/blog/2017/11/ images-of-torture-in-videos-by-leticia-parente-in-radical-women.

Hahner, J. E. (1990). Emancipating the female sex: The struggle for women’s rights in Brazil, 1850–1940. Durham, NC: Duke University Press. Herkenhoff, P., & Hollanda, H. B. de (2006). On women and radical maneuvers. In P. Herkenhoff & H. B de Hollanda (Eds.), Manobras radicais: Artistas brasileiras, 1886–2005 (pp. 161–190). São Paulo: Associação de Amigos do Centro Cultural Banco do Brasil. Hollanda, H. B. de (2002). Gender Studies: Rough Notes from a Very Local Perspective.

Journal of Latin American Cultural Studies, 11 (3), 321–331. https://doi.org/10.1080/1356932022000041912 Hollanda, H. B. de (Ed.). (2019). Pensamento feminista brasileiro: Formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo.

Iop, E. (2016). Artistas mujeres durante la dictadura militar en Brasil (1964–1979) (Ph.D. dissertation, University of the Basque Country).

Jones, A. (2007). Body art: Performing the subject. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press.

Kirkwood, J. (1983). Women and politics in Chile. International Social Science Journal, 35 (4), 625–637.

Kornbluth, P. (Ed.). (2014, July 8). Brazil: Torture Techniques Revealed in Declassified U.S. Documents [National Security Archive Electronic Briefing Book No. 478]. Retrieved from https://nsarchive2.gwu.edu/NSAEBB/NSAEBB478/.

Kraay, H. (1998). Introduction: Afro-Bahia, 1790s–1990s. In H. Kraay (Ed.), Afro-Brazilian Culture and Politics: Bahia, 1790s to 1990s (pp. 3–29). Armonk, NY: M.E. Sharpe.

Lathers, M. (2013). Laure. In J. B. Jimenez (Ed.), Dictionary of Artists’ Models (pp. 315–316). Hoboken, NJ: Taylor and Francis.

Lima de Oliveira, L. (1974). Introdução. In H. Studart, Mulher: Objeto de cama e mesa (pp. 5–6). Petrópolis: Editora Vozes.

Lovell, P. (2009). Women and racial inequality at work in Brazil. In M. Hanchard (Ed.), Racial politics in contemporary Brazil (pp. 138–153). Durham, NC: Duke University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv1131f9k.9

Luz, R. (2011). The video art of Letícia Parente. In K. Maciel & A. Parente (Eds.), Letícia Parente. Arqueologia do cotidiano: Objetos de uso (pp. 58–71) Rio de Janeiro: Oi Futuro.

Machado, A. (1996). Video art: The Brazilian adventure. Leonardo, 29 (3), 225–231. DOI: https://doi.org/10.2307/1576251

Maciel, K. (2011). The body is the measure of the house: Signs, stereotypes, and sewings by Letícia Parente. In K. Maciel & A. Parente (Eds.), Letícia Parente. Arqueologia do cotidiano: Objetos de uso (pp. 42–56). Rio de Janeiro: Oi Futuro.

Miller, F. (1990). Latin American feminism and the transnational arena. In E. Bergmann, J.

Greenberg, G. Kirkpatrick, F. Masiello, F. Miller, M. Morello-Frosch, K. Newman, & M. Louise Pratt (Eds.), Women, culture, and politics in Latin America: Seminar on feminism and culture in Latin America (pp. 10–26). Berkeley, CA: University of California Press.

Mugaas, H. (2010, July 15). The year video art was born [Blog post]. Retrieved from https://www.guggenheim.org/blogs/the-take/the-year-video-art-was-born.

Murrell, D. (2018). Posing modernity: The black model from Manet and Matisse to today. New Haven, CT: Yale University Press.

Myscofski, C. A. (2014). Amazons, wives, nuns, and witches: Women and the Catholic church in colonial Brazil, 1500–1822. Austin, TX: University of Texas Press. DOI: https://doi.org/10.7560/748538

Nascimento, B. (1976, July 25). A mulher negra no mercado de trabalho. Última Hora.

O’Dell, K. (1998). Contract with the skin: Masochism, performance art, and the 1970’s. Minneapolis, MN: University of Minnesota Press. DOI: https://doi.org/10.5749/j.ctttv3g6

Osthoff, S. (2010). De musas a autoras: Mulheres, arte e tecnologia no Brasil. Ars, 8 (15), 74–91. https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100006 DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-53202010000100006

Parente, A. (2007). Cinema de vanguarda, cinema experimental e cinema do dispositivo. In F. Cocchiarale (Ed.), Filmes de artista: Brasil 1965–1980 (pp. 23–44). Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria.

Parente, A. (2011). Hello, it’s Letícia? In K. Maciel & A. Parente (Eds.), Letícia Parente. Arqueologia do cotidiano: Objetos de uso (pp. 28–41). Rio de Janeiro: Oi Futuro.

Parente, L. (2011a). Arte e novos meios. In K. Maciel & A. Parente (Eds.), Letícia Parente. Arqueologia do cotidiano: Objetos de uso (pp. 98–101). Rio de Janeiro: Oi Futuro. (Original work published 1985)

Parente, L. (2011b). Letícia Parente by Letícia Parente (1975). In K. Maciel & A. Parente (Eds.), Letícia Parente: Arqueologia do cotidiano, objetos de uso (pp. 90–97). Rio de Janeiro: Oi Futuro. (Original work published 1975)

Paschel, T. S. (2018). Becoming black political subjects: Movements and ethno-racial rights in Colombia and Brazil. Princeton, NJ: Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9781400881079

Pollock, G. (1999). A tale of three women: Seeing the dark, seeing double, at least with Manet. In G. Pollock, Differencing the canon: Feminist desire and the writing of art’s histories (pp. 247–277). New York, NY: Routledge.

Puzone, V., & Miguel, L. F. (Eds.). (2019). The Brazilian left in the 21st century: Conflict and conciliation in peripheral capitalism. Cham: Palgrave Macmillan. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-030-03288-3

Richard, N. (2000). Margins and institutions: Performances of the Chilean avanzada (P. Foss, & J. Davila, Trans.). In C. Fusco (Ed.), Corpus delecti: Performance art of the Americas (pp. 203–218). London: Routledge. (Original work published 1986)

Romero, S. (2014, December 10). Brazil releases report on past rights abuses. The New York Times. Retrieved from https://www.nytimes.com/2014/12/11/world/americas/torture-report-on-brazilian-dictatorship-is-released.html.

Sarti, C. (1989). The panorama of Brazilian feminism. New Left Review, 173, 75–90.

Shtromberg, E. (2008). Conceptual encounters: Art and information in Brazil (1968–1978) (Ph.D. dissertation, University of California, Los Angeles).

Shtromberg, E. (2016). Art systems: Brazil and the 1970s. Austin, TX: University of Texas Press. DOI: https://doi.org/10.7560/307441

Sneed, G. (2019). Gendered subjectivity and resistance: Brazilian women’s performance-for-camera, 1973–1982 (Ph.D. dissertation, Graduate Center, City University of New York).

Socolow, S. M. (2014). The women of colonial Latin America. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139031189

Sternbach, N. S., Navarro-Aranguren, M., Chuchryk, P., & Alvarez, S. (1992). Feminisms in Latin America: From Bogotá to San Bernardo. Signs, 17 (2), 393–434. DOI: https://doi.org/10.1086/494735

Studart, H. (1974). Mulher: Objeto de cama e mesa. Petrópolis: Editora Vozes.

Tharps, L. L. (2017). Same family, different colors: Confronting colorism in America’s diverse families. Boston, MA: Beacon Press.

Trizoli, T. (2012). Crítica de arte e feminismo no Brasil dos anos 60 e 70. In R. H. Monteiro & C. Rocha (Eds.), Anais do V Seminário Nacional de Pesquisa em Arte e Cultura Visual (pp. 410–423). Goiânia: Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Uchoa, P. (2014, March 31). Remembering Brazil’s decades of military repression. BBC Brasil. Retrieved from https://www.bbc.com/news/world-latin-america-26713772.

Vergine, L. (2007). The body as language. Body art and like stories. In L. Vergine (Ed.), Body art and performance: The body as language (pp. 7–27). Milan: Skira Editore, (Original work published 1974).

Wagner, A. M. (2000). Performance, video, and the rhetoric of presence. October, 91, 59–80. Retrieved from http://www.jstor.org/stable/779149.

Wigley, M. (2007). Untitled: The housing of gender. In B. Colomina & J. Bloomer (Eds.), Sexuality and Space (pp. 327–389). New York, NY: Princeton Architectural Press.

Zanini, Walter. (1974, December 13). [Letter to Suzanne Delehanty]. Institute of Contemporary Art records (Ms. Coll. 777, Box 15, Folder 6), University of Pennsylvania: Kislak Center for Special Collections, Rare Books and Manuscripts, Philadelphia, PA.

Downloads

Publicado

31-07-2020

Como Citar

Sneed, G. (2020). O disciplinar e o doméstico: Imagens domésticas nos vídeo-performances de Letícia Parente, 1975–1982. Diacrítica, 34(2), 107–131. https://doi.org/10.21814/diacritica.534