Abstinência de Purpurina: A prática e a investigação

Autores

  • Cátia Faísco
  • Roberta Preussler

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.302

Palavras-chave:

Autoficção, Prática como investigação, Criação coletiva, Site specific

Resumo

Abstinência de Purpurina é um espetáculo teatral desenvolvido pelo coletivo CASA com o propósito de conjugar a prática cénica com a investigação artística. Desde a sua génese, o projeto visou explorar em palco um pensamento teórico, bem como observar e desenvolver de que maneira é que o mesmo era integrado no corpo da atriz e na sua relação com o público. O espetáculo parte do conceito literário de autoficção (Doubrovsky), como forma de explorar três tipos de relação: atriz versus personagem; personagem versus espectador; espectador versus indivíduo. Através desta experiência teatral, a investigação teórica procurou revelar de que modo a atriz e o público se tornam (ou não) vulneráveis e reflexivos ao participar do evento. Numa perspetiva de multiplicação da fala dos seus interlocutores, Abstinência de Purpurina foi pensado e concretizado com base num processo de criação coletiva. Partindo do desenvolvimento do texto para a conceção do cenário, o coletivo CASA explorou a aplicabilidade da noção de hierarquias flutuantes. Procurando uma adequação à realidade do tecido teatral português, a investigação deslocou-se para o conceito de site specific, explorando espacialmente alternativas que conjugassem a visão estético-plástica do espetáculo.

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Publicado

19-11-2019

Como Citar

Faísco, C. ., & Preussler, R. (2019). Abstinência de Purpurina: A prática e a investigação. Diacrítica, 33(1), 77–86. https://doi.org/10.21814/diacritica.302