A interpretação deôntica no Português Brasileiro: Um estudo de natureza experimental

Autores

  • Núbia Ferreira Rech
  • Eduardo Correa Soares
  • Simone Guesser

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.416

Palavras-chave:

Modalidade, Deônticos, Ought-to-do, Ought-to-be, Experimentação, Português brasileiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as interpretações dos modais deônticos em Português Brasileiro (PB) com base em dois tipos de obrigação: ought-to-do e ought-to-be (Castañeda 1970; Feldman 1986). Em Hacquard (2006, 2010), ought-to-do e ought-to-be são interpretados em posições sintáticas diferentes: uma baixa, logo acima do VP, com o modal orientado para o sujeito; e outra alta, acima de Tense, com o modal orientado para um participante do evento de fala. A posição baixa é associada a modais de raiz; e a alta, ao deôntico ought-to-be e ao epistêmico. Neste trabalho, investigamos experimentalmente, por meio de um teste de aceitabilidade com falantes nativos de PB, a intuição de Rech e Varaschin (2018b), segundo a qual, em uma sequência de deônticos, o primeiro é sempre associado à interpretação ought-to-be. Os resultados mostram que a sequência em que dois modais são utilizados seguidos de uma segunda sentença que salienta a interpretação ought-to-do é julgada significativamente menos aceitável. Quando somente um modal é utilizado, as sentenças que salientam as duas interpretações deônticas são igualmente aceitáveis. Consideramos este resultado uma evidência de que o deôntico ought-to-be é interpretado na periferia esquerda da sentença, em interação com as relações discursivas de coerência.

Referências

Baayen, R. H. (2008). Analyzing linguistic data: A practical introduction to statistics using R. Cambridge: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511801686

Baayen, R. H, Davidson, D. J.&Bates, D. M. (2008). Mixed-effects modeling with crossed random effects for subjects and items. Journal of Memory and Language, 59(4), 390–412. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jml.2007.12.005

Barr, D. J., Levy, R., Scheepers, C.&Tily, H. J. (2013). Random effects structure for confirmatory hypothesis testing: Keep it maximal. Journal of Memory and Language, 68(3), 255–278. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jml.2012.11.001

Bhatt, R. (1999). Covert Modality in Non-Finite Contexts(Tese de doutoramento, University of Pennsylvania, Philadelphia, USA).

Bliss, L.S. (1988). Modal usage by pre-school children. Journal of Applied Developmental Psychology, 9, 253–261. DOI: https://doi.org/10.1016/0193-3973(88)90028-7

Brennan, V. M. (1993). Root and epistemic modal auxiliary verbs(Tese de doutoramento,University of Massachusetts, Amherst,USA).

Burnham, K. P. & Anderson, D. R. (2002). Model Selection and Multimodel Inference: A Practical Information-Theoretic Approach, 2 ed. New York: Springer-Verlag.

Burnham, K. P.&Anderson, D. R. (2004). Multimodel inference: understanding AIC and BIC in Model Selection. Sociological Methods &Research,33(2), 261–304. DOI: https://doi.org/10.1177/0049124104268644

Byrnes, J.P.&Duff, M.A. (1989). Young children’s comprehension of modal expressions. Cognitive Development, 4(4), 369–387. DOI: https://doi.org/10.1016/S0885-2014(89)90049-X

Castañeda, H. (1970). On the Semantics of the Ought-to-Do. Synthese,21, 449–468. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00484811

Cheng, P.W. &Holyoak, K.J. (1985). Pragmatic reasoning schemas. Cognitive Psychology, 17(4),391–416. DOI: https://doi.org/10.1016/0010-0285(85)90014-3

Cinque, G. (1999). Adverbs and Functional Heads: a cross-linguistic perspective. New York: Oxford University Press.

Cinque, G. (2006). Restructuring and functional heads: the cartography of syntactic structures. New York: Oxford University Press.

Cosmides, L. (1989). The logic of social exchange: Has natural selection shaped how humans reason? Studies with the Wason selection task. Cognition, 31(3), 187–276. DOI: https://doi.org/10.1016/0010-0277(89)90023-1

Dwivedi, V. (1996). Modality and discourse processing. In S. Montrul & M. Kessler Robb (Eds.),McGill Working Papers in Linguistics, 12(pp. 17–52). Montreal: Department of Linguistics, McGill University.

Dwivedi, V., Phillips, N., Laguë-Beauvais, M.&Baum, S. (2005). An electrophysiological investigation of mood, modal context and anaphora. Ms., Department of Psychology, Concordia University.

Feldman, F. (1986). Doing the Best We Can. Dordrecht: Reidel. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-009-4570-8

Girotto, V., Light, P. H. &Colbourn, C. J. (1988). Pragmatic schemas and conditional reasoning in children. Quarterly Journal of Experimental PsychologyA: Human Experimental Psychology,40(3-A),469–482. DOI: https://doi.org/10.1080/02724988843000023

Green, M. (1979). The Developmental Relation between Cognitive Stage and the Comprehension of Speaker Uncertainty. Child Development, 50(3), 666–674. DOI: https://doi.org/10.2307/1128931

Hacquard, V. (2006). Aspects of modality(Tese de doutoramento, Massaschusetts Institute of Technology, Cambridge, USA).

Hacquard, V. (2009). On the interaction of aspect and modal auxiliaries.Linguistics and Philosophy,32, 279–312. DOI: https://doi.org/10.1007/s10988-009-9061-6

Hacquard, V. (2010). On the Event Relativity of Modal Auxiliaries. Natural Language Semantics, 18(1), 79–114. DOI: https://doi.org/10.1007/s11050-010-9056-4

Hacquard, V.&Cournane, A. (2016). Themes and variations in the expression of modality. InC. Hammerly & B. Prickett (Eds.), Proceedings of NELS 46(pp.21–42). Montréal: Concordia University.

Hirst, W.&Weil, J. (1982). Acquisition of epistemic and deontic meaning of modals. Journal of Child Language, 9, 659–666. DOI: https://doi.org/10.1017/S0305000900004967

Huette, S., Matlock, T.&Spivey, M.J. (2010). The online processing of modal verbs: Parallel activation of competing mental models. Ms. University of California, USA.

Moore, C., Bryant, D.&Furrow, D. (1989). Mental Terms and the Development of Certainty. Child Development, 60(1), 167–171. DOI: https://doi.org/10.2307/1131082

Moore, C., Pure, K. & Furrow, D. (1990). Children’s understanding of the modal expression of certainty and uncertainty and its relation to the development of a representational theory of mind. Child Development, 61, 722–730. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.1990.tb02815.x

Pessotto, A. L. (2018). O processamento de sentenças modais no português brasileiro: evidência a partir da leitura auto-monitorada. LinguíStica, 14 (2), 81–98.

Pessotto, A. L. (2015). Força e evidência: uma análise teórico-experimental da semântica de ‘pode’,‘deve’ e ‘tem que’(Tese de doutoramento,Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis).

Pessotto, A. L. (2016). An experimental study on the meanings of BrP modals ‘pode’, ‘deve’ and ‘tem que’. InT.Bui& R.Ivan (Eds.),Proceedings of 9th SULA –Semantics for Under-Represented Languages in Americas. Santa Cruz:CA.

Pessotto, A. L. (2018). O processamento de sentenças modais no português brasileiro: evidência a partir da leitura auto-monitorada. LinguíStica, 14 (2), 81–98. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2018.v14n2a17516

Pires de Oliveira, R. & Rech, N. F. (2016). Flavors of obligation: the syntax/semantics of deontic ‘deve’ in Brazilian Portuguese. Letras de Hoje, 51(3), 349–357. DOI: https://doi.org/10.15448/1984-7726.2016.3.25455

Portner, P., Pak, M.&Zanuttini, R. (2019). The speaker-addressee relation at the syntax-semantics interface. Language, 95(1), 1–36. DOI: https://doi.org/10.1353/lan.2019.0008

Rech, N. F.&Varaschin, G. (2018a). Predicados estativos e os tipos de deôntico: ought-to-do e ought-to-be.Cadernos de Estudos Linguísticos, 60(1), 159–177. DOI: https://doi.org/10.20396/cel.v60i1.8649271

Rech, N. F. & Varaschin, G. (2018b). Propriedades do modal deôntico ought-to-be.Alfa, 62(2), 361–380. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5794-1807-6

Rizzi, L. (1997). The fine structure of the left periphery. In L. Haegeman (Ed.), Elements of Grammar: a handbook of generative syntax(pp. 281–337). Kluwer: Dordrecht. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-011-5420-8_7

Rizzi, L. & Cinque, G. (2016). Functional categories and syntactic theory. Annual Review of Linguistics, 2, 139–163. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-linguistics-011415-040827

Stowell, T. (2004). Tense and modals. In J. Guéron & J. Lecarme (Eds.), The syntax of time (pp. 621–635). Cambridge: MIT Press.

Tsai, W. D. (2015). On the Topography of Chinese Modals. In U. Shlonsky (Ed.), Beyond Functional Sequence (pp. 275–294). New York: Oxford University Press. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780190210588.003.0015

Zagona, K. (2007). On the syntactic features of epistemic and root modals. In L. Eguren & O. Fernández-Soriano (Eds.), Coreference, modality and focus (pp. 221–236). Amsterdam: Benjamins. DOI: https://doi.org/10.1075/la.111.11zag

Downloads

Publicado

16-12-2019

Como Citar

Rech, N. F., Soares, E. C. ., & Guesser, S. (2019). A interpretação deôntica no Português Brasileiro: Um estudo de natureza experimental. Diacrítica, 33(2), 178–195. https://doi.org/10.21814/diacritica.416