Fernando Corrêa de Oliveira e a música medieval galego-portuguesa

Autores

  • Isabel Rei-Samartim

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.663

Palavras-chave:

Corrêa-de-Oliveira, Martim-Codax, Dom-Dinis, Camões, Galiza, Portugal

Resumo

O compositor vanguardista português Fernando Corrêa de Oliveira (Porto, 1921–2004) insere-se na corrente de reinterpretação da música medieval galego-portuguesa que começou no primeiro terço do século XX. Desde meados do século e até às últimas décadas, Fernando Correia de Oliveira compôs diversas obras de inspiração medieval. Serviu-se para isso da aplicação do seu próprio sistema de composição explicado no método Simetria sonora(1969), com o que conseguiu resultados satisfatórios no objetivo de evocar a música medieval sem perder o sabor abstrato da atualidade atonal. Teve contato com a Galiza (Norte), bem como alguns dos seus mestres e antecessores, e criou sobre a música de Martim Codax e Afonso o Sábio, e sobre textos de Dom Dinis, Luís de Camões e do Cancioneiro de Elvas. O presente estudo aborda uma destas obras inserida na série Serões da Rainha e Senhora minha, inspirada na memória da esposa, a cantora Maria Feliciana Sampaio.

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

Rei-Samartim, I. (2021). Fernando Corrêa de Oliveira e a música medieval galego-portuguesa. Diacrítica, 35(2), 3–28. https://doi.org/10.21814/diacritica.663