Futurismo russo e Cubo-Futurismo: O legado de Vladimir Mayakovsky

Autores

  • Helena Guimarães Ustimenko
  • Yana Baryshnikova Marques

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.647

Palavras-chave:

Futurismo, Cubo-futurismo, Mayakovsky, Poéticas visuais

Resumo

O presente artigo centra-se num estudo comparativo das poéticas da vanguarda russa que incluem variações literárias e artísticas desenvolvidas na primeira metade do século XX. Nele analisa-se o aparecimento do Futurismo e Cubo-futurismo russos e apontam-se as características que os distinguem dos movimentos artísticos europeus que estiveram na sua génese, refletindo-se ainda sobre os primeiros poetas destes movimentos e a sua reconceptualizacão da arte. O case study deste trabalho apoia-se no legado de Vladimir Mayakovsky, mais precisamente no seu contributo como artista e poeta de vanguarda na Rússia, focando-se a nossa análise em questões tais como a expressividade visual da sua poesia, as experiências com o ritmo e rima do verso, a fragmentação e justa posição de palavras e a criação de neologismos. A breve análise semiótica reflete as técnicas artísticas, utilizadas nas suas pinturas e desenhos (Cubo-futurismo). A principal metodologia utilizada é o estudo descritivo e comparativo, baseando-se a fundamentação na teoria de Roman Jakobson, entre outros.

Referências

Antokolsky, P.A. (1973). Os Contemporâneos. A força do Vietnam. Alguns resultados. Volume 4 [Sovremenniki. Sila V’etnama. Nekotorye itogi]. Moscovo: Khudozhestvennaya literatura.

Brodsky, N., & Sidorov, N. (Eds.). (2000). Manifestos literários. Do simbolismo até "Outubro" [Literaturnie Manifesti. Ot simvolizma do "Oktaybrya"]. Consultado em https://ruslit.traumlibrary.net/book/sbornik-literaturnie-manifesty/sbornik-literaturnie-manifesty.html.

Brown, E. (1973). Mayakovsky: A Poet in the Revolution. New Jersey: Princeton University Press.

Burlyuk, D. et al. (1910). Viveiro de juízes [Sadoksudei]. São Petersburgo: Zhuravl. Consultado em https://ruslit.traumlibrary.net/book/futuristy-sadoksudey/futuristy-sadoksudey.html.

Burlyuk, D. et al. (1913). Viveiro de juízes II. [Sadok sudei II]. Consultado em https://ruslit.traumlibrary.net/book/futuristy-sadoksudey2/futuristy-sadoksudey2.html.

Calinescu, M. (1987). Five Faces of Modernity: Modernism, Avant-Garde, Decadence, Kitsch, Postmodernism. Durham: Duke University Press.

Campos, A.de, Campos, H.de, & Schnaiderman, B. (2001). Poesia russa moderna. 6ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Perspectiva. [1968]

Grigorenko, V. (Ed.). (1963). V. Mayakovsky na lembrança dos seus contemporâneos [V. Mayakovsky v vospominaniyakh sovremennikov]. Moscovo: Goslitizdat.

Guggenheim Museum et al. (1992). The Great Utopia. The Russian and Soviet Avant-Garde, 1915–1932. New York. Consultado em https://archive.org/details/grerussi00schi.

Guimarães, H. (2012). A arte de vanguarda: Mayakovsky ou a Nuvem de Calças (2012). In V. Shatalin (Ed.), Mundo Russo (pp. 155–170). Lisboa: Edições Colibri.

Hyde, G. (1991). Russian Futurism. In M. Bradburry & J. McFarlane (Eds.), Modernism: A Guide to European Literature 1890–1930 (pp. 259–273). London: Penguin Books.

Huyssen, A. (2011). A cultura de massas como mulher. O 'outro' do modernismo. In A.G. Macedo & F. Rayner (Eds.), Género, Cultura Visual e Performance (pp. 167–185). Braga: CEHUM.

Jakobson, R. (1987). Language in literature. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Jakobson, R. (1997). My futurist years [Jakobson-Budetljanin]. (Trad. Stephen Rudy) New York: Marsilio Publishers.

Kamensky, V. (1931). O Caminho do entusiasta [Put entusiasta]. Consultado em https://ruslit.traumlibrary.net/book/kamenskiy-put-entuziasta/kamenskiy-put-entuziasta.html.

Kantor, M. (2008). As mandíbulas lentas da democracia [Meddlennye chelyusti demokratii]. Moscovo: AST/Astrel.

Kassil, L.A. (1959). Mayakovsky – ele próprio. Esboço da vida e da obra do poeta [Mayakovsky – sam. Ocherk zhizni i raboty poeta]. Consultado em https://thelib.ru/books/kassil_lev_abramovich/mayakovskiy_sam_ocherk_zhizni_i_raboty_poeta-read-10.html.

Krasitsky, S. R. (2002). Poetas Burlyuk [Poety Burlyuki]. In A.S. Kushner et al. (Eds.), David Burlyuk, Nikolai Burlyuk: Poemas [David Burlyuk, Nikolai Burlyuk: Stikhotvoreniya] (pp. 5–66). São Petersburgo: Akademichesky Proekt.

Kristeva, J. (1985). La Révolution du langage. Paris: Éditions du Seuil.

Marcadé, J.-C. (1986). Peinture et Poésie Futuristes. In Jean Weisgerber (Dir.), Les Avant-gardes littéraires au XXesiècle, vol. II Théorie (pp. 963–979). Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins; Budapest: Akadémiai Kiádo. DOI: https://doi.org/10.1075/chlel.v.13mar

Marinetti, F.T. (2006). Technical Manifesto of Futurist Literature. In id., Critical Writings (pp. 190–207). G. Berghaus (Ed.). New York: Farrar, Straus and Giroux.

Marinetti, F.T. et al. (2009). I manifesti del Futurismo. Consultado em https://www.gutenberg.org/files/28144/28144-h/28144-h.htm.

Mayakovsky, V. et al. (1912). Uma bofetada no gosto público [Poshoshina obshestvennomu vkusu]. Consultado em https://ruslit.traumlibrary.net/book/futuristy-pov/futuristy-pov.html.

Mayakovsky, V. (1969). Como Fazer Versos. Lisboa: Publicações Dom Quixote.

Mayakovsky, V. (2003). Lettres à Lili Brik (1917–1930). Paris: Gallimard. [1969]

Tretyakov, S. (1923). De onde e para onde? [Otkuda i kuda?]. In V. Mayakovsky (Ed.), LEF Zhurnal Levogo Fronta No1. (pp. 192–203). Moscovo: Pechatnya Yakovleva.

Weisgerber, J. (Dir.). (1986). Les Avant-gardes littéraires au XXesiècle, vol. II Théorie. Amsterdam / Philadelphia: John Benjamins; Budapest: Akadémiai Kiádo. DOI: https://doi.org/10.1075/chlel.v

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

Ustimenko, H. G., & Marques, Y. B. (2021). Futurismo russo e Cubo-Futurismo: O legado de Vladimir Mayakovsky. Diacrítica, 35(2), 130–145. https://doi.org/10.21814/diacritica.647