As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado

Autores

  • Luís Pipa Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM); Departamento de Música, Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5203

Palavras-chave:

Dedilhação, Eurico Thomaz de Lima, Álbum para piano, Gradual

Resumo

A criação de peças e exercícios para jovens pianistas tem sido, ao longo da história, uma preocupação de alguns dos mais importantes autores. As obras intituladas Álbum para a Juventude de R. Schumann e P. Tchaikovsky são um perfeito exemplo da criação de peças acessíveis para alunos principiantes e mais avançados. O compositor, pianista, e pedagogo português Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) criou Gradual. 28 Peças para a mocidade, um álbum organizado sequencialmente por critérios de dificuldade progressiva. Herdeiro de uma escola pianística de grande robustez, personalizada por A. Rey Colaço e J. Vianna da Motta, seus mestres no Conservatório de Lisboa, Thomaz de Lima incluiu em Gradual indicações exaustivas de dedilhação. Estas destinar-se-iam a guiar os jovens, proporcionando-lhes princípios sólidos desde uma fase precoce da sua aprendizagem. Neste artigo procura-se enfatizar a influência que figuras como A. Gilis, J. Barrozo Netto e J. Vianna da Motta exerceram nos métodos utilizados na conceção e organização de Gradual. Examina-se, paralelamente, dedilhações de Thomaz de Lima nas suas próprias composições e em obras que apresentava em concerto. Através de uma análise pormenorizada das minuciosas dedilhações para as vinte e oito peças do Gradual, verifica-se que estas revelam uma elevada consistência de princípios técnicos, lançando as bases para um crescimento harmonioso e sólido do jovem pianista.

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Publicado

24-10-2023

Como Citar

Pipa, L. (2023). As dedilhações do álbum Gradual para piano de Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) como evidência de um pensamento técnico consolidado. Diacrítica, 37(1), 47–73. https://doi.org/10.21814/diacritica.5203

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Secção

Artigos Temáticos