Da sarabanda à dialética: um breve percurso das ideias estéticas de Antonio Candido
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5399Palavras-chave:
Antonio Candido, Crítica literária dialética, EstéticaResumo
Este artigo discute a complexa e dialética relação entre forma literária e processo social a partir de três estudos de Antonio Candido sobre o romance Memórias de um Sargento de Milícias (1853), de Manuel Antônio de Almeida. Considerada a descrição terminológica do crítico, bem como a sua notável aversão a quaisquer afiliações ortodoxas que tendem à simplificação e à imobilização do pensamento livre, procuramos incidir luz aos textos a fim de evidenciar continuidades, descontinuidades e, principalmente, afinidades teórico-metodológicas com as mais diversas tendências da crítica literária como, por exemplo: o marxismo, a sociologia, o estruturalismo, etc. Para além de uma circunstancial tentativa de seriação e evolução das ideias de Candido, a partir dos textos selecionados, almeja-se pari passu destacar a refinada visada de trabalho intelectual do autor em que se destaca um aguçado senso das afinidades eletivas existentes entre a literatura e a sociedade brasileiras.
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