Introdução
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5402Palavras-chave:
Eurico Thomaz de Lima, Arte Musical, Tradição e ModernidadeResumo
O presente número da revista Diacrítica tem a figura de Eurico Thomaz de Lima como referência e reúne um conjunto de estudos que se debruçam sobre o seu percurso artístico enquanto pianista, compositor e pedagogo. Herdeiro da tradição romântica centro-europeia do século XIX de influência germânica, Eurico, além de um intérprete virtuoso, revela nas suas obras para piano o gosto pelas raízes nacionais e uma linguagem pianística próxima do seu mestre Vianna da Motta (1868–1948). Alfredo Pinto (Sacavem), numa das suas Crónicas de Lisboa, publicadas semanalmente no Correio do Minho nas décadas de 20 e 30, afirma ter sido a última prova do curso de virtuosidade de Eurico Thomaz de Lima “um exame brilhantíssimo”. Curiosamente, o pianista pede-lhe que escreva no jornal local, que gostaria muito de tocar em Braga, o que viria a acontecer apenas muitos anos depois, quando passa a lecionar no conservatório da cidade.
Referências
Momentos da Vida, Crónicas de Lisboa. (1929, junho 14). Correio do Minho. Biblioteca Pública de Braga.
Thomaz de Lima, E. (1966, dezembro 11). O compositor Eurico Thomaz de Lima. Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Álbum “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.
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