Introdução

Autores

  • Elisa Lessa Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas, Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • David Cranmer Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM/IN2PAST), Universidade Nova de Lisboa, Lisboa, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.5402

Palavras-chave:

Eurico Thomaz de Lima, Arte Musical, Tradição e Modernidade

Resumo

O presente número da revista Diacrítica tem a figura de Eurico Thomaz de Lima como referência e reúne um conjunto de estudos que se debruçam sobre o seu percurso artístico enquanto pianista, compositor e pedagogo. Herdeiro da tradição romântica centro-europeia do século XIX de influência germânica, Eurico, além de um intérprete virtuoso, revela nas suas obras para piano o gosto pelas raízes nacionais e uma linguagem pianística próxima do seu mestre Vianna da Motta (1868–1948). Alfredo Pinto (Sacavem), numa das suas Crónicas de Lisboa, publicadas semanalmente no Correio do Minho nas décadas de 20 e 30, afirma ter sido a última prova do curso de virtuosidade de Eurico Thomaz de Lima “um exame brilhantíssimo”. Curiosamente, o pianista pede-lhe que escreva no jornal local, que gostaria muito de tocar em Braga, o que viria a acontecer apenas muitos anos depois, quando passa a lecionar no conservatório da cidade.  

Referências

Momentos da Vida, Crónicas de Lisboa. (1929, junho 14). Correio do Minho. Biblioteca Pública de Braga.

Thomaz de Lima, E. (1966, dezembro 11). O compositor Eurico Thomaz de Lima. Diário de Notícias. Espólio Eurico Thomaz de Lima [Álbum “Ilha da Madeira (1965–1967)”]. Universidade do Minho.

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Publicado

24-10-2023

Como Citar

Lessa, E., & Cranmer, D. (2023). Introdução. Diacrítica, 37(1), 1–2. https://doi.org/10.21814/diacritica.5402

Edição

Secção

Artigos Temáticos