O divino feminino na arte de Ana Mendieta e Clara Menéres
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.5819Palavras-chave:
Ecofeminismo, Género, Earthart, Ana Mendieta, Clara MenéresResumo
Este trabalho evidencia, através da obra das artistas Ana Mendieta e Clara Menéres, as ações que floresceram nos anos 1960 e 1970. Um período rico em transformações sociais que envolviam questões políticas, de género, raciais, culturais, religiosas e que repercutem até na atualidade. Estas artistas lutaram contra a visão engessada da sombra patriarcal ainda forte no período, posicionando-se e ressignificando tradições ancestrais onde o feminino tinha um protagonismo ligado à fertilidade, à terra, à criatividade e aos cuidados com a natureza. Vê-se assim o surgimento de obras de arte provocadoras e transformadoras de significado profundo e actual que tiveram por base o ecofeminismo, enquanto forma de ativismo, luta pelos direitos da sensibilidade e visão feminina e pelo cuidado com a natureza, que ainda se encontram tão aviltados por interesses capitalistas e de explorações patriarcais. Partindo de uma metodologia qualitativa documental e semiótica, foram analisadas iconograficamente obras das artistas, em particular a série Siluetas de Ana Mendieta e Mulher-Terra-Viva de Clara Menéres, à luz de ideias filosóficas de autoras como Stengers e Starhawk, de palavras das próprias artistas, bem como dos contextos sociais e religiosos das mesmas. Este artigo pretende contribuir para lançar mais luz sobre o lado místico da obra artística de duas mulheres hispânicas da mesma época que, nunca se tendo cruzado, têm tanto em comum e cuja relação merece ser articulada.
Referências
Beardsworth, S. (2004). Julia Kristeva: Psychoanalysis and modernity. State University of New York Press.
Beauvoir, S. de. (1970). O Segundo sexo. Difusão Europeia do Livro.
Blocker, J. (1999). Where is Ana Mendieta?: Identity, performativity, and exile. Duke University Press.
Catálogo Descritivo da Exposição Alternativa Zero. (1977). Tendências polémicas na arte portuguesa contemporânea. Secretaria de Estado e Cultura.
Cabañas, K. (1999). Ana Mendieta: “Pain of Cuba, Body I Am”. Women’s Art Journal, 20(1), 12–17.
Carmo, I. (2008). A realidade portuguesa e o Maio de 68. Revistas Científicas da UCP.
Donna Performer. (2013, 10 junho). ANA MENDIETA - utilizzando la terra come tela e l’anima come strumento. https://donnaperformer.wordpress.com/2013/06/10/alfabeto-visionario-e-materico-magico-e-poetico-politico-e-progressista/
Eliade, M. (2010). Tratado de história das religiões. Martins Fontes.
Eliade, M. (2018). O sagrado e o profano: a essência das religiões. Martins Fontes.
Ferreira, C. (2020a, 6 fevereiro). “RITMO”: Marina Abramovic e Clara Menéres. Mutante Magazine. Recuperado de https://mutante.pt/2020/02/ritmo-marina-abramovic-e-clara-meneres/
Ferreira, C. (2020b, 7 abril). “Mulher-Terra-Viva”: a Ferida / Clara Menéres. Mutante Magazine. https://mutante.pt/2020/04/mulher-terra-viva-a-ferida-clara-meneres/
Filha, V. (2021). Existir/Ocupar/Resistir: o Corpo e a Experiência de Mulheres Artistas no Brasil e em Portugal (Anos 60 e 70). Universidade de Coimbra.
Forte, J. (1988). Women’s Performance Art: Eminism and postmodernism. Theatre Journal, 40(2), 217–235.
Fortes, L. (2023, 18 outubro). A trajetória de Ana Mendieta a partir das exposições Silhueta em Fogo e Terra Abrecaminhos. SP–Arte. https://www.sp-arte.com/editorial/a-trajetoria-de-ana-mendieta-a-partir-das-exposicoes-silhueta-em-fogo-e-terra-abrecaminhos/
Fundação Calouste Gulbenkian. (s.d.). Papisa ou Coincidentia Oppositorum ou Energia I [Escultura de Clara Menéres]. Centro de Arte Moderna. https://gulbenkian.pt/cam/works_cam/papisa-ou-coincidentia-oppositorum-ou-energia-i-154416/
Heartney, E. (2004, novembro). Rediscovering Ana Mendieta. Art in America, 92, 139–194.
Jung, Carl. (1988). AION - Estudos sobre o simbolismo do Si-Mesmo. Editora Vozes.
Kristeva, J. (1982). Desire in Language – A Semiotic Approach to Literature and Art. Columbia Press University.
Lamoni, G. (2023). A ambas as extremidades da cadeia: algumas reflexões sobre as relações entre artes plásticas e feminismos nos anos setenta em Portugal. MODOS: Revista de História da Arte, 7(1), 493–517. https://doi.org/10.20396/modos.v7i2.8672673
Lippard, L. R. (1983). Overlay: Contemporary art and the art of prehistory. The New Press.
Mack-Canty, C. (2004). Third wave feminism and the need to reweave the nature / culture duality. NWSA Journal, 16, 154–179.
Mendieta, A. (1977). Untitled (Imagen de Yagul) [Fotografia]. https://www.wikiart.org/pt/ana-mendieta/untitled-imagen-de-yagul-1977
Mendieta, A. (1977a). Silueta Series [Fotografia colorida, impressão original]. The Third Eye. http://www.thethird-eye.co.uk/soul-silhouette-on-fire-by-ana-mendieta/
Mendieta, A. (1988). Artist Statement. In P. Phelan & H. Reckitt (Eds.) (2001), Art and feminism. Phaidon Press.
Mendieta, A. (s.d.). Artist Statement. The Estate of Ana Mendieta Collection Archives. Galerie Lelong. https://www.galerielelong.com/artists/estate-of-ana-mendieta
Menéres, C. (1977). Texto sem título. AAVV (org. de E. M. de Melo e Castro). Representação portuguesa à XIV Bienal de São Paulo / XIV Bienal de São Paulo. MNE/SEC/SNBA.
Menéres, C. (2000). Auto-retrato: Clara Menéres. Faces de Eva. Estudos sobre a Mulher, 4.
Miranda, D. (2023). A fronteira como evocação [texto patente na Exposição Ana Mendieta, Silhueta em Fogo]. SESC.
Neumann, E. (2021). A Grande Mãe – Um estudo fenomenológico da constituição feminina do inconsciente. Editora Cultrix.
NYPL. (2018). You say you want a revolution: Remembering the 60s [Catálogo de Exposição]. New York Public Library, 19 de janeiro a 01 de setembro de 2018.
Oliveira, L. (2018, 11 maio). Clara Menéres, ser mulher em liberdade total. Público. https://www.publico.pt/2018/05/11/culturaipsilon/comentario/ser-mulher-em-liberdade-total-1829702
Ortega, M. (2004). Exiled space, in-between space: Existential spatiality in Ana Mendieta's Siluetas series. Philosophy and Geography, 7(1), 25–41. https://doi.org/10.1080/1090377042000196001
Phelan, P. (2007). The Returns of Touch Feminist Performances 1960-80. https://www.amherst.edu/system/files/media/0765/Butler_Returns_of_Touch.pdf
Rauch, H., & Suro, F. (1992). Ana Mendieta’s Primal Scream (English Edition). Americas. https://www.thefreelibrary.com/Ana+Mendieta%27s+primal+scream.-a013665466
Shiva, V. (1991). Abrazar la vida: Mujer, ecología y supervivencia (Ana E. Guyer & Beatriz Sosa Martinez, Trads.). Instituto del Tercer Mundo.
Shiva, V. (2017). Valores femininos devem nos guiar rumo à sociedade do bem-estar. A. Akatu. https://akatu.org.br/valores-femininos-devem-nos-guiar-rumo-a-sociedade-do-bem-estar
Siegler, S. (2018). Tracing feminism’s effects on Ana Mendieta, and Ana Mendieta’s effects on feminism. Bowdoin Journal of Art, 4.
Siliprandi, E. (2000). Ecofeminismo: contribuições e limites para a abordagem de políticas ambientais. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, 1(1), 61–71.
Starhawk. (1993). A dança cósmica das feiticeiras: guia de rituais à grande Deusa. Nova Era.
Stengers, I. (2009). Au temps des catastrophes : Résister à la barbarie qui vient. La Découverte.
Stengers, I. (2017). Reativar o animismo. Caderno de Leituras, 62. http://chaodafeira.com/catalogo/caderno-n-62-reativar-o-animismo.
Sztutman, R. (2018). Reativar a feitiçaria e outras receitas de resistência – pensando com Isabelle Stengers. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 69, 338–360. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p338-360
The Third Eye. (s.d.). Soul silhouette on fire by Ana Mendieta. http://www.thethird-eye.co.uk/soul-silhouette-on-fire-by-ana-mendieta/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 José Eliézer Mikosz, Teresa Lousa

Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.