Introdução
DOI:
https://doi.org/10.21814/diacritica.6001Palavras-chave:
Guitarra clássica, Revista Diacrítica, Vol. 38.2., Investigação musical, Performance, RepertórioResumo
O I Congresso Guitarrístico de Braga foi realizado no mês de setembro de 2022 no Edifício dos Congregados, na Universidade do Minho. O evento científico foi organizado pelo Grupo de Investigação em Artes (GiArtes), Núcleo de Investigação em Música (NIM), e contou com os apoios do Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas (ELACH) e do Departamento de Música, Universidade do Minho. Teve como principal objetivo colocar em evidência temas atuais de investigação sobre guitarra clássica, focando quatro eixos temáticos: 1) A investigação em performance musical no caso da guitarra: o estado da arte; 2) Discussão sobre aspetos técnico/interpretativos do repertório para guitarra; 3) A guitarra no contexto da música de câmara: repertórios e questões atuais; 4) O ensino da guitarra clássica nos vários níveis e contextos: questões teóricas e pedagógicas. Este evento deu lugar à elaboração do dossier temático do presente volume da Revista Diacrítica — Contextos, práticas e repertório(s) para Guitarra Clássica: perspetivas e temas atuais de investigação, que inclui nove artigos internacionais representativos que evidenciam a vitalidade e o interesse em torno das múltiplas abordagens à Guitarra Clássica, contribuindo para o conhecimento nesta área específica. Na introdução ao volume são ainda apresentados os artigos que compõem a secção Varia e que exploram temas literários e culturais.
Referências
Aviñoa, X. (1985). La guitarra. Ediciones Daimon.
Carlevaro, A. (2007). Guitar masterclass: Technique, analysis & interpretation of 12 Studies of Heitor Villa-Lobos (1929). Chanterelle.
Coelho, V. (Ed.). (2003). The Cambridge companion to the guitar. Cambridge Univeristy Press.
Dell’Ara, M. (1988). Manuale di storia della chitarra: Vol. I. La chitarra antica, classica e romantica. Bèrben.
Gilardino, A. (2012). Andrés Segovia: L'uomo, l'artista. Edizioni Curci.
Gilardino, A. (2018). Mario Castelnuovo-Tedesco: Un fiorentino a Beverly Hills. Edizioni Curci.
Glise, A. (2014). Classical guitar pedagogy. Mel Bay Publications.
Glise, A. (2016). The guitar: In History and Performance Practice from 1400 to the 21st Century. Aevia Publications.
Marrington, M. (2021). Recording the classical guitar. Routledge.
Martín-Gil, D. (2023). The classical guitar in Spain, Portugal, Italy & Germany. A general approach to its history. NAEM.
Melo, F. (2010). Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Em S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX (p. 417). Círculo de Leitores.
Mitéran, A. (1997). Histoire de la guitare. Zurfluh.
Neri de Caso, L. (2010). Regino Sainz de la Maza (1896-1981) y el renacimiento guitarrístico del siglo XX. Revista de Musicología, 33(1/2), 555-62.
Nuti, G. (1988). Manuale di storia della chitarra: Vol II. La chitarra nel ventesimo secolo. Bèrben.
Offermann, T. (2019). Modern guitar technique: Integrative movement theory for guitarists. Ut Orpheus.
Pereira, M. F., & Gloeden, E. (2012). De maldito a erudito: caminhos do violão solista no Brasil. Revista Composição UFMS, 10, 68-91.
Romanillos, J. L. (1990). Antonio de Torres, guitar maker: His life & work. Kahn & Averill.
Rosa, J. C. (2010). Escola de Música do Conservatório Nacional. Em S. Castelo-Branco (Ed.), Enciclopédia da Música em Portugal no séc. XX (pp. 415-417). Círculo de Leitores.
Schmitz, A. (1983). Das Gitarrenbuch. Geschichte, Instrumente, Interpreten. Krüger.
Summerfield, M. J. (2003). The classical guitar: Its evolution, players and personalities since 1800. Hal Leonard Corporation.
Turnbull, H. (1974). The Guitar: From the Renaissance to the present day. Batsford.
Wade, G. (2010). A concise history of the classic guitar. Mel Bay Publications.
Westbrook, J. (2005). The century that shaped the guitar: From the birth of the six-string guitar to the death of Tárrega). Crisp Litho Ltd.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Pedro Moreira, Ricardo Barceló
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.