Rumo a uma avaliação profunda da prática artística de Zoulikha Bouabdellah. Conversa e escuta ativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.6058

Palavras-chave:

Intorspeção, Alteridade, Hibridação cultural, Emancipação

Resumo

Nesta entrevista-conversa, Zoulikha Bouabdellah analisa o impacto de sua infância em seu posterior desenvolvimento como artista visual. Ela relata sua transição para a França na década de 1990, quando ainda era adolescente – um processo que a confrontou com sua identidade e com os estereótipos orientalistas que recaíam sobre ela devido à sua origem. A artista destaca que suas vivências culturais e pessoais, moldadas pela experiência do desenraizamento, informam sua prática artística desde o início. Essas experiências a impulsionaram à introspecção e, consequentemente, à criação de obras abertas a múltiplas interpretações. Suas obras empregam diversos meios, como o desenho, a videoarte e a colagem. Sua produção pode ser vista como uma afirmação de liberdade – uma forma de se expressar por meio do corpo em movimento. Também serve para destacar a sua identidade como mulher, artista e sujeito político.

Referências

Antoni, J., & Hatoum, M. (1998). Mona Hatoum. BOMB, 63, 54–61. http://www.jstor.org/stable/40425560

Bardaouil, S., & Fellrath, T. (2014). Summer autumn winter...and spring. Conversations with artists from the Arab world. Skira.

Bouabdellah, Z. (2017). Deseo de libertad. Awraq. Estudios sobre el mundo árabe e islámico contemporáneo, (15), 215–225. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6334224Enwezor, O. (2003). The postcolonial constellation. Contemporary art in a state of permanent transition. Research in African Literatures, 34(4), 57–82. http://www.jstor.org/stable/4618328

Farzin, M. (2012, Summer). The imaginary elsewhere. How not to think about diasporic art. Bidoun, (27). https://bidoun.org/articles/the-imaginary-elsewhere

Ramadan, D. (2004, n.d.). Regional emissaries. Geographical platforms and the challenges of marginalisation in contemporary Egyptian Art. Apexart. https://apexart.org/conference/ramadan.htm

Spivak, G. C. (2003). Can the subaltern speak? In C. Nelson & L. Grossberg (Eds.), Marxism and the interpretation of culture (pp. 271–313). University of Illinois Press.

Sultan, M. (2019, Winter 2019/2020). Myriam Ben Salah. Missed connections. Art Papers. https://www.artpapers.org/myriam-ben-salah-missed-connections/

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

Chouati, Y. (2025). Rumo a uma avaliação profunda da prática artística de Zoulikha Bouabdellah. Conversa e escuta ativa. Diacrítica, 39(1), 210–220. https://doi.org/10.21814/diacritica.6058