Sobre a Revista
Ética, Política & Sociedade é uma revista académica com revisão por pares dedicada à publicação de contribuições de alto nível nos domínios da Filosofia e Teoria Política, assim como da Ética Normativa e Aplicada. Embora aberta a todos os temas e abordagens nestas áreas do conhecimento, a revista privilegia as questões ligadas às teorias da justiça, da democracia e do reconhecimento, assim como as questões éticas relacionadas com o desenvolvimento científico e tecnológico e os seus impactos sociais e ambientais. Ética, Política & Sociedade aceita originais em inglês, português e espanhol, tanto com um enfoque diretamente contemporâneo, como recorrendo à história da Filosofia Moral e Política para lançar luz sobre problemas relevantes no nosso tempo.
Frequência da publicação: Anualmente.
Política de acesso: Esta é uma revista de acesso livre, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente para o utilizador ou para a sua instituição. Os utilizadores estão autorizados a ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou ligar aos textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro fim lícito, sem pedir autorização prévia ao editor ou ao autor. Acesso aberto segundo a licença Creative Commons Attribution 4.0 License (CC BY 4.0)
Os autores mantêm os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação. Os autores estão autorizados a disponibilizar a versão do texto publicado em repositórios institucionais ou outras plataformas de distribuição de trabalhos académicos.
O acesso da Revista aos autores que desejem publicar os seus trabalhos é gratuito. Não são cobradas quaisquer taxas pelo envio, tratamento e/ou publicação dos textos submetidos.
Declaração ética (padrões de qualidade e integridade académica):
A revista EP&S procura nortear-se por elevados padrões de qualidade e integridade científica. Para desencorajar e evitar o plágio, solicitará aos autores, após a aceitação dos seus artigos, que declarem que os mesmos não foram publicado antes e noutro lugar e ser inteiramente da sua inteira lavra.
Detetando-se, antes ou depois da publicação, cometimento de fraude, os editores empenhar-se-ão em confrontar o autor com a situação e informar a instituição à qual se encontra afiliado do caso.
Todos os agentes envolvidos na publicação devem explicitar a existência de qualquer previsível conflito de interesses, indicando fontes de financiamento da pesquisa quando relevante.
Processo de revisão por pares:
1. Os artigos propostos à EP&S para publicação são submetidos à emissão de pareceres por dois avaliadores (ou mais, quando necessário) na respetiva área científica em que o texto se enquadra. Os artigos são enviados sob anonimato aos revisores internos e externos da revista, a quem é solicitado um parecer, de acordo com a ficha de avaliação adotada pela Revista, que tenha em conta:
• a adequação às normas de publicação da Revista;
• a adequação do tema do artigo ao âmbito da Revista;
• a pertinência;
• a originalidade;
• a pertinência da metodologia crítica;
• a clareza da apresentação;
• a argumentação e relação entre hipóteses de partida e resultados.
2. Os pareceres deverão incluir uma recomendação de entre as seguintes: publicar sem quaisquer modificações; publicar com pequenas modificações; publicar com modificações significativas; não publicar.
3. Os revisores devem fundamentar as suas avaliações com argumentos claros e estritamente académicos, evitando comentários subjetivos. Os revisores devem explicitar a existência de qualquer previsível conflito de interesses. Solicitar-se-á aos revisores que elaborem a sua avaliação em 6 semanas.
Política de Preservação Digital
Esta revista encontra-se digitalmente preservada através do serviço do Public Knowledge Project PKP PN.