UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL DO NÃO-RECONHECIMENTO

Autores

  • Douglas Giles Associate Fellow, School of Philosophy and Art History, University of Essex

DOI:

https://doi.org/10.21814/eps.1.1.48

Palavras-chave:

reconhecimento, injustiça, Honneth, justiça social, não-reconhecimento

Resumo

Seguindo Axel Honneth, aceito que o reconhecimento é parte integrante da auto-realização dos indivíduos e da justiça e que os casos de nãoreconhecimento são injustiças que causam ferimentos. A mudança de abordagem para o não-reconhecimento que eu defendo é substituir uma imagem macrossocial de alto nível de desconhecimento por uma imagem fenomenológica de dimensões múltiplas de comportamentos de reconhecimento misto que oferece maior poder explicativo. Este artigo explica por que é necessária uma visão multidimensional do não-reconhecimento e explora as várias maneiras pelas quais o engajamento com as normas patológicas ou o desengajamento dos indivíduos conduzem a injustiças de não-reconhecimento e a compreensão de comportamentos em termos de duas dimensões - normas e indivíduos - ilumina causas de injustiça. A visão multidimensional do reconhecimento misto substitui a visão binária de Honneth do não-reconhecimento como contrário à noção de reconhecimento, sem substituir as concepções de Honneth sobre o valor do reconhecimento.

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Publicado

2023-09-26

Como Citar

Giles, D. (2023). UMA VISÃO MULTIDIMENSIONAL DO NÃO-RECONHECIMENTO. Ética, Política & Sociedade, 1, 9–38. https://doi.org/10.21814/eps.1.1.48