PRAGMATISMO POLÍTICO E ÉTICA NO ARTHASHASTRA DE KAUTYLA: CONTRADIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE

Autores

  • Shreya Bhattacharya University of Oxford
  • Kankana Saikia University of Delhi

DOI:

https://doi.org/10.21814/eps.2.1.87

Palavras-chave:

Kautilya, Arthashastra, não-ocidente, ciência política, pragmatismo político, ética

Resumo

Haverá sempre uma contradição intrínseca entre o pragmatismo político e a ética? Este artigo explora este tema através do realismo do tratado político clássico indiano, o Arthashastra, escrito por Kautyla. Ele era o conselheiro principal do Imperador Chandragupta Maurya (c. 317-293 B.C.E), tendo sido reconhecido como o primeiro a consolidar o subcontinente Indiano como um império submetido a um controlo centralizado. É amplamente consensual que Kautyla foi pioneiro em desenvolver uma “ciência política”, a qual representava um grande avanço, quer em relação às preocupações moralistas, espirituais e ascéticas da Filosofia Política indiana, quer em relação às suas especulações religiosas, as quais tinham sido até então dominantes. Kautyla esbateu a distinção entre moralidade e utilidade política. Muita da teoria política tradicional continua a ignorar o contributo de Kautyla relativamente à a moralidade na realpolitik e a sua persistente influência em sociedades não ocidentais. O seu tratado representa uma via significativa para explorar os dilemas relacionados com a procura ativa de finalidades éticas, sem perder de vista os imperativos atinentes ao pragmatismo politico – uma preocupação que se manteve até aos dias de hoje.

Referências

Ali, S. (2006). Kautilya and the Concept of Good. The Indian Journal of Political Science, 67(2), 375-380.

Boesche, R. (2003). Kautilya's Arthasastra on War and Diplomacy in Ancient India. The Journal of Military History, 67(1): 9-37. DOI: https://doi.org/10.1353/jmh.2003.0006

Chakrabarty, D. (2007). Provincializing Europe. Princeton, NJ: Princeton University Press.

Chousalkar, A. (1981). Political Philosophy of Arthashastra Tradition. The Indian Journal of Political Science, 42(1): 54-66.

Kautilya (1992). The Arthashastra: Part II of The Kautilya Arthashastra (R.P. Kangle, Ed. and Trans.). Delhi: Motilal Banardisass, 1992.

Kosambi, D. D. (1994). The Culture and Civilisation of Ancient India. Delhi: Vikas Publishing House.

Krishna Rao, M. V. (1958). Studies in Kautilya. New Delhi: Munshi Ram Manohar Lal.

Mercer, M. D. (1993). On a Pragmatic Argument against Pragmatism in Ethics. American Philosophical Quarterly, 30(2): 163-173.

Palmer, N. D. (1955). Indian and Western Political Thought: Coalescence or Clash? The American Political Science Review, 49(3): 747-761. DOI: https://doi.org/10.2307/1951436

Prasad, D. (1978). Politics and Ethics in Kautilya’s. The Indian Journal of Political Science, 39(2): 240-249.

Singh, G. P. (1993). Political Thought in Ancient India. New Delhi: D.K. Printworld.

Verma, V. P. (1959). Hindu Political Thought and Its Metaphysical Foundation. (2nd ed.). New Delhi: Motilal Banarasidas.

Zimmer, H. (1967). Philosophies of India. Princeton, N.J.: Princeton University Press

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Bhattacharya, S. ., & Saikia, K. . (2023). PRAGMATISMO POLÍTICO E ÉTICA NO ARTHASHASTRA DE KAUTYLA: CONTRADIÇÃO OU COMPLEMENTARIDADE. Ética, Política & Sociedade, 2, 111–121. https://doi.org/10.21814/eps.2.1.87

Edição

Secção

LYING AND HYPOCRISY IN POLITICS AND MORALITY, WITH RUTH GRANT