A ERÓTICA COMO RAMO DA FILOSOFIA: O LEGADO DE DIOTIMA DE MANTINEA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/eps.4.1.191

Palavras-chave:

Mulheres Filósofas, Diotima de Mantinea, Erótica, História da Filosofia, Ramos da Filosofia, Tradição Ocidental do Pensamento das Mulheres

Resumo

A figura e o discurso de Diotima de Mantinea no Simpósio de Platão tiveram uma influência decisiva na tradição ocidental do pensamento feminino e na fundação de um ramo “oculto” da filosofia: a Erótica, ou seja, a consideração filosófica do amor, da sexualidade, da identidade de género, das relações interpessoais e, particularmente, das relações de philia, tais como a amizade. Embora a Erótica não se tenha estabelecido como uma das subdivisões canónicas da filosofia, numerosos textos e teorias provam a sua existência desde a antiguidade até aos dias de hoje. Diotima e outras filósofas são a prova de que as questões da Erótica suscitaram um interesse constante na tradição ocidental do pensamento feminino. Tornar a Erótica visível como um ramo da filosofia situa as contribuições das mulheres pensadoras no cânone filosófico, transformando-o.

Referências

Arendt, H. (2003). Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política (A. Poljak, Trans.). Península.

Aspasia de Mileto (1994). Testimonios y discursos (J. Solana Dueso, Ed.). Anthropos.

Birulés, F. (2011). Introducción. In F. Birulés & R. Rius Gatell (Eds.), Pensadoras del siglo XX. Aportaciones al pensamiento filosófico femenino (pp. 7–13). Instituto de la Mujer. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctvt9k5pv.4

Bloom, H. (1995). The Western Canon: The books and school of the ages. Riverhead Books.

Burke, P. (2000). Formas de historia cultural (B. Urrutia, Trans.). Alianza.

Cavarero, A. (2014). Nonostante Platone. Figure femminili nella filosofia antica. Ombre Corte.

Chávez Alvarez, F. (1991). “Die brennende Vernunft”. Studien zur Semantik der ‘rationalitas’ bei Hildegard von Bingen. Formmann-Holzboog.

Collin, F. (2006). Praxis de la diferencia. Liberación y libertad (Marta Segarra, Ed.). Icaria.

De Beauvoir, S. (2019). El segundo sexo (A. Martorell, Trans.). Cátedra.

De Pizan, C. (2009), Le hcemin de longue étude (A. Tarnowski, Ed.). Le Livre de Poche.

Galagarza Alfaro, B. E. (2018). ‘En disposición para amar’: Deseo, sexualidad y virtud en los modelos eróticos del Banquete de Platón [Master’s thesis, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio de Tesis PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/13725

Gilleir, A., Montoya, A. C. & S. Van Dijk (Eds.). (2010). Women writing back / Writing women back – Transnational perspectives from the late Middle Ages to the dawn of the Modern Era. Brill. DOI: https://doi.org/10.1163/ej.9789004184633.i-384

Granada, M. A. (1990). Mito versus retórica sofística. La dimensión mágica de la palabra en Platón. Convivium. Revista de Filosofía, 1, 25–39.

Hadot, P. (1998). ¿Qué es la filosofia antigua? (E. Cazenave Tapie Isoard, Trans.). Fondo de Cultura Económica.

Halperin, D. (1990). Why is Diotima a woman? Platonic eros and the figuration of gender. In D. Halperin, J. J. Winkler & F. I. Zeitlin (Eds.), Before sexuality: The construction of erotic experience in the Ancient Greek world (pp. 257–308). Princeton University Press. DOI: https://doi.org/10.1515/9780691221335-012

Han, B.-C. (2015). Agonie des Eros (4th ed.). Matthes & Seitz.

Hildegard of Bingen (2007). Expositiones evangeliorum. In B. M. Kienzle & C. A. Muessig (Eds.), Opera minora (pp. 185–333). Brepols.

Kelly, J. (1988). Early feminist theory and the Querelle des Femmes: 1400-1798. In Women, history, theory: The essays of Joan Kelly (pp. 65–109). University of Chicago Press.

Laurenzi, E. (2009). Christine de Pizan, ¿una feminsta ante litteram?. Lectora, 15, 301–314.

Martín, I. (2019). De Eros a Narciso. Tres lecturas sobre el deseo: Platón, Freud y Han. EPBCN.

Ménage, G. (2009). Historia de las mujeres filósofas (R. Rius Gatell, intro. and notes; M. Otero Vidal, Trans.). Herder.

Nails, D. (2002). The people of Plato: A prosography of Plato and other Socratics. Hackett Pub.

O’Neill, E. (1998). Disappearing Ink: Early Modern Women Philosophers and Their Fate in History. In J. A. Kourany (Ed.), Philosophy in av feminist oice. Critiques and reconstructions (pp. 17–62). Princeton University Press.

Pagés, A. (2018). Cenar con Diotima: Filosofia y feminidad. Herder.

Plato (1983). Convit. Diàlegs (E. Presas, Trans., Vol. VI). Fundació Bernat Metge.

Plato (2008). The Symposium (M. C. Howatson & F. C. C. Scheffield, Eds.; M. C. Howatson, Trans.). Cambridge University Press.

Porete, M. (1993). The mirror of simple souls (E. B. Babinski, intro. & trans.). Paulist Press.

Porete, M. (2001). L’espill de les ànimes simples (B. Garí, intro.; R. Aguadé, Trans.). Proa.

Rius Gatell, R. (Ed.). (1997). D’unes veus no previstes. Pensadores del XIII al XVII. Columna.

Segura Graíño, C. (Coord.) (2010). La querella de las mujeres. Análisis de textos. Al-Mudayna.

Segura Graíño, C. (Coord.) (2011). La querella de las mujeres III: La querella de las mujeres antecedente de la polémica feminista. Al-Mudayna.

Waithe, M. E. (1987–1991). A history of women philosophers (Vols. 1–3). Kluwe Academic Publishing. DOI: https://doi.org/10.1007/978-94-011-3790-4

Downloads

Publicado

2023-09-30

Como Citar

Rabassó, G. . (2023). A ERÓTICA COMO RAMO DA FILOSOFIA: O LEGADO DE DIOTIMA DE MANTINEA. Ética, Política & Sociedade, 4, 87–99. https://doi.org/10.21814/eps.4.1.191

Edição

Secção

5th BRAGA COLLOQUIUM IN THE HISTORY OF MORAL AND POLITICAL PHILOSOPHY