DA MORALIDADE INATA PARA UM NOVO ETHOS POLÍTICO: SIMONE WEIL COM CAROL GILLIGAN E JUDITH BUTLER
DOI:
https://doi.org/10.21814/eps.4.1.195Palavras-chave:
direitos, obrigações, necessidades, agressões, cuidado, preocupaçãoResumo
Em 1943, Simone Weil propôs substituir a Declaração dos Direitos Humanos por uma declaração das obrigações para com o equilíbrio das necessidades físicas e espirituais de todos os seres humanos, que permitisse comprometer e inspirar mais eficazmente as pessoas perante as correntes autocráticas e populistas dos tempos de crise. Afirmamos que a proposta de Weil, ainda pertinente hoje, pode ter sido posta de lado por causa da falta de uma dimensão fundamental de relacionalidade na sua noção de necessidades, dimensão essa que é proeminente na ‘antropologia filosófica’ de Judith Butler e Carol Gilligan, e que subjaz às suas (diferentes) visões de um novo ethos político. Do ponto de partida radical da moralidade inata, comum às três autoras, indicamos aqui como uma noção enriquecida das necessidades entrelaçadas, abrangendo tanto equilíbrio como relacionalidade, pode restaurar a viabilidade de uma declaração das obrigações humanas como uma fonte robusta de inspiração. Para esta combinação de equilíbrio e relacionalidade, a noção de Butler de não-violência agressiva é essencial.
Referências
Butler, J. (2005). Giving an account of oneself. Fordham University Press. DOI: https://doi.org/10.5422/fso/9780823225033.001.0001
Butler, J. (2020). The force of nonviolence. Verso.
Gabellieri, E. (2015, November 23). Enracinement, religion et mystique chez S. Weil [Paper presentation]. Académie des sciences morales et politiques, Paris. https://academiesciencesmoralesetpolitiques.fr/2015/11/23/enracinement-religion-et-mystique-chez-s-weil/
Gessen, M. (2020, February 6). Judith Butler wants us to reshape our rage. The New Yorker https://www.newyorker.com/culture/the-new-yorker-interview/judith-butler-wants-us-to-reshape-our-rage
Gilligan, C. (1982). In a different voice: Psychological theory and women's development. Harvard University Press.
Gilligan, C. (1988). Exit-voice dilemmas in adolescent development. In C. Gilligan, J. V. Ward, J. M. Taylor & B. Bardige (Eds.), Mapping the moral domain: A contribution of women's thinking to psychological theory and education (pp. 141–158). Harvard University Press.
Gilligan, C. (2011). Joining the resistance. John Wiley & Sons.
Kohlberg, L. (1973). The claim to moral adequacy of a highest stage of moral judgment. The Journal of Philosophy, 70(18), 630–646. https://doi.org/10.2307/2025030 DOI: https://doi.org/10.2307/2025030
Rawls, J. (2001). Justice as fairness: A restatement. Harvard University Press. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv31xf5v0
von der Ruhr, M. (2006). Simone Weil, an apprenticeship in attention. Continuum.
Weil, S. (1988). Le beau et le bien. In G. Kahn & R. Kuhn (Eds.), Simone Weil, Oeuvres completes I: Premiers écrits philosophiques (pp. 60–73). Gallimard. (Original work published 1926)
Weil, S. (1976). The notebooks of Simone Weil, vol. 1. Routledge. (Original work published 1941)
Weil, S. (2015). Essay on the concept of reading. In E. Springsted (Ed.), Simone Weil, late philosophical writings (E. Springsted & L. E. Schmidt, Trans.) (pp. 21–27). University of Notre Dame Press. (Original work published 1941)
Weil, S. (1965). Plan for an organization of front-line nurses. In Seventy letters (R. Rees, Trans.) (pp. 145–153). Oxford University Press. (Original work published 1942)
Weil, S. (1986a). Human personality. In S. Miles (Ed.), Simone Weil: An anthology (pp. 49–78). Grove Press. (Original work published 1943)
Weil, S. (1986b). Draft for a statement of human obligations. In S. Miles (Ed.), Simone Weil: an anthology (pp. 201–210). Grove Press. (Original work published 1943)
Weil, S. (2002). The need for roots: Prelude to a declaration of duties towards mankind. (A. Wills, Trans.). Routledge. (Original work published 1943) DOI: https://doi.org/10.4324/9780203193518
Weil, S. (2014). L'Enracinement ou Prélude a une déclaration des devoirs envers l'être humain (F. de Lussy & M. Narcy, Eds.). Flammarion. (Original work published 1943)
Winnicott, D. W. (1965). Morals and education. In Winnicott, D.W. (Ed.), The Maturational Processes and the Facilitating Environment: Studies in the Theory of Emotional Development, (pp. 93–105). Hogarth. (Original work published 1962) DOI: https://doi.org/10.4324/9780429482410-8
Winnicott, D. W. (1989). Comments on my paper “The use of an object”. In D. W. Winnicott (Ed.), Psychoanalytic explorations (pp. 238–240). Harvard University Press. (Original work published 1968)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.