CHAMADA DE ARTIGOS: H2D, vol. 3, n.º 2

10-05-2021

A Revista H2D convida a comunidade académica e não académica para a submissão de trabalhos para o seu próximo número temático A literatura em meio digital e as suas diferentes manifestações.

A tecnologia digital, no cenário contemporâneo, está cada vez mais popular e acessível, pois há facilidade para produção, distribuição e consumo de textos digitais. Nota-se um aumento na produção literária que, conforme Ítalo Moriconi (2014), pelas determinações de mercado, circula de forma predominante pela internet. Nesse cenário, verifica-se uma convergência entre a cultura do suporte impresso e a dos meios digitais na produção e divulgação da literatura por meio digital. Isso ocorre, não só pela facilidade com que uma obra digitalizada pode migrar por diferentes plataformas de mídia e hibridar-se com outros textos e imagens, mas também pela utilização de diferentes plataformas de mídia para construir narrativas transmídia (Jenkins, 2008).

Nesse contexto, a geração atual, cada vez mais rodeada por estímulos digitais, tem utilizado as redes sociais para ler e produzir literatura em diálogo com suas vivências e com os cenários contemporâneos. Tal produção não só promove aproximações e diálogos, com também fortalece a ideia de que a literatura é para todos, desconstruindo a visão de que a produção literária é restrita à elite.

Nessa perspectiva, o presente dossiê objetiva fomentar o debate acerca da produção literária contemporânea. Para tanto, toma como objeto de estudo e análise textos reconhecidos pelo seu valor estético por diferentes meios, pesquisas acadêmicas, premiações, selos de instituições que os avaliam, incorporação em acervos de políticas públicas de leitura, aceitação junto ao público leitor, entre outros, refletindo sobre suas características e tendências, de modo a colaborar na sua legitimação no campo literário. Objetiva-se, assim, reunir, neste número, um conjunto de experiências e práticas de investigadores, professores e outros profissionais dedicados à literatura em meio digital em suas diferentes manifestações. Para a consecução deste objetivo, convidamos estudiosos internacionais de estudos literários no meio digital a darem seus contributos para os seguintes aspectos:

  • O impacto da convergência entre a cultura literária, a midiática e a do mercado editorial.
  • Leitura de literatura em meio digital.
  • O processo de ensino-aprendizagem da literatura em meio digital.
  • O fenômeno literário da transmídia.
  • O texto poético e sua veiculação por meio digital.
  • A produção literária em meio digital e sua recepção.
  • Experimentações poéticas em meio digital.
  • A relação da literatura com sistemas de signos verbo-visuais.
  • A arte digital e suas implicações estéticas na criação digital.
  • A difusão de textos literários nas redes sociais.
  • A autopublicação em meio digital e o mercado editorial.
  • Entrevistas com escritores sobre a literatura contemporânea em meio digital (formato audiovisual).

Neste número, são aceites artigos longos (até 6000 palavras) bem como artigos curtos (até 2000 palavras), que devem seguir as normas de submissão, disponíveis em: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions

Este número também abre as portas a colaborações feitas em formato audiovisual. Afinal, muitos de nós já nos sentimos mais confortáveis diante das câmaras. Os vídeos serão publicados na secção “Comunicação breve” e devem seguir as normas de formatação descritas a seguir.

Normas para a submissão de vídeos

- A duração dos vídeos deve ser de 5 a 10 minutos.

- Os vídeos podem conter capturas de ecrã para apresentação de elementos visuais (figuras, esquemas, gráficos, etc). No entanto, será valorizada a comunicação que apresenta o autor na tela.

Os vídeos devem ser acompanhados por um texto complementar em que deve constar:

  • título
  • resumo (mínimo 150 e máximo 200 palavras)
  • palavras-chave (entre 3 e 6)
  • referências bibliográficas de estudos, ferramentas e outros materiais mencionados no vídeo
  • agradecimentos e apoios (esta informação deve constar no final do texto).

O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua de submissão do trabalho e em inglês (abstract e keywords). Se a língua de submissão do trabalho for o inglês, estes elementos deverão ser traduzidos para uma das restantes línguas de trabalho da Revista (português, espanhol, francês ou italiano).

TEMPLATE PARA TEXTO COMPLEMENTAR AO VÍDEO: https://bit.ly/2YRS0FP

Critérios de avaliação

  • enquadramento à temática da revista
  • clareza e organização do discurso
  • qualidade de áudio e vídeo (full HD)

Notas importantes

 

Novo prazo de submissão: 30 de setembro de 2021

Normas de submissão: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions

Formulário de submissão:  https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/login

Referências

Jenkins, H. (2008). Cultura da convergência. Aleph.

Moriconi, I. (2014). Poesia e crítica, aqui e agora (ensaio de síntese e vocabulário). In B. Antunes, & S. Ferreira (Eds.), 50 anos depois: estudos literários no Brasil contemporâneo (pp. 57-66). Editora Unesp.