REVISÃO
A partir do Volume 4, Número 1, todos os trabalhos submetidos à H2D | Revista de Humanidades Digitais serão alvo de revisão por pares aberta.
Ler mais sobre REVISÃOA partir do Volume 4, Número 1, todos os trabalhos submetidos à H2D | Revista de Humanidades Digitais serão alvo de revisão por pares aberta.
Ler Mais Ler mais sobre REVISÃOA LITERATURA EM MEIO DIGITAL E AS SUAS DIFERENTES MANIFESTAÇÕES
Editoras convidadas:
Maria de Lourdes Rossi Remenche (Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Brasil)
Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira (Universidade do Estado de São Paulo, Brasil)
Mia Pinto (Universidade do Minho, Portugal)
Sílvia Araújo (Universidade do Minho, Portugal)
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS: H2D, vol. 3, n.º 2Prorrogação do prazo
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS: H2D, vol. 3, n.º 1A digitalização do Antigo Próximo Oriente: Desafios e Oportunidades
Humanidades e ciência costumavam ser uma só, era apenas conhecimento. Aristóteles decidiu separar o conhecimento em techné e epistemos. Com o tempo, as humanidades e a ciência tornaram-se uma dicotomia, particularmente durante a Idade Moderna. Hoje em dia, a ciência e as humanidades estão novamente juntas sob o guarda-chuva das humanidades digitais. É um campo relativamente jovem, embora a investigação digital e as suas aplicações existam desde os anos 40, com o advento do computador moderno. O acesso à tecnologia e ao poder computacional mudou completamente desde o surgimento do smartphone, que entrou nas nossas vidas há apenas cerca de dez anos. Uma nova geração de estudiosos das humanidades aproveita mais do que nunca o poder da computação moderna para o estudo de vidas antigas. No entanto, a experiência do utilizador e a aplicação metódica no campo crescente das humanidades digitais são duas coisas diferentes. Muitos estudiosos experimentam novas tecnologias com muito poucos resultados no seu trabalho, enquanto outros metodicamente constroem sistemas e condutas de algoritmos que nunca se materializam na sua aplicação real no campo. Esta divisão crescente entre saber o que se precisa e atingir o ponto de aplicação prática é muito raramente tratada pelo actual fluxo de workshops e conferências de humanidades digitais.
Esta chamada de artigos para um volume especial da Revista H2D é dedicada à aplicação de ferramentas digitais em projetos relacionados com a história antiga, cultura material, e textos no Antigo Próximo Oriente. Convidamos estudiosos internacionais de estudos cuneiformes, humanidades digitais, arqueologia do Próximo Oriente, história antiga, e ciência da computação a darem os seus contributos para as seguintes questões nas suas respetivas áreas:
- A aplicação de algoritmos e tecnologias recentemente desenvolvidos.
- Tecnologia ao serviço da erudição - o que é que a tecnologia nos pode ensinar que não podemos aprender sem ela?
- Alcance e influência dos utilizadores pretendidos (comunidade académica, o público em geral, outros).
- Decidir o formato certo para os seus dados e utilizá-los para análise de textos e artefactos (SQL, JSON, TEI/XML, etc.).
- Direitos de autor vs. fontes abertas.
Obviamente, os temas e questões levantados tentam alcançar um âmbito alargado, mas gostaríamos que cada participante os abordasse a partir da perspectiva das disciplinas acima mencionadas, no que diz respeito ao seu impacto nos estudos do Antigo Próximo Oriente no século XXI.
Neste número, são aceites artigos longos (até 6000 palavras) bem como artigos curtos (até 2000 palavras), que devem seguir as normas de submissão, disponíveis em: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions. Todos os artigos devem ser submetidos através do formulário de submissão da plataforma Open Journal Systems, disponível em: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/login.
Este número também abre as portas a colaborações feitas em formato audiovisual. Afinal, muitos de nós já nos sentimos mais confortáveis diante das câmaras. Os vídeos serão publicados na secção “Comunicação breve” e devem seguir as normas de formatação descritas a seguir.
Normas para a submissão de vídeos
Os vídeos devem ser acompanhados por um texto complementar em que deve constar:
O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua de submissão do trabalho e em inglês (abstract e keywords). Se a língua de submissão do trabalho for o inglês, estes elementos deverão ser traduzidos para uma das restantes línguas de trabalho da Revista (português, espanhol, francês ou italiano).
TEMPLATE PARA TEXTO COMPLEMENTAR AO VÍDEO: https://bit.ly/2YRS0FP
Critérios de avaliação
Notas importantes
Prazo de submissão: 31 de abril de 2021
Normas de submissão: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions
Formulário de submissão: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/login
Editores: António de Freitas antonio.defreitas@ilch.uminho.pt
Shai Gordin shygordin@gmail.com
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS: H2D, vol. 3, n.º1
Novas práticas no ensino em tempo de pandemia: desafios e soluções em ambiente virtual
A Revista H2D convida a comunidade académica e não académica para a submissão de trabalhos para o seu próximo número temático “Novas práticas no ensino em tempo de pandemia: desafios e soluções em ambiente virtual”. É nosso objetivo reunir, neste número, um conjunto de experiências e práticas de investigadores, professores e outros profissionais dedicados ao ensino, em todos os níveis etários, que continuam a ensinar no cenário atual da pandemia.
Neste número, são aceites artigos longos (até 6000 palavras) bem como artigos curtos (até 2000 palavras), que devem seguir as normas de submissão, disponíveis em: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions
Este número também abre as portas a colaborações feitas em formato audiovisual. Afinal, muitos de nós já nos sentimos mais confortáveis diante das câmaras. Os vídeos serão publicados na secção “Comunicação breve” e devem seguir as normas de formatação descritas a seguir.
Normas para a submissão de vídeos
- A duração dos vídeos deve ser de 5 a 10 minutos.
- Devem conter as seguintes informações, nesta ordem:
Os vídeos podem conter capturas de ecrã para apresentação de elementos visuais (figuras, esquemas, gráficos, etc). No entanto, será valorizada a comunicação que apresenta o autor na tela.
Os vídeos devem ser acompanhados por um texto complementar em que deve constar:
O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados na língua de submissão do trabalho e em inglês (abstract e keywords). Se a língua de submissão do trabalho for o inglês, estes elementos deverão ser traduzidos para uma das restantes línguas de trabalho da Revista (português, espanhol, francês ou italiano).
TEMPLATE PARA TEXTO COMPLEMENTAR AO VÍDEO: https://bit.ly/2YRS0FP
Critérios de avaliação
Notas importantes
Novo prazo de submissão: 30 de setembro de 2020
Normas de submissão: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions
Formulário de submissão: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/login
Editores: Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Márcio Leitão, Eloisa Pilati & Sílvia Araújo
Ler Mais Ler mais sobre CHAMADA DE ARTIGOS: H2D, vol. 2, n.º2Recursos educativos digitais
O meio audiovisual converteu-se num elemento essencial da nossa vida e da nossa aprendizagem, favorecendo a observação da realidade, facilitando o entendimento e a análise e proporcionando motivação e atrativos; introduz múltiplas linguagens e alfabetizações, melhora a eficácia das atividades docentes, potencia as habilidades mediáticas e a criatividade, estimula o uso de bancos de recursos compartilhados e, para além disso, instaura um sistema de expressão artística, permitindo a introdução de critérios de valoração estéticos e criativos.
Apoiando-se em diversas plataformas audiovisuais, surgem os projetos Transmedia, apostando numa educação para além das aulas e das instituições, e a Gamificação, com o uso de técnicas, elementos e dinâmicas próprias de jogos em atividades não recreativas para aumentar a motivação, solucionar problemas ou melhorar a aprendizagem.
Este volume da Revista de Humanidades Digitais (H2D) do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho, intitulado Recursos educativos digitais, dirige-se aos trabalhos apresentados nos dois primeiros eixos do 4.º Congresso Internacional techLING: Línguas, Linguística e Tecnologia, que decorreu na Universidade da Corunha, e a outros trabalhos que, não tendo sido apresentados neste congresso, reflitam diferentes abordagens à aprendizagem, ao papel das tecnologias nas línguas e ao uso da gamificação, transmedia ou conteúdos audiovisuais, especialmente os que se relacionam com o ensino.
Abaixo apresenta-se uma lista não exaustiva de tópicos apropriados para publicação neste volume:
Data limite para o envio de submissões: 28 de fevereiro de 2020
Normas de envio e formatação: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/about/submissions
Formulário de envio: https://revistas.uminho.pt/index.php/h2d/login
Editoras:
Mª Luz Castro Pena
Nereida Rodríguez-Fernández
Iria Santos López
2019 | Revista Humanidades Digitais | e-ISSN: 2184-562X
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.