Recursos digitais e metodologias eficazes na didática do Português
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.239Palavras-chave:
Recursos digitais, Didática do português, LéxicoResumo
Conhecido o crescente aparecimento dos sofisticados recursos digitais e a consequente dificuldade em os manusear apropriadamente na aula, o artigo sugere metodologias de trabalho eficazes e estratégias para os rentabilizar, sem qualquer tipo de desvanecimento. Os recursos digitais colaboram com a didática da língua no aumento do léxico ativo e passivo, na promoção da comunicação oral e escrita e no incremento da autoconfiança dos seus usuários. A sua integração no quotidiano escolar é o reconhecimento do peso que têm na atualidade e a aceitação de que sem eles há um empobrecimento significativo no sucesso dos alunos. Com base nas teses teórico-práticas de Carvalho & Moura (2006, 2007, 2008), Marzano (2006), Petty (2014a, 2014b), Hattie (2012), Hattie & Yates (2014), Calvani (2012, 2017a, 2017b) e Lewis (1997, 2012) entre outros, o texto examina as muitas formas como os professores podem interpretar e incorporar as pesquisas feitas neste âmbito nos mais variados contextos de ensino do Português. A comunicação apela, nas suas três partes, para uma metodologia fundamentada na evidência, ou seja, em provas efetivas de trabalho que podem ser aplicadas em qualquer ambiente escolar. Espera-se que seja um contributo para a prática docente de qualquer nível de ensino, uma oportunidade de reflexão e, ainda, um momento de encorajamento didático.
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