Editorial
Novas práticas no ensino em tempos de pandemia: desafios e soluções em ambiente digital
DOI:
https://doi.org/10.21814/h2d.3399Resumo
O presente volume da revista H2D, subordinado à temática Novas práticas no ensino em tempos de pandemia: desafios e soluções em ambiente digital, teve como objetivo dar voz aos professores que tiveram, pelo mundo fora, de se adaptar a novas modalidades de ensino sem disporem necessariamente dos instrumentos necessários para transitar, num tão curto espaço de tempo, para as aulas em formato online. Vários professores provenientes de diferentes países (Portugal,Brasil, Venezuela, Austrália) aceitaram deixar o seu testemunho sobre os principais desafios inerentes a estas novas formas de ensinar e aprender. Importa referir que todos estes testemunhos se reportam à fase inicial da pandemia, ou seja, a uma fase incipiente de exploração de novas ferramentas digitais passíveis de assegurar as aulas à distância. Os autores não descrevem apenas os obstáculos que tiveram de ultrapassar mas também, e sobretudo, as soluções mais ou menos engenhosas que tiveram de implementar para prosseguirem com a sua prática pedagógica. Responderam a esta chamada não só agentes educativos (professores, bibliotecários, formadores, entre outros), mas também estudantes que assumiram igualmente um papel ativo neste tempo de pandemia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Márcio Martins Leitão, Eloísa Pilati, Silvia Araújo

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.