A produção de materiais geoeducativos na proposta do Geoparque Quarta Colônia, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/physisterrae.2274

Palavras-chave:

Geoeducação, Geoparque Quarta Colônia, Instrumentos pedagógicos, Geoconservação.

Resumo

Na região central do Rio Grande do Sul (Brasil), nove municípios com grande relevância no patrimônio geológico-geomorfológico, paleontológico e histórico-cultural representam o território de uma das propostas de geoparque atualmente em construção. A riqueza patrimonial desse território se expressa em fósseis triássicos de grande raridade, feições e processos geomorfológicos típicos de ambientes de transição entre planaltos escarpados e extensas áreas de deposição aluvial, grande biodiversidade e testemunhos culturais preservados, que remontam à imigração italiana e alemã ocorrida neste território na segunda metade do século XIX. Diversos estudos apontam sobre a importância de estratégias pedagógicas que possam atuar neste contexto. Assim, materiais geoeducativos servem como ferramentas de disseminação do conhecimento científico, porém para a construção destes instrumentos é necessária uma abordagem que contemple o contexto dos sujeitos envolvidos e do território em questão. Alguns materiais educativos já estão sendo desenvolvidos, como um jogo de Role Playing Game (RPG), um caderno didático do geoparque quarta colônia e uma maquete em grande formato do território, traduzindo para uma linguagem escolar a riqueza geopatrimonial do território. A elaboração destes materiais resulta em ferramentas estratégicas de conscientização e valorização do patrimônio e no despertar do interesse do uso dos geossítios como atração geoturística.

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Publicado

31-12-2019

Como Citar

Figueiró, A., Motta, V., Brunhauser, T., Ventura, H., & Cechin, D. (2019). A produção de materiais geoeducativos na proposta do Geoparque Quarta Colônia, RS. Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana De Geografia Física E Ambiente, 1(2), 171–184. https://doi.org/10.21814/physisterrae.2274