O Geodia como base educacional para a certificação do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/physisterrae.5558

Palavras-chave:

Geoparque Mundial da UNESCO, Geoeducação, Caçapava do Sul, Geopatrimônio

Resumo

A certificação de um geoparque é outorgada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), através da avaliação da Global Geoparks Network. Os geoparques são territórios dotados de um patrimônio geológico, geomorfológico e/ou paleontológico singular que possuam projetos de desenvolvimento de geoturismo, geoconservação e geoeducação. O município de Caçapava do Sul, localizado na região central do Rio Grande do Sul, Brasil, possui grande geodiversidade e foi reconhecido pela lei 14.708, no ano de 2015, como a “Capital Gaúcha da Geodiversidade”, por possuir patrimônio geológico e geomorfológico com características únicas. Dentre as estratégias para certificação de um geoparque temos os projetos de geoeducação, sendo que, em Caçapava desenvolve-se desde 2015 o Geodia, evento que busca popularizar os conhecimentos acerca dos conteúdos geopatrimoniais para crianças e adolescentes em idade escolar e população em geral. Portanto, o presente trabalho busca abordar a importância de projetos geoeducativos de educação não formal para a certificação do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO e apresentar o principal evento realizado no município, o Geodia, o qual é de suma importância para a divulgação da geodiversidade do município e compreensão dos motivos que levaram à certificação de Caçapava como um Geoparque Mundial da UNESCO.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

Brum, E. C., Borba, A. W. de, & Campos, J. O. de. (2023). O Geodia como base educacional para a certificação do Caçapava Geoparque Mundial da UNESCO. Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana De Geografia Física E Ambiente, 5(2-3), 49–62. https://doi.org/10.21814/physisterrae.5558

Edição

Secção

Geoconservação e Desenvolvimento Territorial: Realidades e Desafios