Roteiros geoeducativos em geossítios de diferentes categorias no Geopark Araripe, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.21814/physisterrae.5566Palavras-chave:
Geodiversidade, Geoeducação, Roteiro geoeducativo, Aula em campoResumo
Os roteiros geoeducativos e as aulas em campo são importantes estratégias educacionais de percepção e valoração da geodiversidade por parte da sociedade civil e, principalmente, dos alunos da Educação Básica. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é propor roteiros geoeducativos por meio de aulas em campo segundo as diferentes tipologias de geossítio do geopark Araripe, Ceará. Do ponto de vista metodológico, os geossítios foram classificados segundo o interesse principal da geodiversidade. Como resultado foram propostos três roteiros geoeducativos: roteiro paleontológico, nos geossítios Floresta Petrificada, Parque dos Pterossauros e Pedra Cariri; roteiro geomorfológico, Colina do Horto, Pontal de Santa Cruz e Ponte de Pedra; e roteiro hidrogeológico, nos geossítios Batateira, Riacho do Meio e Cachoeira de Missão Velha. Para cada categoria de geossítio segundo o interesse principal da geodiversidade foram considerados, no planejamento dos roteiros geoeducativos, os objetivos, melhor período para visitação, logística e infraestrutura, bem como as vulnerabilidades/limitações para a realização da atividade por meio das aulas em campo com crianças e adolescentes, permitindo, assim, a valoração do geopatrimônio do Geopark Araripe e a ressignificação dessa metodologia de ensino no contexto da Geografia Escolar.
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