Sobre a Revista

Foco e Âmbito

 A “Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente” constitui-se como um veículo internacional de publicação, destinado à divulgação de trabalhos de excelência no âmbito das diferentes áreas da Geografia Física, especialmente na sua vertente mais aplicada aos estudos Ambientais. Com esta revista, cria-se um espaço privilegiado de aproximação entre pesquisadores Ibero-Afro-Americanos, com a finalidade de divulgação das pesquisas e reflexões do mais alto nível científico, realizadas especialmente dentro dos Centros de Investigação, Laboratórios de Pesquisa e Programas de Pós-Graduação de universidades ibéricas, africanas e latino-americanas.

São aceites textos em língua Portuguesa, Espanhola, Francesa e Inglesa, sendo que todos os artigos submetidos são avaliados por especialistas da área, num processo de double-blind review, dentro das seguintes seções:

  • Conceitos e Métodos em Geografia Física e Ambiente
  • Biogeografia e Paisagem
  • Climatologia e Dinâmicas da Atmosfera
  • Geomorfologia e Dinâmicas Superficiais
  • Geoconservação e Património Natural (geopatrimónio)
  • Mudanças Ambientais e Riscos
  • Recursos Hídricos e Gestão de Bacias Hidrográficas

 

Política Editorial

A revista Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente é uma revista académica de acesso aberto, que publica textos inéditos, notas e revisões de livros em português, inglês, francês ou espanhol.
A Physis Terrae aceita propostas de trabalhos académicos originais e inéditos sobre temas relacionados com os objetivos e o âmbito da revista, ou com as chamadas de trabalhos (se aplicável) em temáticas específicas.
Não são cobradas quaisquer taxas no processamento e submissão de trabalhos, na publicação na revista, distribuição ou disponibilização na internet e download.

 

Política de Acesso Livre


Esta revista fornece acesso livre imediato ao seu conteúdo, com base no princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico proporciona uma maior troca global de conhecimento.
A revista permite o auto-arquivo em repositórios institucionais de todas as versões, que podem ficar imediatamente disponíveis.

 

Política de Revisão por Pares


A revista segue o processo de revisão duplamente cega (double-blind peer review), estando a decisão de publicar dependente do parecer favorável de dois revisores externos. Os revisores, peritos académicos ou profissionais, de diferentes proveniências institucionais e geográficas, serão recrutados do conselho editorial e segundo o conteúdo dos trabalhos submetidos.

 

Declaração de direito autoral


Os artigos submetidos a revista Territorium estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento, consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 .
Os autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.