O novo regulamento dos mercados digitais: estarão as Big Techs na lista negra da União Europeia?
DOI:
https://doi.org/10.21814/sj.5911Palavras-chave:
Big Techs, Concorrência, Digital Markets Act, Mercado, União Europeia, UtilizadorResumo
No plano atual, assistimos a uma verdadeira tentativa de Revolução no Mercado Digital. A União Europeia, após décadas sem uma legislação rigorosa, neste âmbito, lança o Digital Markets Act, com o intuito de criar medidas que promovam um mercado, que ambiciona que aquilo que é considerado ilegal offline seja ilegal online, comprometendo-se a criar a tão expectada legislação capaz de proporcionar clareza e segurança ao mercado, valores fundamentais para alcançar a equidade entre os indivíduos envolvidos.
A partir do ideal de um mercado transparente, competitivo e justo, este Regulamento impõe regras para as Gigantes Digitais que reúnam os devidos requisitos para serem consideradas gatekeepers.
Com o presente artigo pretendemos abordar o modo como estas medidas poderão influenciar o comércio digital e qual o impacto que se poderá sentir na dinâmica e no próprio funcionamento de todas as empresas, mormente nas Big Techs, as especiais visadas por estas regras, e se se apresentam proporcionais e adequadas ao objetivo primordial a que se propõem.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.