Análise das decisões do Tribunal Constitucional no que toca à matéria dos Metadados
DOI:
https://doi.org/10.21814/sj.5912Palavras-chave:
Metadados, Tribunal Constitucional, Privacidade, Direitos humanosResumo
O presente trabalho assenta na análise das decisões do Tribunal Constitucional no que concerne à temática dos Metadados.
Analisamos, sumariamente, o conceito de Metadados e a sua relevância probatória.
Fazemos uma incursão sobre a argumentação constante dos Acórdãos do Tribunal Constitucional n.os 268/2022 e 800/2023, dando nota, tal como consta da referida jurisprudência, do Acórdão do TJUE denominado Digital Rights Ireland, que imprimiu um novo sentido de decisão e interpretação da nossa Lei n.º 32/2008, de 17/7, conservação de dados gerados ou tratados no contexto da oferta de serviços de comunicações eletrónicas, tendo por referência arts. 7.º e 8.º da CDFUE, bem como o juízo contido no Acórdão SpaceNet, onde se reafirma o juízo decisório.
Com a presente análise afere-se e reafirma-se que a descoberta da verdade material segue o caminho de respeito pelos direitos, liberdade e garantias. Mesmo que tal mensagem possa não ser bem interpretada, na atualidade, consideramos que essa é, e deverá sempre ser, a bússola do respeito pela dignidade da condição da pessoa humana.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.