Anthropocene, Technocene and the Problem of Philosophy of Education
DOI:
https://doi.org/10.21814/anthropocenica.4000Palavras-chave:
Anthropocene – technology – philosophy of education – world – Fink – NietzscheResumo
O termo Antropoceno começou a aparecer com mais frequência no discurso científico há mais de 20 anos. Foi uma tentativa de aproximar-se da compreensão da profundidade e gravidade do impacto do homem e suas atividades no planeta Terra, com a intenção de, no futuro, mitigar esses efeitos e evitar um possível colapso ambiental global catastrófico, que poderia envolver o colapso da própria civilização. No entanto, até ao momento, a nossa abordagem do mundo praticamente não mudou. Depois da pandemia veio a ameaça de um conflito mundial, uma guerra nuclear. Como o nosso saber científico parece impotente, mesmo o conhecimento científico mais óbvio e assustador não pode de alguma forma mudar o curso da sociedade global. Queremos pensar essa situação a partir da perspectiva da filosofia cosmológica da educação. O seu motivo central é a revelação filosófica do fundamento ontológico original de nossa humanidade, que é o mundo, o cosmos. É um confronto direto com a “educação de mercado” até agora prevalecente, que serve para manter e consolidar os esquemas de poder da política do capital.
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