Birthplace Revisited – a look at Humanity in Nnedi Okorafor

Autores

  • Sofia de Melo Araújo Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto; Faculdade de Letras, Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.21814/anthropocenica.3656

Palavras-chave:

AfroSciFi, Nnedi Okorafor, Afrofuturismo, Literatura utópica, Literatura nigeriana

Resumo

A

Enquanto berço derradeiro da Humanidade, África é um terreno fértil para escritas e reescritas da História humana. As tragédias e as atrocidades do seu percurso civilizacional acrescem à relevância de refletir sobre a Humanidade com recurso a África. Também por isso, a ficção científica africana (AfroSciFi) tem um papel central no pensamento utópico e distópico do século XXI. Na dianteira da literatura africana tem estado a Nigéria, com contribuições notáveis como as de Chinua Achebe e Chimamanda Ngozi Adichie. Na segunda década do século XXI irrompe o trabalho de Nnedi Okorafor como voz afrofuturista, cosmo/afropolitana. Todos três partilham uma escrita altamente politizada e a total oposição a leituras redutoras e dogmáticas do mundo e, particularmente, de África., assim como uma tradição híbrida de formação ocidental(izada) em contexto Africano, com ecos da experiência agreste de opressão. Rejeitar a “narrativa única” e todos os estereótipos é um tópico contante na ficção Africana contemporânea e quando o trabalho de Nnedi Okorafor chega à Nigéria as possibilidades já são ilimitadas e unir passado e futuro Africanos é simultaneamente factível e desafiante.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Araújo, S. (2021). Birthplace Revisited – a look at Humanity in Nnedi Okorafor. Anthropocenica. Revista De Estudos Do Antropoceno E Ecocrítica, 2. https://doi.org/10.21814/anthropocenica.3656

Edição

Secção

Dossiê "Verbo verde ou para além da escrita da Natureza"