The use of short stories to improve literacy in a bilingual context
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.6347Keywords:
The short story, reading instruction, children's literature, bilingual literacyAbstract
Este estudo decorre de um projeto de investigação de doutoramento em curso e apresenta resultados preliminares sobre o papel do conto na melhoria da literacia de alunos do 6.º ano em Angola, especialmente numa zona rural caracterizada pelo bilinguismo. O trabalho envolveu 39 alunos, sete pais e dois professores. O tema central foi a leitura de contos. Adotámos um paradigma de investigação qualitativa complementado por uma análise quantitativa limitada. A análise de conteúdo e a estatística descritiva foram utilizadas como métodos de estudo. O estudo constatou um baixo nível de literacia entre os alunos, a falta de livros didáticos sobre textos literários, o facto de a língua materna dos alunos não ser a mesma que a língua de ensino e a falta de especialização dos professores no ensino do português. Uma conclusão preliminar é a falta de utilização do conto como estratégia de ensino, o que tem dificultado o processo de ensino-aprendizagem.
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