The use of short stories to improve literacy in a bilingual context

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.6347

Keywords:

The short story, reading instruction, children's literature, bilingual literacy

Abstract

Este estudo decorre de um projeto de investigação de doutoramento em curso e apresenta resultados preliminares sobre o papel do conto na melhoria da literacia de alunos do 6.º ano em Angola, especialmente numa zona rural caracterizada pelo bilinguismo. O trabalho envolveu 39 alunos, sete pais e dois professores. O tema central foi a leitura de contos. Adotámos um paradigma de investigação qualitativa complementado por uma análise quantitativa limitada. A análise de conteúdo e a estatística descritiva foram utilizadas como métodos de estudo. O estudo constatou um baixo nível de literacia entre os alunos, a falta de livros didáticos sobre textos literários, o facto de a língua materna dos alunos não ser a mesma que a língua de ensino e a falta de especialização dos professores no ensino do português. Uma conclusão preliminar é a falta de utilização do conto como estratégia de ensino, o que tem dificultado o processo de ensino-aprendizagem.

Author Biography

Aldora Astreia Cadete, CIEC | Institute of Education | University of Minho

Aldora Cadete is a teacher in higher education. Graduated in Portuguese Language Teaching from the Cabinda Institute of Educational Sciences. She has a Master's degree in Pedagogy from the Institute of Educational Sciences of Uíge, under the research line Didactics of Portuguese and Literature. She is currently studying for a PhD in Educational Sciences, specialising in Literacies and the Teaching of Portuguese, at the University of Minho.

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Published

05-08-2025

How to Cite

Cadete, A. A. (2025). The use of short stories to improve literacy in a bilingual context. Child Studies, (7), 79–98. https://doi.org/10.21814/childstudies.6347

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