Sobre a Revista
Apresentação sumária
Child Studies é uma revista semestral editada pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho, em Portugal.
Child Studies é uma revista internacional com revisão por pares que publica artigos teóricos e de ciência aplicada focalizando os contextos sociais e as relações quotidianas das crianças, adotando uma perspetiva holística. Constitui-se como um fórum multidisciplinar para a partilha e a discussão de tópicos como os direitos das crianças, o seu desenvolvimento e bem-estar, ou as relações geracionais e intergeracionais, bem como aspetos sociais, políticos e culturais gerais com impacto nas realidades vividas pelas crianças.
Âmbito e objetivos
Child Studies publica artigos originais de alta qualidade, em inglês (obrigatório), com versão em português (opcional).
Os manuscritos devem ser enviados em inglês. Após a respetiva aprovação, os autores devem também providenciar uma versão em língua portuguesa do título, do resumo e das palavras-chave. Se isso for solicitado pelos autores, os editores podem providenciar estes elementos para autores que não dominam a língua portuguesa. Uma versão completa do artigo em língua portuguesa pode ser igualmente publicada, se for disponibilizada pelos autores.
Child Studies aceita unicamente manuscritos originais, que não tenham sido objeto de publicação prévia (em formato impresso ou digital, em qualquer língua) e que não estejam a ser propostos para publicação em outro suporte.
Child Studies também publica recensões de livros. Quem pretender propor a publicação de uma recensão na Child Studies deve contactar os editores, fornecendo informação detalhada. As recensões devem ter uma extensão de cerca de 1000 palavras e devem ser inequívocas quanto ao relevo do texto em causa para os Estudos da Criança para uma audiência internacional.
Quem pretender que um livro seja objeto de recensão deve igualmente contactar os editores.
Child Studies é uma revista de acesso aberto que não cobra quaisquer taxas de publicação.
Política de revisão por pares
De modo a garantir os altos padrões adequados à revista, todas as propostas de publicação recebidas são submetidas à avaliação cega por dois pares, além da avaliação pelo Conselho Editorial. A decisão do editor sobre a aceitação dos artigos é final e nenhuma correspondência pode ser feita sobre os motivos da rejeição de uma contribuição proposta.