Submissões

Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação junto de outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Quando disponíveis, foram fornecidos URL para as referências.
  • O texto está em espaço simples; usa fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, na secção Sobre a Revista.

Instruções para Autores

Estrutura

O manuscrito deve ser organizado com a seguinte ordem: página de título; resumo; palavras-chave; introdução, materiais e metodologia, resultados, discussão; agradecimentos; declaração de interesse; referências; apêndices (se apropriado); tabela(s) com legenda(s) (em páginas individuais); figuras; legendas de figuras (lista).

 

Limite de palavras

Tipicamente, um artigo desta revista não deverá ultrapassar as 8 000 palavras, incluindo o resumo, as tabelas, as referências e as imagens e respetivas legendas.

 

Diretrizes de estilo

No texto redigido em inglês, deve ser usado o estilo de ortografia britânico (-ise) de forma consistente em todo o manuscrito.

No texto em língua portuguesa, deve ser usada a norma ortográfica em vigor (decorrente do Acordo Ortográfico de 1990).

Citações longas (mais de três linhas) devem ser deixadas com recuo (2,0 cm), sem aspas.

 

Formatação do manuscrito

Fonte - use fonte Times New Roman em tamanho 12 com espaçamento simples entre linhas.

Margens - formate margens de 2,5 cm.

Título - use letras maiúsculas em tamanho 14 para o título do seu artigo.

Resumo - indicar o parágrafo do resumo com título. Forneça um resumo com, no máximo, 150 palavras. O resumo não deve conter abreviaturas indefinidas ou referências não especificadas.

Palavras-chave - as palavras-chave ajudam os leitores a encontrar o artigo, por isso são vitais para a respetiva identificação. Forneça de 3 a 5 palavras-chave.

Títulos - siga este guia para formatar o nível dos títulos das secções do  manuscrito:

- Os títulos de primeiro nível (como Introdução, Conclusão) devem estar em negrito, com letra maiúscula inicial.

- Os títulos de segundo nível devem estar em negrito e itálico, com inicial maiúscula.

- Os títulos de terceiro nível devem estar em itálico, com inicial maiúscula.

Tabelas e figuras - mostre claramente no texto do artigo onde as tabelas e as figuras devem aparecer, escrevendo, por exemplo, [Tabela 1 aqui próxima].

É muito importante assegurar a permissão para usar quaisquer tabelas ou figuras reproduzidas a partir de outra fonte antes de enviar o manuscrito.

Caracteres especiais - se estiver a preparar o seu manuscrito em Microsoft Word e o seu artigo contiver carateres especiais, acentos ou diacríticos, recomendamos que adote os passos seguintes:

- Acentos europeus (letras gregas, hebraicas ou cirílicas ou símbolos fonéticos): escolha a fonte Times New Roman no menu suspenso na janela “Inserir símbolo” e insira o caráter desejado;

- Línguas asiáticas (como sânscrito, coreano, chinês ou japonês): escolha a fonte Arial Unicode no menu suspenso na janela “Inserir símbolo” e insira o caráter desejado;

- Árabe transliterado: escolha Times New Roman ou Arial Unicode. Para ayns e hamzas, escolha a fonte Arial Unicode no menu suspenso na janela “Inserir símbolo”. Digite os hexadecimais Unicode diretamente na caixa “Código de caráter”, usando 02BF para ayn e 02BE para hamza.

Formatação e modelos

Os trabalhos podem ser submetidos em formato Word. As imagens devem ser enviadas em ficheiros separados.

 

Referências em APA7

Os autores devem adotar as diretrizes oficiais da versão 7 da APA para referências e sobre o número de autores incluídos nas entradas da lista de referências (ou seja, incluir todos os autores até 20; para grupos maiores, fornecer os primeiros 19 nomes seguidos de reticências e o nome do autor final) . No entanto, se os autores encurtarem o grupo de autores usando et al., isso será mantido.

 

Lista de verificação

1. Detalhes do autor. Todos os autores de um manuscrito devem incluir o seu nome completo e afiliação institucional na capa do manuscrito. Quando disponível, devem providenciar identificação ORCiD. Um dos autores deve ser identificado como autor correspondente, com o seu endereço de e-mail. As afiliações dos autores são as afiliações onde a pesquisa foi realizada. Se algum dos coautores nomeados mudar de afiliação durante o processo de revisão por pares, a nova afiliação poderá ser fornecida como nota de rodapé. Nenhuma alteração na afiliação pode ser feita após a aceitação do artigo.

2. Inclua um resumo com o máximo de 150 palavras.

3. Selecione entre 3 e 5 palavras-chave.

4. Detalhes do financiamento: forneça todos os detalhes exigidos pelos seus órgãos de financiamento e concessão de subsídios da seguinte forma:
Para subsídios de agência única
Este trabalho foi apoiado por [Agência de Financiamento] com a referência [número xxxx].
Para subsídios de várias agências
Este trabalho foi financiado por [Agência de Financiamento #1] com a referência [número xxxx]; [Agência de Financiamento nº 2] com a referência [número xxxx]; e [Agência de Financiamento nº 3] com a referência [número xxxx].

5. Declaração de divulgação. Isto é para reconhecer qualquer interesse ou benefício financeiro que tenha surgido das aplicações diretas da sua pesquisa.

6. Nota biográfica. Forneça uma breve nota biográfica para cada autor. Isso pode ser adaptado do site do seu departamento / unidade de investigação ou perfil de rede académica e deve ser relativamente breve (não mais de 100 palavras).

7. Figuras. As figuras devem ser de alta qualidade (1200 dpi para arte de linha, 600 dpi para tons de cinza e 300 dpi para cores, no tamanho correto). As figuras devem ser fornecidas num dos formatos de arquivo seguintes: arquivos EPS, PS, JPEG, TIFF ou Microsoft Word (DOC ou DOCX) são aceitáveis para figuras desenhadas no Word.

8. Tabelas. As tabelas devem apresentar novas informações ao invés de duplicar o que está no texto. Os leitores devem ser capazes de interpretar a tabela sem referência ao texto. Forneça arquivos editáveis.

9. Equações. Se enviar o seu manuscrito como um documento do Word, certifique-se de que as equações são editáveis.

Artigos

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Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.