Eficácia do programa metacognitivo de intervenção na compreensão de leitura em estudantes do terceiro ano

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5267

Palavras-chave:

Inibição, compreensão de leitura, processos metacognitivos, facilitação de planificação, estudo quase experimental

Resumo

Este estudo analisou a eficácia do programa de intervenção metacognitiva numa turma de 33 alunos do terceiro ano. Foram formados dois grupos: o grupo de intervenção, com estudantes na sala de aula que demonstraram um atraso na leitura e nos processos de atenção cognitiva (n=8), e o grupo de comparação (n=25). No grupo de intervenção, um programa facilitador do planeamento foi implementado, visando melhorar os processos de inibição e, correspondentemente, os índices de leitura e compreensão de um modo geral. O Das-Naglieri: Cognitive Assessment System (D.N: CAS; Naglieri & Das, 1997) foi utilizado para medir os processos de atenção. Para os processos de leitura, o teste de Reading Comprehension Assessment (ACL) de Catalan et al. (2010) foi utilizado. As análises foram consideradas no pré-teste, pós-teste e follow-up. Os resultados demonstraram que a intervenção de grupo igualou o grupo de comparação na compreensão da leitura e melhorou significativamente nos processos de inibição nas análises do pós-teste e do acompanhamento. Conclui-se que o programa teve impacto na melhoraria dos processos de inibição quando consideradas as atividades de leitura.

Biografias Autor

Martina Ares Ferreirós, Universidade de Vigo

Associate Professor at the University of Vigo and PhD in Improving reading comprehension through metacognitive training

Mónica Rodriguez Enríquez, Universidade de Vigo

Associate Professor at the University of Vigo and PhD in Translational Research in Public Health and High Prevalence Diseases at the University of the Balearic Islands

Juan Luis Rodríguez Rodríguez, Universidade de Vigo

Associate Professor who combines his work as an Educational Counselor in the stages of Early Childhood, Primary and Secondary Education

Yariel Hernandez Rosell, Universidade de Vigo

Researcher in the group of Educational and Developmental Psychology at UVIGO - GiPEDUvi

Referências

Baddeley, A. (2003). Working memory: looking back and looking forward. Nature reviews neuroscience , 4 (10), 829-839. https://doi.org/10.1038/nrn120. DOI: https://doi.org/10.1038/nrn1201

Barnes, M. A., Faulkner, H., Wilkinson, M., & Dennis, M. (2004). Meaning construction and integration in children with hydrocephalus. Brain and language, 89(1), 47-56. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(03)00295-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0093-934X(03)00295-5

Bizama-Muñoz, M., Gatica-Ferrero, S., Aqueveque, C., Arancibia-Gutiérrez, B., & Sáez-Carrillo, K. (2020). Comprensión de lectura de textos informativos de carácter científico en escolares. Ocnos. Revista De Estudios Sobre Lectura, 19(1), 68-79. https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.2156 DOI: https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.2156

Butterfuss, R., Kendeou, P. (2018). El papel de las funciones ejecutivas en la comprensión lectora. Educ Psychol Rev 30 , 801–826. https://doi.org/10.1007/s10648-017-9422-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-017-9422-6

Cain, K. (2006). Children's reading comprehension: The role of working memory in normal and impaired development. In Working memory and education 61-91. https://doi.org/10.1016/B978-012554465-8/50005-3 DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012554465-8/50005-3

Cain, K., Oakhill, J. y Bryant, P. (2004). Children's reading comprehension ability: Concurrent prediction by working memory, verbal ability, and component skills. Journal of educational psychology, 96, 31-42. https://doi.org/10.1037/0022-0663.96.1.31 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.96.1.31

Cain, K., & Oakhill, J. V. (1999). Inference making ability and its relation to comprehension failure in young children. Reading and writing, 11, 489-503. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1008084120205

Catalá, G., Català, M., Molina, E., Monclús, R. (2010). Evaluación de la comprensión lectora. Graó. Barcelona.

Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

Friedman, N. P., & Miyake, A. (2004). The relations among inhibition and interference control functions: a latent-variable analysis. Journal of experimental psychology: General, 133(1), 101. DOI: https://doi.org/10.1037/0096-3445.133.1.101

Georgiou, G. K., & Das, J. P. (2016). What component of executive functions contributes to normal and impaired reading comprehension in young adults?. Research in developmental disabilities, 49, 118-128. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.12.001

Gernsbacher, M. A., & Faust, M. (1991). The role of suppression in sentence comprehension. Advances in psychology, 77, 97-128. DOI: https://doi.org/10.1016/S0166-4115(08)61531-9

Haddad, F. A., Garcia, Y. E., Naglieri, J. A., Grimditch, M., McAndrews, A., & Eubanks, J. (2003). Planning facilitation and reading comprehension: Instructional relevance of the PASS theory. Journal of Psychoeducational Assessment, 21(3), 282-289. https://doi.org/10.1177/073428290302100304. DOI: https://doi.org/10.1177/073428290302100304

Hasher, L., & Zacks, R. T. (1988). Working memory, comprehension, and aging: A review and a new view. Psychology of learning and motivation, 22, 193-225. DOI: https://doi.org/10.1016/S0079-7421(08)60041-9

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

Ares Ferreirós, M., Rodriguez Enríquez, M., Rodríguez Rodríguez, J. L., & Hernandez Rosell, Y. (2023). Eficácia do programa metacognitivo de intervenção na compreensão de leitura em estudantes do terceiro ano. Child Studies, (3), 47–62. https://doi.org/10.21814/childstudies.5267

Edição

Secção

Artigos