Eficácia do programa metacognitivo de intervenção na compreensão de leitura em estudantes do terceiro ano
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.5267Palavras-chave:
Inibição, compreensão de leitura, processos metacognitivos, facilitação de planificação, estudo quase experimentalResumo
Este estudo analisou a eficácia do programa de intervenção metacognitiva numa turma de 33 alunos do terceiro ano. Foram formados dois grupos: o grupo de intervenção, com estudantes na sala de aula que demonstraram um atraso na leitura e nos processos de atenção cognitiva (n=8), e o grupo de comparação (n=25). No grupo de intervenção, um programa facilitador do planeamento foi implementado, visando melhorar os processos de inibição e, correspondentemente, os índices de leitura e compreensão de um modo geral. O Das-Naglieri: Cognitive Assessment System (D.N: CAS; Naglieri & Das, 1997) foi utilizado para medir os processos de atenção. Para os processos de leitura, o teste de Reading Comprehension Assessment (ACL) de Catalan et al. (2010) foi utilizado. As análises foram consideradas no pré-teste, pós-teste e follow-up. Os resultados demonstraram que a intervenção de grupo igualou o grupo de comparação na compreensão da leitura e melhorou significativamente nos processos de inibição nas análises do pós-teste e do acompanhamento. Conclui-se que o programa teve impacto na melhoraria dos processos de inibição quando consideradas as atividades de leitura.
Referências
Baddeley, A. (2003). Working memory: looking back and looking forward. Nature reviews neuroscience , 4 (10), 829-839. https://doi.org/10.1038/nrn120. DOI: https://doi.org/10.1038/nrn1201
Barnes, M. A., Faulkner, H., Wilkinson, M., & Dennis, M. (2004). Meaning construction and integration in children with hydrocephalus. Brain and language, 89(1), 47-56. https://doi.org/10.1016/S0093-934X(03)00295-5 DOI: https://doi.org/10.1016/S0093-934X(03)00295-5
Bizama-Muñoz, M., Gatica-Ferrero, S., Aqueveque, C., Arancibia-Gutiérrez, B., & Sáez-Carrillo, K. (2020). Comprensión de lectura de textos informativos de carácter científico en escolares. Ocnos. Revista De Estudios Sobre Lectura, 19(1), 68-79. https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.2156 DOI: https://doi.org/10.18239/ocnos_2020.19.1.2156
Butterfuss, R., Kendeou, P. (2018). El papel de las funciones ejecutivas en la comprensión lectora. Educ Psychol Rev 30 , 801–826. https://doi.org/10.1007/s10648-017-9422-6 DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-017-9422-6
Cain, K. (2006). Children's reading comprehension: The role of working memory in normal and impaired development. In Working memory and education 61-91. https://doi.org/10.1016/B978-012554465-8/50005-3 DOI: https://doi.org/10.1016/B978-012554465-8/50005-3
Cain, K., Oakhill, J. y Bryant, P. (2004). Children's reading comprehension ability: Concurrent prediction by working memory, verbal ability, and component skills. Journal of educational psychology, 96, 31-42. https://doi.org/10.1037/0022-0663.96.1.31 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-0663.96.1.31
Cain, K., & Oakhill, J. V. (1999). Inference making ability and its relation to comprehension failure in young children. Reading and writing, 11, 489-503. DOI: https://doi.org/10.1023/A:1008084120205
Catalá, G., Català, M., Molina, E., Monclús, R. (2010). Evaluación de la comprensión lectora. Graó. Barcelona.
Diamond, A. (2013). Executive Functions. Annual Review of Psychology, 64, 135-168. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750
Friedman, N. P., & Miyake, A. (2004). The relations among inhibition and interference control functions: a latent-variable analysis. Journal of experimental psychology: General, 133(1), 101. DOI: https://doi.org/10.1037/0096-3445.133.1.101
Georgiou, G. K., & Das, J. P. (2016). What component of executive functions contributes to normal and impaired reading comprehension in young adults?. Research in developmental disabilities, 49, 118-128. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.ridd.2015.12.001
Gernsbacher, M. A., & Faust, M. (1991). The role of suppression in sentence comprehension. Advances in psychology, 77, 97-128. DOI: https://doi.org/10.1016/S0166-4115(08)61531-9
Haddad, F. A., Garcia, Y. E., Naglieri, J. A., Grimditch, M., McAndrews, A., & Eubanks, J. (2003). Planning facilitation and reading comprehension: Instructional relevance of the PASS theory. Journal of Psychoeducational Assessment, 21(3), 282-289. https://doi.org/10.1177/073428290302100304. DOI: https://doi.org/10.1177/073428290302100304
Hasher, L., & Zacks, R. T. (1988). Working memory, comprehension, and aging: A review and a new view. Psychology of learning and motivation, 22, 193-225. DOI: https://doi.org/10.1016/S0079-7421(08)60041-9
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Martina Ares Ferreirós, Mónica Rodriguez Enríquez, Juan Luis Rodríguez Rodríguez, Yariel Hernandez Rosell
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.