Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5372

Palavras-chave:

Literacia emergente, intervenção, consciência fonológica, alunos do jardim de infância, linguagem oral

Resumo

Este estudo quase-experimental investigou os efeitos do Programa DECOLE, aplicado por um professor em condições naturais de sala de aula, nas competências emergentes de alfabetização de crianças em pré-escolar. Participaram 53 crianças brasileiras (idade média: 5 anos e 7 meses; desvio padrão: 3,9 meses) que frequentavam um jardim de infância público, separadas num Grupo Experimental (n=30) e num Grupo de Controlo (n=23). Antes e depois da intervenção, foram avaliadas as competências de consciência fonológica, vocabulário, compreensão oral e conhecimento das letras dos participantes. Os resultados indicam que os grupos foram equivalentes no pré-teste relativamente às competências avaliadas. No pós-intervenção, foram observadas diferenças significativas a favor do Grupo Experimental, que participou na intervenção, na consciência fonológica, na compreensão oral e no vocabulário. Os resultados sugerem a eficácia do Programa DECOLE, quando aplicado numa situação natural de sala de aula para o desenvolvimento de competências de literacia emergente consideradas altamente relevantes para a aprendizagem da leitura e da escrita.

Referências

Almeida, A., Prust, A. P., Zauza, G., Batista, L.S., Seabra, A. G., Dias, N. M. (2018). Educação Infantil e Desempenho Cognitivo e Socioemocional. Revista Psicopedagogia, v. 35, n. 108, p. 281-95.

Andrade, C. R. F.; Béfi-Lopes, D. M.; Fernandes, F. D. M.; Wertzner, W. H. (2016) ABFW: Teste de linguagem infantil nas áreas de Fonologia, Vocabulário, Fluência e Pragmática. Carapicuiba (SP): Pró–Fono.

Barrera, S. D., Ribeiro, I., Viana, F. L. (2019). Efeitos de intervenções em Letramento emergente: uma revisão bibliográfica na base Scielo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 35. Befi-Lopes, D. M.; Andrade, C. R. F.; Fernandez, F. D. M.; Wertzner, H. F. (2000) . ABFW - Teste para Avaliação de Linguagem Infantil. 1a. ed. São Paulo: Pró - Fono Editora, 89p. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e3531

Bleses, D. et al., (2018). Effective language and literacy instruction: Evaluating the importance of scripting and group size componentes. Early Childhood Research Quarterly, 42(1), 256-269. Capovilla, A; Capovilla, F. (2000) Problemas de Leitura e Escrita: como identificar, previnir e remediar, numa abordagem fonológica. São Paulo, SP: Memnon.

Capovilla, F. C. & Seabra, A. G. (2013). Teste Contrastivo de Compreensão Auditiva e de Leitura. In: A. G. Seabra, & N. M. Dias (Orgs.), Avaliação Neuropsicológica Cognitiva: Leitura, escrita e aritmética, (Vol. 3, pp. 29-5). São Paulo: Memnon. Catts, H. W., Herrera, S., Nielsen, D. C., & Bridges, M. S. (2015). Early prediction of reading comprehension within the simple view framework. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 28(9), 1407–1425. DOI: https://doi.org/10.1007/s11145-015-9576-x

Dale, P. S., Logan, J., Bleses, D., Højen, A., Justice, L. (2018). Individual differences in response to a large-scale language and pre-literacy intervention for preschoolers in Denmark. Learning and Individual Differences, 68, 51-60. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2018.10.002

Ecalle, J., Labat, H., Le Cam, M., Rocher, T., Cros, L., Magnan, A. (2015). Evidence-based practices to stimulate emergent literacy skills in kindergarten in France: A large-scale study. Teaching and Teacher Education, 5, 102- 113. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.05.002

Ehri, L. C., Nunes, S. R., Willows, D. M., Schuster, B. V., Yaghoub-Zadeh, Z., & Shanahan, T. (2001). Phonemic Awareness Instruction Helps Children Learn to Read: Evidence From the National Reading Panel's Meta-Analysis. Reading Research Quarterly, 36(3), 250-287. doi.org/10.1598/RRQ.36.3.2 Foorman, B. R., Herrera, S., Petscher, Y., Mitchell, A., & Truckenmiller, A. (2015). The structure of oral language and reading and their relation to comprehension in Kindergarten through Grade 2. Reading and Writing: An Interdisciplinary Journal, 28(5), 655–681. https://doi.org/10.1007/s11145-015-9544-5 DOI: https://doi.org/10.1598/RRQ.36.3.2

Gatto, R. K. S., & Barrera, S. D. (2022). Aplicação do Programa DECOLE em pré-escolares: efeitos positivos sobre consciência fonológica e compreensão oral. In: H. V. Corso e T. C. Pollo (Orgs.) Intervenções com foco na aprendizagem: clínica e escola (pp. 13-22). São Paulo, Vetor. Gough, P. B., & Tunmer, W. E. (1986). Decoding, reading, and reading disability. Remedial and special education, 7(1), 6-10. DOI: https://doi.org/10.1177/074193258600700104

Hjetland, H. N., Brinchmann, E. I., Scherer, R., & Melby‐Lervåg, M. (2017). Preschool predictors of later reading comprehension ability: A systematic review. Campbell Systematic Reviews, 13(1), 1-155. DOI: https://doi.org/10.4073/csr.2017.14

Hjetland, H. N., Lervåg, A., Lyster, S.-A. H., Hagtvet, B. E., Hulme, C., & Melby-Lervåg, M. (2019). Pathways to reading comprehension: A longitudinal study from 4 to 9 years of age. Journal of Educational Psychology, 111(5), 751–763. DOI: https://doi.org/10.1037/edu0000321

Hulme, C., & Snowling, M. J. (2013). Learning to read: What we know and what we need to understand better. Child Development Perspectives, 7(1), 1-5. DOI: https://doi.org/10.1111/cdep.12005

Kruse, L. G., Spencer, T. D., Olszewski, A., & Goldstein, H. (2015). Small groups, big gains: efficacy of a tier phonological awareness intervention with preschoolers with early literacy deficits. American Journal of Speech-Language Pathology, 24(2), 189-205. DOI: https://doi.org/10.1044/2015_AJSLP-14-0035

Lennox M., Westerveld, M. F., & Trembath, D. (2018) Evaluating the effectiveness of PrepSTART, promoting oral language and emergent literacy skills in disadvantaged preparatory students. Int J Speech Lang Pathol., 20(2), 191-201. Lervåg, A., Hulme, C., & Melby-Lervåg, M. (2017). Unpicking the developmental relationship between oral language skills and reading comprehension: It's simple, but complex. Child Development, 89(5), 1821–1838. DOI: https://doi.org/10.1111/cdev.12861

Lyster, S.-A., Snowling, M., Hulme, C., & Lervåg, A. O. (2020). Preschool phonological, morphological and semantic skills explain it all: Following reading development through a 9‐year period. Journal of Research in Reading, 44(1), 175–188. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-9817.12312

Morais, J., Leite, I., & Kolinsky, R. (2013). Entre a pré-leitura e a leitura hábil: Condições e patamares da aprendizagem. Em: M. R. Maluf e C.C. Martins (Orgs.). Alfabetização no século XXI: Como se aprende a ler e escrever (17-48). Porto Alegre, Penso.

NELP (2008). National Early Literacy Panel, developing early literacy: report of the National Early Literacy Panel. Jessup: National Institute for Literacy. Retrieved from http://lincs.ed.gov/publications/pdf/NELPReport09.pdf

Piasta, S. B. (2014). Assessment-guided differentiated instruction to support alphabet knowledge. The Reading Teacher, 68 (3), 202-201. DOI: https://doi.org/10.1002/trtr.1316

Powell, D. R., Diamond, K. E., Burchinal, M. R., & Koehler, M. J. (2010). Effects of an early literacy professional development intervention on head start teachers and children. Journal of Education Psychology, 102(2), 299-312. DOI: https://doi.org/10.1037/a0017763

Ribeiro, I., Costa, H., & Brandão, S. (2014). Avaliação do programa falar, ler e escrever no jardim da infância. In F. L. Viana, & I. Ribeiro (Orgs.), Falar, ler e escrever: Propostas integradoras para jardim de infância (pp.160-183). Lisboa, Portugal: Santillana.

Rohde, L. (2015). The Comprehensive Emergent Literacy Model. SAGE Open, 5(1). Seabra, A. G., & Capovilla, F. C. (2012). Prova de consciência fonológica por produção oral. In A. G. Seabra, & N. M. Dias (Eds.), Avaliação neuropsicológica cognitiva: Linguagem Oral (Vol. 2, pp. 117-122). São Paulo, SP, Memnon. DOI: https://doi.org/10.1177/2158244015577664

Shanahan, T. & Lonigan, C. J. (2010). The National Early Literacy Panel: a summary of the process and the report. Educational Researcher, 39 (4), 279–285. Snow, C. E., Burns, M. S. & Griffin, P. (1998). Preventing reading difficulties in young children. National Academies Press. DOI: https://doi.org/10.3102/0013189X10369172

Storch, S. A. & Whitehurst, G. J. (2002). Oral language and code-related precursors to reading: evidence from a longitudinal structural model. Developmental Psychology, 38(6), 934-947. DOI: https://doi.org/10.1037/0012-1649.38.6.934

Thomas, N., Colin, C. & Leybaert, J. (2020) Interactive Reading to Improve Language and Emergent Literacy Skills of Preschool Children from Low Socioeconomic and Language-Minority Backgrounds. Early Childhood Educ J .48, 549–560. DOI: https://doi.org/10.1007/s10643-020-01022-y

Tunmer, W. & Hoover, W. (2019). The cognitive foundations of learning to read: a framework for preventing and remediating reading difficulties. Australian Journal of Learning Difficulties. 24, 1-19. DOI: https://doi.org/10.1080/19404158.2019.1614081

Viana, F. L. &. Ribeiro, I. (2014). Falar, Ler e Escrever: propostas integradoras para o Jardim da Infância. Lisboa: Santillana.

Viana, F. L., Ribeiro, I. & Barrera, S. D. (2017). Decole – Desenvolvendo Competências de Letramento Emergente: Propostas integradoras para a Pré-Escola. Porto Alegre, Penso. Wesseling, P. B. C., Christmann, C. A., & Lachmann, T. (2017). Shared Book Reading Promotes Not Only Language Development, But Also Grapheme Awareness in German Kindergarten Children. Frontiers in Psychology, 8, 364. http://doi.org.10.3389/fpsyg.2017.00364.

Whitehurst, G. J. & Lonigan, C. J. (2003). Emergent literacy: Development from prereaders to readers. In S. B. Neuman and D. K. Dickinson (Eds). Handbook of Early Literacy Research, 11-29. New York: Guildford.

Downloads

Publicado

31-12-2023

Como Citar

Domingos Barrera, S., & Kosmoski Silvestre Gatto, R. (2023). Aplicação do programa DECOLE numa situação natural de sala de aula: efeitos nas competências de literacia emergente. Child Studies, (3), 29–46. https://doi.org/10.21814/childstudies.5372

Edição

Secção

Artigos