Reforçar as competências comunicativas na educação de infância: o papel da tradição oral e da fonética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5532

Palavras-chave:

Tradição oral, educação na primeira infância, fonética, comunicação

Resumo

Este artigo baseia-se na reflexão sobre a tradição oral e a fonética na experiência comunicativa na educação de infância. A experiência comunicativa na educação de infância é enriquecida pela tradição oral. As crianças aprendem a ouvir ativamente, a imaginar vivamente e a exprimir-se criativamente através dessas experiências comunicativas: a tradição oral e a fonética. Este artigo também explora a importância da tradição oral e da fonética, porque a tradição oral é a utilização da fonética no processo de aprendizagem das competências comunicativas das crianças. A fonética é um método de ensino que, ao compreender o som das letras, permite que as crianças as unam para formar palavras e comunicar eficazmente. O artigo pretende concluir que a transmissão cultural também é enriquecida através da tradição oral nas práticas educativas, devendo ser tidos em conta os fatores que reforçam as competências orais e comunicativas na educação de infância, como as práticas fonéticas.

Biografia Autor

Ana Maria Montero Ramirez, Universidad de La Rioja

Ana María Montero Ramírez é mestre em Ensino de Línguas na Educação Infantil e Elementar pela Universidade de La Rioja, Logroño-Espanha, licenciada em Educação Infantil pela Universidade Pedagógica Nacional, Bogotá-Colômbia. Nos últimos anos, tem dedicado o seu interesse ao desenvolvimento de artigos centrados no ensino da língua materna em contraste com a aprendizagem da segunda língua (inglês) nos processos escolares das crianças. Os seus estudos foram publicados em numerosas revistas científicas.

Referências

Alvares, Jady. (2022). Elemental Phonics. JDA Learning Resources.

Bruner, J. (1986). The child's speech. Cognition and human development. Barcelona, Paidós. Cleveland Public library. Learning made fun. (2023). https://cpl.org/concept-books-learning-made-fun/

Eide, D. (2012). Uncovering the Logic of English. A common-sense Approach to reading, Spelling and literacy. Logic of English, Inc; 2nd Edition (July 20)

Fandiño, G. (2020). Why talk about curriculum in early childhood education? https://doi.org/10.17227/nyn.vol6.num48-11364 Volumen 6 No 48, pp. 79-89. DOI: https://doi.org/10.17227/nyn.vol6.num48-11364

Hornsby, D. & Wilson, L. (2010). Teaching Phonics in Context. National Council of Teacher of English (NCTE).

Keating, P. R. (2000). Phonics or Whole Language, Which Is the Better Way To Teach Our Children? M.A. Research Project, Kean University, p. 35.

Lewis, M. & Sue, E. (2016). Phonics. Practices, Research and Policy.

Ley 1804 (2016). Política de Estado para el Desarrollo Integral de la Primera Infancia de Cero a Siempre. Instituto Colombiano del Bienestar familiar (ICBF). Recuperadode: https://www.icbf.gov.co/cargues/avance/docs/ley_1804_2016.htm

Lloyd, M. (2014) Phonics and the Resistance to Reading. CreateSpace Independent Publishing Platform. Paul Chapman Publishing.

Madox, K. & Feng, J. (2013) Whole Language Instruction vs. Phonics Instruction: Effect on Reading Fluency and Spelling Accuracy of First Grade Students. Presentation at Georgia Educational Research Association Annual Conference. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED545621.pdf

Mahapatra, S. (1994). Oral tradition: Words, signs and gestures. Sahitya Akademi, Vol. 37, No. 5 (163), pp. 69-78.

Martyn, M. (2022). Phonics for Kids: Help your Child Read and Write Better. Writers Branding LLC

Maslen, J. & Maslen, L. (2023) Beginning Readers Bind-up | Phonics, Ages 4 and up, Kindergarten. Bob Books Set 1.

Medium Blog. (2021). Why we need phonics in Early Childhood Education. https://squarepandaindia.medium.com/why-we-need-phonics-in-early-childhood- education-d0346f90a6c5

Montero, A. M. (2023). Tensions and resonances between conceptions of bilingualism and multilingual practices with indigenous and ethnic children. Infancias, Imágenes, 21 (2), 55-64. https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/infancias/article/view/20797/19090

Nogueira, C. (2003). Oral Tradition, Universidade de Lisboa. 18/2, pp. 164-165. DOI: https://doi.org/10.1353/ort.2004.0075

Propp, V. (1974). Morfología del cuento. Fundamentos.

Reyes, J. (2016). The poetics of childhood. Bogotá, Colombia. Editorial Luna libros. Reyzábal, M. V. (2001). Oral communication and its didactics. Madrid, España. La Muralla. Richardson, J. Dufresne, M. (2019). The Next Step Forward in Word Study and Phonics. Scholastic Professional, September 16.

Rodríguez, M. (2006). Considerations on oral discourse in the classroom. Revista enunciación.

Tindall, M.L. (1993). The effects of phonics in reading and writing programs for young children. University of Northem Lowa, UNI ScholarWorks. https://scholarworks.uni.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=4426&context=grp

Trachtenburg, Phyllis. (1990). Using Childen's Literature to Enhance Phonics Instruction. The Reading Teacher, Vol. 43. No. 9, pp. 648-654. International Literacy Association

United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, Intangible Cultural Heritage (Unesco) (2021). Oral traditions and expressions including language as a vehicle of the intangible culture heritage. https://ich.unesco.org/en/oral-traditions-and-expressions- 00053

Veatch, J. (1988). En garde, whole language. In J.B. Smith (Ed.) 1988 School Library Media Annual, h 8-14. Englewood, CO: Libraries Unlimited.

Weaver, c. (1990). Understanding whole language: From principles to practice. Portsmouth, Heineman.

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

Montero Ramirez, A. M. (2024). Reforçar as competências comunicativas na educação de infância: o papel da tradição oral e da fonética. Child Studies, 1(4), 87–100. https://doi.org/10.21814/childstudies.5532

Edição

Secção

Artigos