Intervenção precoce na infância: a perspetiva das famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5659

Palavras-chave:

práticas centradas na família, participação da família, intervenção precoce na infância

Resumo

O estudo explora a forma como as famílias do Norte de Portugal percecionam as práticas profissionais das Equipas Locais de Intervenção Precoce (ELI) no âmbito do Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância (SNIPI), catorze anos após a publicação do Decreto-Lei 281/2009.

Participaram 35 famílias com crianças dos 0 aos 6 anos, acompanhadas pela ELI há pelo menos dois anos. O estudo seguiu uma abordagem qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas. Foi utilizada uma análise de conteúdo para categorizar as respostas.

No geral, os resultados indicam que muitas famílias expressaram satisfação com a assistência da ELI, mas observaram áreas que carecem de uma abordagem centrada na família. As famílias também destacaram desafios e sugestões de melhorias. O estudo oferece ideias para melhorar os serviços de Intervenção Precoce na Infância (IPI) no âmbito do SNIPI, incorporando perspetivas familiares diretas.

Biografias Autor

Vânia Oliveira, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Recentemente licenciada em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento Humano, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. Realizou o seu estágio académico numa Equipa Local de Intervenção Precoce, na cidade do Porto, Portugal. A sua tese de mestrado foi também desenvolvida no âmbito da Intervenção Precoce na Infância. Atualmente, encontra-se a realizar o seu primeiro ano profissional no CASA - Centro de Psicologia, Educação e Desenvolvimento, no Porto.

Catarina Grande, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

Doutorada em Psicologia, é professora auxiliar de Psicologia no ensino pré e pós-graduado da FPCEUP e membro integrado do Centro de Psicologia da Universidade do Porto. As suas áreas de atividade científica são a Psicologia da Educação e do Desenvolvimento, a Intervenção Precoce na Infância e, recentemente, a Psicologia Pediátrica. O seu principal interesse de investigação são as crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento típico e atípico, tendo participado em diferentes projectos de investigação sobre educação e intervenção precoce na infância.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Oliveira, V., & Grande, C. . (2024). Intervenção precoce na infância: a perspetiva das famílias. Child Studies, (4), 13–32. https://doi.org/10.21814/childstudies.5659

Edição

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Artigos