Práticas Baseadas em Evidências em um serviço de Intervenção Precoce na Espanha: a voz das famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5671

Palavras-chave:

práticas baseadas em evidências, intervenção precoce na infância, famílias

Resumo

Este estudo foi realizado no Centro de Atención Temprana y Escuela Infantil L'Alqueria, Universidad Catolica de Valencia, no âmbito do Observatorio Internacional de Atención Temprana y Desarrollo Infantil, e teve como objetivo identificar as perceções e o papel das famílias no processo de intervenção, no desenvolvimento da criança, na qualidade de vida familiar e na sua própria capacitação.  Envolveu a participação de uma amostra final de cinco famílias acompanhadas por quatro profissionais durante 11 meses. A fonte de dados utilizada foram as gravações áudio das famílias, transcritas pela investigadora, e a aplicação de instrumentos antes e após seis meses de intervenção, que foram analisados qualitativamente. A análise centrou-se nas perceções das famílias sobre o processo de intervenção, o desenvolvimento da criança, a qualidade de vida da família e a capacitação. Os resultados indicam que as famílias percecionam a intervenção como um apoio, sentem-se capacitadas para atuar nos contextos, aprendem estratégias para o desenvolvimento da criança e identificam oportunidades de aprendizagem nas suas rotinas. A comunicação é valorizada, mostrando que as famílias têm voz ativa no processo de intervenção. As respostas aos instrumentos indicam que as famílias têm uma visão positiva do desenvolvimento dos seus filhos e percecionam uma melhoria na qualidade de vida familiar. Estes resultados apontam para a importância das práticas baseadas em evidências na Intervenção Precoce.

Biografias Autor

Patricia Carla de Souza Della Barba, Universidade Federal de São Carlos

Patricia Carla de Souza Della Barba. PhD in Special Education from the Federal University of São Carlos, Associate Professor in the Department of Occupational Therapy and Postgraduate Programme in Occupational Therapy, Federal University of São Carlos, Brazil.  Post-doctorate at the Catholic University of Valencia, Spain.

Margarita Cañadas , Universidade Catolica de Valencia

Margarita Cañadas Perez. Doutorada pela Universidade Católica de Valência, Espanha. Professora titular da Faculdade de Psicologia da Universidade Católica de Valência San Vicente Mártir - Espanha

Referências

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.

Bailey, D. B., Raspa, M., Olmsted, M. G., Novak, S. P., Sam, A. M., Humphreys, B. P., Nelson, R., Robinson, N., & Guillen, C. (2011). Development and Psychometric Validation of the Family Outcomes Survey-Revised. Journal of Early Intervention, 33(1), 6-23. https://doi.org/10.1177/1053815111399441 DOI: https://doi.org/10.1177/1053815111399441

Dalmau, M., Balcells-Balcells, A., Giné, C., Cañadas, M., Casas, O., Salat, Y., Farré, V., & Calaf, N. (2017). Cómo implementar el modelo centrado en la familia en la intervención temprana. Anales de psicología, 33(3), 641-651. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.33.3.263611 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.33.3.263611

Division for Early Childhood. (2014). Recommended Practices. Retrieved from www.dec-sped.org/recommendedpractices

Dunst, C. J. (2009). Implications of evidence-based practices for personnel preparation development in Early Childhood Intervention. Infants & Young Children, 22(1), 44-53. DOI: https://doi.org/10.1097/01.IYC.0000343336.34528.ea

Dunst, C. J. (2017). Research Foundations for Evidence-Informed Early Childhood Intervention Performance Checklists. Educ. Sci., 7(4), 78. doi:10.3390/educsci7040078 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci7040078

ECTA Center. (2024). Evidence-Based Practice. Retrieved from https://ectacenter.org/topics/evbased/evbased.asp

Early Childhood Outcomes Center. (2009). Family Outcomes Surveys - Resultados para a Família. Retrieved from https://ectacenter.org/eco/pages/familysurveys.asp

Fernández-Valero, R., Serrano, A. M., McWilliam, R., & Cañadas, M. (2020). Variables predictoras del empoderamiento familiar en prácticas de atención temprana centradas en la familia. Rev. Logop. Foniatría Audiol., 40, 128–137. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rlfa.2020.05.003

García Grau, P., McWilliam, R., Martínez-Rico, G., & Murillo, C. P. M. (2021). Rasch Analysis of the Families in Early Intervention Quality of Life (FEIQoL) Scale. Applied Research in Quality of Life, 16, 383–399. https://doi.org/10.1007/s11482-019-09761-w DOI: https://doi.org/10.1007/s11482-019-09761-w

McWilliam, R. A., & García Grau, P. (2017). Families in Early Intervention Quality of Life (FEIQoL). Retrieved from https://eieio.ua.edu/uploads/1/1/0/1/110192129/feiqol_english.pdf

Moore, T. G. (2020). The first 1000 days; evidence and implications. Half-day workshop for national ARACY / CCCH Early Years Summit, Melbourne, 10 March.

Pimentel, J. Z. S. (2005). Intervenção focada na família: Desejo ou realidade. In Percepções de pais e profissionais sobre as práticas de apoio precoce a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lisboa.

Ramos, M. M. A., & Della Barba, P. C. S. (2021). Ages and Stages Questionnaires Brazil in monitoring development in early childhood education. Anais da academia brasileira de ciências, 93, 1-13. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765202120201838

Squires, J., et al. (2009). Ages and Stages Questionnaires – ASQ-3 correspondente à idade da criança.

Trivette, C. M., Dunst, C. J., & Hamby, D. W. (2010). Influências das práticas de intervenção dos sistemas familiares nas interações pais-filhos e no desenvolvimento infantil. Topics in Early Childhood Special Education, 30(1), 3-19. DOI: https://doi.org/10.1177/0271121410364250

Triviños, A. N. S. (2009). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação – O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo (5th ed.). São Paulo: Atlas.

Turnbull, A. P. (2003). A qualidade de vida das famílias como resultado dos serviços: o novo paradigma. In M. A. Verdugo & F. B. Jordán de Urríes (Coords.), Investigación, innovación y cambio. V Jornadas Científicas de Investigación sobre Personas con Discapacidad 2003 (pp. 61-82). Espanha: Amarú.

Verdugo, M. A., Schalock, R. L., Keith, K. D., & Stancliffe, R. (2005). Qualidade de vida e sua mensuração: Princípios e diretrizes importantes. Journal of Intellectual Disability Research, 49(10), 707-717. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2788.2005.00739.x

Downloads

Publicado

12-07-2024

Como Citar

Della Barba, P. C. de S., & Cañadas Perez, M. . (2024). Práticas Baseadas em Evidências em um serviço de Intervenção Precoce na Espanha: a voz das famílias . Child Studies, 1(4), 33–48. https://doi.org/10.21814/childstudies.5671

Edição

Secção

Artigos

Dados de financiamento