Práticas Baseadas em Evidências em um serviço de Intervenção Precoce na Espanha: a voz das famílias
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.5671Palavras-chave:
práticas baseadas em evidências, intervenção precoce na infância, famíliasResumo
Este estudo foi realizado no Centro de Atención Temprana y Escuela Infantil L'Alqueria, Universidad Catolica de Valencia, no âmbito do Observatorio Internacional de Atención Temprana y Desarrollo Infantil, e teve como objetivo identificar as perceções e o papel das famílias no processo de intervenção, no desenvolvimento da criança, na qualidade de vida familiar e na sua própria capacitação. Envolveu a participação de uma amostra final de cinco famílias acompanhadas por quatro profissionais durante 11 meses. A fonte de dados utilizada foram as gravações áudio das famílias, transcritas pela investigadora, e a aplicação de instrumentos antes e após seis meses de intervenção, que foram analisados qualitativamente. A análise centrou-se nas perceções das famílias sobre o processo de intervenção, o desenvolvimento da criança, a qualidade de vida da família e a capacitação. Os resultados indicam que as famílias percecionam a intervenção como um apoio, sentem-se capacitadas para atuar nos contextos, aprendem estratégias para o desenvolvimento da criança e identificam oportunidades de aprendizagem nas suas rotinas. A comunicação é valorizada, mostrando que as famílias têm voz ativa no processo de intervenção. As respostas aos instrumentos indicam que as famílias têm uma visão positiva do desenvolvimento dos seus filhos e percecionam uma melhoria na qualidade de vida familiar. Estes resultados apontam para a importância das práticas baseadas em evidências na Intervenção Precoce.
Referências
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
Bailey, D. B., Raspa, M., Olmsted, M. G., Novak, S. P., Sam, A. M., Humphreys, B. P., Nelson, R., Robinson, N., & Guillen, C. (2011). Development and Psychometric Validation of the Family Outcomes Survey-Revised. Journal of Early Intervention, 33(1), 6-23. https://doi.org/10.1177/1053815111399441 DOI: https://doi.org/10.1177/1053815111399441
Dalmau, M., Balcells-Balcells, A., Giné, C., Cañadas, M., Casas, O., Salat, Y., Farré, V., & Calaf, N. (2017). Cómo implementar el modelo centrado en la familia en la intervención temprana. Anales de psicología, 33(3), 641-651. http://dx.doi.org/10.6018/analesps.33.3.263611 DOI: https://doi.org/10.6018/analesps.33.3.263611
Division for Early Childhood. (2014). Recommended Practices. Retrieved from www.dec-sped.org/recommendedpractices
Dunst, C. J. (2009). Implications of evidence-based practices for personnel preparation development in Early Childhood Intervention. Infants & Young Children, 22(1), 44-53. DOI: https://doi.org/10.1097/01.IYC.0000343336.34528.ea
Dunst, C. J. (2017). Research Foundations for Evidence-Informed Early Childhood Intervention Performance Checklists. Educ. Sci., 7(4), 78. doi:10.3390/educsci7040078 DOI: https://doi.org/10.3390/educsci7040078
ECTA Center. (2024). Evidence-Based Practice. Retrieved from https://ectacenter.org/topics/evbased/evbased.asp
Early Childhood Outcomes Center. (2009). Family Outcomes Surveys - Resultados para a Família. Retrieved from https://ectacenter.org/eco/pages/familysurveys.asp
Fernández-Valero, R., Serrano, A. M., McWilliam, R., & Cañadas, M. (2020). Variables predictoras del empoderamiento familiar en prácticas de atención temprana centradas en la familia. Rev. Logop. Foniatría Audiol., 40, 128–137. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rlfa.2020.05.003
García Grau, P., McWilliam, R., Martínez-Rico, G., & Murillo, C. P. M. (2021). Rasch Analysis of the Families in Early Intervention Quality of Life (FEIQoL) Scale. Applied Research in Quality of Life, 16, 383–399. https://doi.org/10.1007/s11482-019-09761-w DOI: https://doi.org/10.1007/s11482-019-09761-w
McWilliam, R. A., & García Grau, P. (2017). Families in Early Intervention Quality of Life (FEIQoL). Retrieved from https://eieio.ua.edu/uploads/1/1/0/1/110192129/feiqol_english.pdf
Moore, T. G. (2020). The first 1000 days; evidence and implications. Half-day workshop for national ARACY / CCCH Early Years Summit, Melbourne, 10 March.
Pimentel, J. Z. S. (2005). Intervenção focada na família: Desejo ou realidade. In Percepções de pais e profissionais sobre as práticas de apoio precoce a crianças com necessidades educativas especiais e suas famílias. Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência, Lisboa.
Ramos, M. M. A., & Della Barba, P. C. S. (2021). Ages and Stages Questionnaires Brazil in monitoring development in early childhood education. Anais da academia brasileira de ciências, 93, 1-13. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765202120201838
Squires, J., et al. (2009). Ages and Stages Questionnaires – ASQ-3 correspondente à idade da criança.
Trivette, C. M., Dunst, C. J., & Hamby, D. W. (2010). Influências das práticas de intervenção dos sistemas familiares nas interações pais-filhos e no desenvolvimento infantil. Topics in Early Childhood Special Education, 30(1), 3-19. DOI: https://doi.org/10.1177/0271121410364250
Triviños, A. N. S. (2009). Introdução à Pesquisa em Ciências Sociais: a Pesquisa Qualitativa em Educação – O Positivismo, A Fenomenologia, O Marxismo (5th ed.). São Paulo: Atlas.
Turnbull, A. P. (2003). A qualidade de vida das famílias como resultado dos serviços: o novo paradigma. In M. A. Verdugo & F. B. Jordán de Urríes (Coords.), Investigación, innovación y cambio. V Jornadas Científicas de Investigación sobre Personas con Discapacidad 2003 (pp. 61-82). Espanha: Amarú.
Verdugo, M. A., Schalock, R. L., Keith, K. D., & Stancliffe, R. (2005). Qualidade de vida e sua mensuração: Princípios e diretrizes importantes. Journal of Intellectual Disability Research, 49(10), 707-717. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1365-2788.2005.00739.x
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Patricia Carla de Souza Della Barba, Margarita Cañadas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.