Interação entre crianças no pré-escolar: perceção das diferenças no processo de inclusão escolar de crianças com autismo
DOI:
https://doi.org/10.21814/childstudies.5679Palavras-chave:
inclusão escolar, crianças, autismo, educação infantil, diferençasResumo
Este estudo é uma pesquisa qualitativa que fez uso da observação participante em uma classe de educação infantil, para compreender como as crianças percebem as diferenças entre os colegas, especialmente na relação com os alunos com autismo. Participaram uma professora e 28 alunos na faixa etária de quatro a seis anos, sendo dois alunos com autismo. A observação foi realizada no período de fevereiro a maio de 2023. Os resultados indicam que o comportamento e as relações que as crianças estabelecem com os alunos com autismo varia conforme o nível de comprometimento e interação que estes alunos apresentam. Entretanto, a receptividade dos alunos da sala e o acolhimento às diferenças apresentadas pelos alunos com autismo foram positivas, auxiliando-os nas atividades pedagógicas ou de vida diária, quando necessário. As ações da professora proporcionaram a aproximação entre as crianças e a compreensão delas em relação aos colegas.
Referências
Adurens, F.D.; Proscencio, P.A., &Wellichan, D.D.S.P. (2018). Reflexões sobre a diversidade na educação infantil: um olhar para a formação de professores. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, 20(2), p. 150-163, jul/dez. https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11638 DOI: https://doi.org/10.30715/doxa.v20i2.11638
Ainscow, M. (2020). Inclusion and equity in education: making sense of global challenges. Prospects, 49, p.123-134. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09506-w DOI: https://doi.org/10.1007/s11125-020-09506-w
Bronfenbrenner, U. (1975). Is early intervention effective? In B. Z. Friedlander, G. M. Sterritt, & G. E. Kirk (Eds.), Exceptional infant: Vol. 3. Assessment and intervention (pp. 449-475). Brunner/Mazel. https://doi.org/10.1177%2F016146817407600202
Carvalho, C. M., & Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche: CRECHEndo com qualidade. 1.ª Ed. Porto Editora.
Chicon, J. F., Oliveira, I. M. de., Garozzi, G. V., Coelho, M. F., & Sá, M. das G. C. S. de. (2019). Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira De Ciências Do Esporte, 41(2), 169–175. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.01.017
Decreto 57.379, de 13 de Outubro de 2016. Institui, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, a Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva. São Paulo, Prefeito de São Paulo. https://legislacao.prefeitura.sp.gov.br/leis/decreto-57379-de-13-de-outubro-de-2016.
Ezpeleta, J., & Rockwell, E. Pesquisa Participante. 2. ed. Cortez/Autores Associados, 1989.
Folha, D., Joaquim, R., & Martinez, C. (2023). Participação de Crianças com Desenvolvimento Típico e Com Transtornos do Espectro Autista em Situações de Brincadeiras na Educação Infantil. Revista Brasileira de Educação Especial, 29, e0096. https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0096. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-54702023v29e0096
Gómez-Marí, I., Sanz-Cervera, P., & Tárraga-Mínguez, R. (2021). Teachers’ Knowledge Regarding Autism Spectrum Disorder (ASD): A Systematic Review. Sustainability, 13(9), 5097. MDPI AG. http://dx.doi.org/10.3390/su13095097 DOI: https://doi.org/10.3390/su13095097
Law no 12.764, de 27 de dezembro de 2012. (2012). Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtornos do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei no 8.112, de 11 de dezembro de 1990. Diário Oficial da União 28 dez 2012. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011- 2014/2012/lei/l12764.htm.
Law no 13.146, de 6 de Julho de 2015. (2015). Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm
Marques, J. P. (2016). A “Observação Participante” na pesquisa de campo em Educação. Educação Em Foco, 19(28), 263–284. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221 DOI: https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1221
Mattos, M., & Lione, V. de O. F. (2023). O Brincar das crianças com o Transtorno do Espectro Autista na educação Infantil. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, 11(1). https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14479 DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2023.v11.14479
Ministries of Education. (2008). Secretaria de Educação Especial (SEESP). Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília:MEC/SEESP. BRASIL.
Ministries of Education. (2009). Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica. Resolução n. 5 de 17 de dezembro de 2009. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/CNE/CEB.
Moser, C., Garcia, N., & Chagas, P. (2021). Olhar ecológico sobre a mediação no processo de inclusão na educação infantil. Série-Estudos, 26(56), 71-93. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1274 DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i56.1274
Moura, A., Santos, B., & Marchesini, A. (2021). O brincar e sua influência no desenvolvimento de crianças com transtorno do espectro autista. Cadernos de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento, 21(1), 24-38. https://dx.doi.org/10.5935/cadernosdisturbios.v21n1p24-38
Nunes, D., & Schmidt, C. (2019). Educação especial e autismo: das práticas baseadas em evidências à escola. Cadernos de Pesquisa, 49(173),84-104. Recuperado em https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/5494
Oliveira, A., Santos, C., & Florêncio, R. (2019). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. Revista Científica da FASETE, 21, p. 36-50. https://www.unirios.edu.br/revistarios/media/revistas/2019/21/metodos_%20e_tecnicas_de_pesquisa_em_educacao.pdf
Oliveira, R. (2014). (Entre) Linhas de uma pesquisa: O Diário de Campo como dispositivo de (in)formação na/da abordagem (Auto)biográfica. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, 2(4), 69-87. Recuperado de:https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1059/730.
Paula, J., & Peixoto, M. (2019). A inclusão do aluno com autismo na educação infantil: desafios e possibilidades. Cadernos Da Pedagogia, 13(26). https://www.cadernosdapedagogia.ufscar.br/index.php/cp/article/view/1289/473
Peterson-Bloom, L., & Bolte, S. (2022). Now we all share the same knowledge base-evaluating professional development targeting preschool staffs understanding of autism and inclusion skills. Front. Educ., 7, 846960. doi: 10.3389/feduc.2022.846960 DOI: https://doi.org/10.3389/feduc.2022.846960
Pletsch, M. D., Calheiros de Sá, M. R., & Lunardi Mendes, G. M. (2021). A favor da escola pública: a intersetorialidade como premissa para a educação inclusiva. Revista Teias, 22(66), 11–26. https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2021.58619
Proença, Z. A. de, & Freitas, A. P. de. (2023). Vivências de brincar/letrar de uma criança com autismo na educação infantil. Linha Mestra,17(51), 142–155. https://doi.org/10.34112/1980-9026. DOI: https://doi.org/10.34112/1980-9026
Rodrigues, M. C. (2022). Atividades lúdicas em contexto inclusivo: uma contribuição no desenvolvimento e na aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), especialmente na área da leitura e escrita. Avanços & Olhares - Revista Acadêmica Multitemática do IESA, 9. https://doi.org/10.56797/ao.vi9.65 DOI: https://doi.org/10.56797/ao.vi9.65
Secretaria Municipal de Educação (2019). Coordenaria Pedagógica. Currículo da cidade: Educação Infantil. – São Paulo, SME/COPED. 224p. il. educação.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2019/07/51927.pdf
Silva, C. (2022). Transtorno do Espectro Autista – TEA e a inclusão na educação infantil: um estudo observacional sobre desafios do professor em sala de aula. Scientia Generalis, 3(1), 271–280. Recuperado de https://scientiageneralis.com.br/index.php/SG/article/view/399 DOI: https://doi.org/10.47879/ed.ep.2022632p215
Silva, R. (2020). Prefácio. IN: Alinhavos sobre a educação especial na perspectiva inclusiva [recurso eletrônico] / organizador: Rafael Soares Silva. - Santo Ângelo, Metrics. 345p. DOI: https://doi.org/10.46550/978-65-89700-31-9
Stephenson, J., Browne, L., Carter, M., Clark, T., …, &Sweller, W. (2021). Facilitators and Barriers to Inclusion of Students with Autism Spectrum Disorder: Parent, Teacher, and Principal Perspectives. Australasian Journal of Special and Inclusive, 45(1), 1-17. https://doi.org/10.1017/jsi.2020.12. DOI: https://doi.org/10.1017/jsi.2020.12
Suassuna, J. de S.S. (2021). Inclusão escolar de alunos com autismo na educação infantil. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(7), 1417-29. doi.org/10.51891/rease.v7i7.1831 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i7.1831
Ubugata, R. (2022). TEA na Educação Infantil: inclusão e afetividade na prática docente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, [S. l.], 8(6), 791–802. https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5965. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v8i6.5965
UNESCO. (2015). Incheon declaration and framework for action for the implementation of Sustainable Development Goal 4. UNESCO. http://uis.unesco.org/sites/default/fles/documents/education-2030-inche on-framework-for-action-implementation-of-sdg4-2016-en_2.pdf.
UNESCO. (2017). A guide for ensuring inclusion and equity in education. UNESCO.
Vital, M. R. (2021). Inclusão na Educação Infantil: do viver o preconceito da diferença ao (con) viver com a diferença. Dialética. DOI: https://doi.org/10.48021/978-65-252-0798-8
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Andrea Perosa Saigh Jurdi, Alanis Raabe Honorio da Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0.