Interação entre crianças no pré-escolar: perceção das diferenças no processo de inclusão escolar de crianças com autismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5679

Palavras-chave:

inclusão escolar, crianças, autismo, educação infantil, diferenças

Resumo

Este estudo é uma pesquisa qualitativa que fez uso da observação participante em uma classe de educação infantil, para compreender como as crianças percebem as diferenças entre os colegas, especialmente na relação com os alunos com autismo. Participaram uma professora e 28 alunos na faixa etária de quatro a seis anos, sendo dois alunos com autismo. A observação foi realizada no período de fevereiro a maio de 2023. Os resultados indicam que o comportamento e as relações que as crianças estabelecem com os alunos com autismo varia conforme o nível de comprometimento e interação que estes alunos apresentam. Entretanto, a receptividade dos alunos da sala e o acolhimento às diferenças apresentadas pelos alunos com autismo foram positivas, auxiliando-os nas atividades pedagógicas ou de vida diária, quando necessário. As ações da professora proporcionaram a aproximação entre as crianças e a compreensão delas em relação aos colegas.

Biografias Autor

Andrea Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo

Andrea Perosa Saigh Jurdi é graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo. Mestre e doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorada em Estudos da Criança, especialidade em Educação Especial pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (Braga/Portugal). É Professora Associada do Curso de Terapia Ocupacional da UNIFESP. Tem experiência em pesquisa na área de Educação Inclusiva e Terapia Ocupacional, Intervenção Precoce na Infância, atuando nos seguintes temas: saúde mental infantil, inclusão escolar, atividades lúdicas, desenvolvimento infantil e formação profissional.

Alanis Raabe Honorio da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Alanis Raabe Honorio da Silva é graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Paulo e em Pedagogia pela Universidade Nove de julho. Durante a graduação em Fisioterapia, participou do projeto de extensão Preamar (Programa de auxílio à recuperação de mulheres após câncer de mama) e da Monitoria Acadêmica de Fisioterapia Cardiorrespiratória.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Perosa Saigh Jurdi, A., & Honorio da Silva, A. R. . (2024). Interação entre crianças no pré-escolar: perceção das diferenças no processo de inclusão escolar de crianças com autismo. Child Studies, 1(4), 49–70. https://doi.org/10.21814/childstudies.5679

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Artigos