Desafios das famílias com a educação durante a transição para a pré-escola: um estudo qualitativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/childstudies.5790

Palavras-chave:

Família, educação para a primeira infância, grupo focal

Resumo

Contexto: O tempo passado com as crianças influencia positivamente o seu comportamento e desenvolvimento cognitivo, beneficiando também as famílias. No entanto, nem todas as famílias, especialmente as que se encontram em transições de desenvolvimento, podem interagir com os seus filhos da mesma forma. Objetivo: Este estudo teve como objetivo explorar e descrever os desafios das famílias com filhos pequenos durante a transição das crianças para o jardim de infância. Método: Os profissionais da educação e da saúde, juntamente com famílias de crianças de três anos, participaram em grupos de discussão. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas e a análise de conteúdo seguiu os pressupostos de Bardin. Resultados: Identificaram-se três categorias: "tempo para ser criança", "tempo para ser família" (com a subcategoria "tempo para rotinas e papéis") e "tempo para envolvimento externo" (por exemplo, sistemas de cuidados infantis e de saúde). O aumento dos compromissos de tempo e a gestão das exigências das crianças foram citados como os principais desafios. A informação consistente proveniente de fontes externas foi considerada essencial para o bem-estar da família. Conclusões: As famílias de crianças em idade pré-escolar enfrentam desafios relacionados com a gestão do tempo na transição para a pré-escola, necessitando de apoios adequados para lidar com eles.

Biografias Autor

Rafaela Rosario, Universidade do Minho

Rafaela Rosário (RR) é professora associada da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e investigadora da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). Dirige o Centro de Investigação em Enfermagem da Universidade do Minho. Desde 2008, a RR tem desenvolvido programas de intervenção eficazes, com ênfase no co-desenvolvimento e em ensaios aleatórios por clusters, contribuindo significativamente para a prevenção da obesidade e promoção de comportamentos saudáveis. A sua investigação explora também a relação entre a literacia em saúde (digital) e os resultados em saúde. A investigação de RR inclui relatórios de promoção da saúde e impactos da COVID-19 na educação infantil. Está envolvida em redes como a Fundação da Rede de Escolas para a Saúde na Europa (SHE) e a Associação Europeia de Saúde Pública, e contribui para o conhecimento da saúde global. A nível nacional, participa na Rede Académica de Literacia em Saúde e co-fundou a Rede Lusófona de Infodemiologia.

Cláudia Augusto, Universidade do Minho

Cláudia Augusto é professora coordenadora da Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho e membro integrado da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E). É licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, mestre em Enfermagem de Saúde Familiar pela UTAD e doutorada em Ciências de Enfermagem pelo ICBAS-UP com a tese “Famílias de Crianças com Necessidades Especiais: Contributos da Intervenção Precoce para a Intervenção Transdisciplinar”. Cláudia Augusto colabora com os alunos que orienta em vários grupos de investigação centrados na literacia em saúde, na promoção da saúde da criança e da família, no ciclo de vida familiar e nas famílias com condições crónicas específicas. É também membro da Associação Internacional de Enfermagem Familiar.

Maria José Silva, Universidade do Minho

Maria José Silva, professora adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade do Minho, é Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica desde 1997 e pós-graduada em Enfermagem de Saúde Familiar desde 2006. Mestre em Ciências de Enfermagem, em 2006, pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e submetida a avaliação curricular para obtenção do título de Especialista em Enfermagem, em 2013. Participa regularmente em grupos de investigação na área da saúde infantil e familiar.

Ana Paula Macedo, Universidade do Minho

Ana Paula Macedo é professora coordenadora, tendo presidido à ESE da UM (2017-2021). Iniciou a sua carreira como enfermeira em contexto hospitalar de medicina e ortopedia. É doutorada em Educação, área de conhecimento de Organização e Administração Escolar, e mestre, área de especialização em Organizações Educativas e Administração Educacional, conferido pelo IEP da UM. É detentora do título de Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, com competências avançadas em Supervisão Clínica e Especialista em Enfermagem. Possui Pós-Doutoramento, na área de Enfermagem, pela Universidade de São Paulo, EE, Brasil.

Conceição Rainho, Universidade de Trás Os Montes e Alto Douro

Conceição Rainho é Professora Coordenadora da Escola Superior de Saúde (ESS) da UTAD. Possui Licenciatura em Enfermagem pela ESECP (1994), Mestrado em Saúde Pública pela Universidade do Porto (1999) e Doutoramento em Ciências de Enfermagem pela Universidade do Porto (2014).

Linda Shields, Unidade de Investigação em Saúde Tropical

A Professora Linda Shields é Directora da Unidade de Investigação em Saúde Tropical, uma parceria entre a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade James Cook e o Hospital e Serviço de Saúde de Townsville, em Queensland, e Professora Honorária da Faculdade de Medicina da Universidade de Queensland. A sua investigação inclui cuidados centrados na família, saúde em regiões tropicais, enfermagem perioperatória pediátrica e a ética e história da enfermagem, em particular na Europa nazi.

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Publicado

12-07-2024

Como Citar

Rosario, R., Augusto, C., Silva, M. J. ., Macedo, A. P., Rainho, C., & Shields, L. (2024). Desafios das famílias com a educação durante a transição para a pré-escola: um estudo qualitativo. Child Studies, (4), 71–88. https://doi.org/10.21814/childstudies.5790

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