N.º 34 (2024): Relações de emprego e qualidade de vida e bem-estar no trabalho
As relações de emprego têm uma importância fundamental na vida das pessoas, já que a maior parte da nossa vida adulta se desenrola dentro de uma organização ou em torno de uma ocupação profissional. É fundamental que as relações de emprego se desenvolvam num clima de trabalho em que possamos sentir que florescemos enquanto profissionais pela aquisição de formas diversas de saber-fazer, saber-ser e saber-pensar na relação com o Outro. Sempre que as relações de emprego se pautam por relacionamentos saudáveis e promovem um ambiente de trabalho justo, com respeito e diálogo entre trabalhadores e empregadores, o impacto na qualidade de vida é enorme. É importante também sublinhar que a qualidade de vida no trabalho não diz respeito somente a questões como uma boa remuneração e benefícios sociais ou condições de trabalho adequadas. Apesar de estas últimas condições serem essenciais para o bem-estar do trabalhador, é preciso promover um ambiente de trabalho acolhedor, com valores claros, comunicação aberta e respeito mútuo. Por oposição, quando o ambiente de trabalho é sentido como adverso e até opressivo da dignidade humana, com cargas excessivas de trabalho, formas de assédio, desrespeito e falta de transparência, as consequências podemser bastante negativas para o bem-estar do trabalhador e sua qualidade de vida, em geral, e no trabalho, em particular. Efetivamente, a literatura, nesta área, revela que climas organizacionais tóxicos, com elevados níveis de stresse e desgaste emocional, afetam não só o desempenho profissional, mas também a saúde física e mental dos trabalhadores. Em simultâneo, a qualidade de vida no trabalho tem vindo a ser progressivamente associada à sustentabilidade das carreiras. Uma carreira sustentável é aquela que permite ao profissional equilibrar as suas aspirações e objetivos pessoais com os da organização, de forma a garantir uma relação de parceria e colaboração. Para que isso seja possível, é necessário que a organização promova a qualidade de vida dos seus trabalhadores através de medidas como, por exemplo, flexibilidade de horários, programas de bem-estar e de desenvolvimento profissional. É responsabilidade das organizações criar um ambiente de trabalho saudável, promovendo a qualidade de vida dos seus trabalhadores. As relações de emprego são crescentemente marcadas por contratos psicológicos ambíguos e por condições de empregabilidade desajustadas. Os primeiros assumem, crescentemente, um carácter transacional e idiossincrático, enquanto as segundas, entendidas como a capacidade de adquirir e manter uma ocupação/emprego ao longo da vida, são sub-repticiamente assumidas como uma responsabilidade exclusivamente individual, sem que a organização participe ativamente na sua criação e manutenção. Assim, esta número reune trabalhos de natureza académica, empíricos ou teóricos, que se focam em temas relacionados com as mudanças nas relações de emprego e o seu impacto na qualidade de vida e bem-estar no trabalho, bem como com a sustentabilidade das carreiras.
Publicado:
30.12.2024