Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX

Autores

  • Rodrigo Teodoro de Paula Centro de Estudos Humanísticos, Departamento de Música, Universidade do Minho, Braga, Portugal; Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, Universidade de Évora, Évora, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.21814/diacritica.4768

Palavras-chave:

Eurico Thomaz de Lima, Música brasileira para piano, Música portuguesa para piano, Interações musicais transatlânticas

Resumo

Ao longo de sua carreira como pianista, compositor e pedagogo, Eurico Thomaz de Lima (1908–1989) cruzou o Atlântico rumo ao Brasil em dois períodos – em 1949 e 1952 – divulgando obras de nomes da música clássica portuguesa de princípios do século XX e estabelecendo relações profissionais e de amizade com destacados nomes da cena musical brasileira, como Villa-Lobos, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Barrozo Netto, Najla Jabôr, Carmen Vasconcelos, entre outros. Essas viagens e contatos terão impactos na obra pianística de Thomaz de Lima, mas também no processo de difusão da música clássica brasileira em Portugal, seja através de concertos com obras desses compositores ou através de suas atividades como professor. Testemunhos desse intercâmbio cultural podem ser identificados em partituras oferecidas ao músico português, ou adquiridas pelo próprio, no Brasil, na sua relação epistolar, através de registos fotográficos feitos pelo próprio, nos programas de concertos e em diversas notícias publicadas nos periódicos brasileiros e portugueses. A análise das fontes relacionadas com a sua primeira digressão (1949), com destaque para as que integram o espólio de Eurico Thomaz de Lima, espólio custodiado no Departamento de Música da Universidade do Minho, permitirá reconstituir os processos de intercâmbio supracitados, os seus impactos, as redes de sociabilidades estabelecidas, as razões que permitiram a sua segunda digressão, para além de oferecer novos contributos biográficos sobre o músico português.

Referências

º Álbum: Portugal]. (1929–1947). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

º Álbum: Portugal]. (1947–1956). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Abreu, E. (2014). Ruy Coelho (1889–1986): o compositor da geração d´Orpheu [Tese de mestrado, Universidade Nova de Lisboa, Lisboa]. Repositório da Universidade Nova. http://hdl.handle.net/10362/14321

Afonso, M. (1998). Eurico Thomaz de Lima, uma vida pela música [Projeto final do Curso de Estudos Superiores Especializados. Universidade do Minho, Braga].

[Álbum fotográfico: 1.ª Tournée ao Brasil]. (1949). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

[Álbum fotográfico: 2.ª Tournée ao Brasil]. (1952). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

[Álbum fotográfico: Brasil]. (1949). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Artes e Artistas. A actriz Alice Pancada em excursão artística. (1922, julho 26, p. 2). A Tribuna. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=153931_00&pasta=ano%20192&pesq=vianna&pagfis=46241

Botto, A. (1947, junho 13). [Carta de Antonio Botto para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Botto, A. (1949, novembro 21). [Bilhete de Antonio Botto para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Cascudo, T. (2000). Relações musicais luso-brasileiras em finais do século XIX. Revista Camões, 8, 136–141.

Castro, L. & Chantal, M. (2017). As canções para canto e piano e Carmen Vasconcellos (1918-2001). Actas do XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música - ANPPOM. https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2017/5008/public/5008-16419-1-PB.pdf

[Catálogo das Músicas Pertencentes a Eurico Thomaz de Lima / Reportório (Outros Compositores)]. (s.d.). Espólio Eurico Thomaz de Lima (Manuscrito). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Uma artista portugueza no Brasil. (1921, agosto 10, p. 3). Correio da Manhã. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_03&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=7253

Nos Theatros. Concerto Alice Pancada Alfredo Mascarenhas. (1922, maio 6, p. 4). Correio da Manhã. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_03&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=10330

O último concerto do compositor portuguez Eurico Thomaz de Lima. (1949, novembro 12, p. 13). Correio da Manhã. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_05&pasta=ano%20194&pesq=&pagfis=50390

Música. A Reitoria e a Escola. (1950, março 8, p. 15). Correio da Manhã. Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=089842_06&pasta=ano%20195&pesq=&pagfis=1140

Cymbron, L. (2019). Francisco de Sá Noronha – 1829-1881. Um músico português no espaço Atlântico. Papelmunde

[Declaração de Vianna da Motta, feita por Eurico Thomaz de Lima]. (1979, fevereiro 4). Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Diário de Notícias. (1928a, julho 5). Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.º Álbum: Portugal (1929–1947). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Diário de Notícias. (1928b, dezembro 24). Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.º Álbum: Portugal (1929–1947). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Diário de Notícias. (1929, junho 19). Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.º Álbum: Portugal (1929–1947). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Dous artistas portuguezes no Rio. Os concertos de Cacilda Ortigão e Thomaz de Lima. (1921a, agosto 9, p. 2). A Noite. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/pdf/348970/per348970_1921_03473.pdf

Freitas Branco, L. (1960). Comunicação acerca dos concertos de Vianna da Motta no Brasil. In Separata das Actas do III Colóquio Internacional de Estudos Luso-brasileiros (Vol. II, pp. 89–92). Lisboa.

Freitas Branco, L. (1987). Viana da Mota. Uma contribuição para o estudo da sua personalidade e da sua obra (2.ª ed.). Fundação Calouste Gulbenkian.

Gazeta de Notícias. Dous Artistas (1896, junho 22, p.2). Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=103730_03&pasta=ano%20189&pesq=&pagfis=14403

Gazeta de Notícias. Musica Portugueza (1925, novembro 4, p. 2). Hemeroteca Digital Brasileira. https://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=103730_05&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=17175

Gonçalves, C. L. (2005). Obras para a infância de Eurico Thomaz de Lima: os duetos para piano [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga]. Repositório da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/5636

Jornal de Notícias. (1952, março 3). Espólio Eurico Thomaz de Lima (Álbum 2ª Tournée ao Brasil - 1952). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Lange, F. C. (1977). Os primeiros subministros musicais do Brasil para o Rio da Prata. A reciprocidade musical entre o Brasil e o Prata. A música nas ações bélicas (de 1750 até 1855 - aproximadamente). Revista de História, [S. l.], 112, 381–41. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i112p381-417 DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i112p381-417

Leite, J. C. (1991). O transporte de emigrantes: da vela ao vapor na rota do Brasil, 1851-1914. Análise Social (Vol. XXVI, pp. 741–752). http://www.jstor.org/stable/41010881

Lessa, E. (2007). Eurico Thomaz de Lima e a imprensa brasileira: um caso feliz de recepção musical. Revista Música, 12, 165–174. https://doi.org/10.11606/rm.v12i0.61765

Mariz, V. (1948, agosto 15). [Carta de Vasco Mariz para Villa-Lobos]. Museu Villa-Lobos (Secção de correspondência: FE 3755), Rio de Janeiro, Brasil.

Mariz, V. (1951, março 26). [Carta de Vasco Mariz para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Martins, J. E. (2017). Vianna da Motta frente ao repertório. Glosas, 17, 72–73.

Modas e Bordados. (1951, abril 11). Espólio Eurico Thomaz de Lima [3.º Álbum: Portugal (1947–1956)]. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Moreira, P. (2021). As missões culturais do Secretariado de Propaganda Nacional e o papel de Eurico Tomás de Lima (1940–1941). Diacrítica, 35(2), 66–84. https://doi.org/10.21814/diacritica.695 DOI: https://doi.org/10.21814/diacritica.695

Musica Portugueza. O concerto Cacilda Ortigão-Thomaz de Lima, hoje, á noite no Tehatro Lyrico. (1921b, agosto 10, p. 4). A Noite. Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/pdf/348970/per348970_1921_03474.pdf

Nery, R. V. (2019). Prefácio. Repensar a história da música portuguesa num contexto transnacional. In L. Cymbron, Francisco de Sá Noronha – 1829-1881. Um músico português no espaço Atlântico (pp. I–XII). Papelmunde.

O Pharol. (1922, maio 17). Hemeroteca Digital Brasileira. http://memoria.bn.br/pdf/258822/per258822_1922_B00007.pdf

O Primeiro de Janeiro. (1949, março 13). Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.ª Tournée ao Brasil]. (1949). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Pacheco, H. C. F. (2022). Espólio de Eurico Thomaz de Lima: criação de uma edição eletrónica da correspondência [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga]. Repositório da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/81398

Pedrário, O. (1951a, julho 15). [Carta de Olga Pedrário para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Pedrário, O. (1951b, dezembro 19). [Carta de Olga Pedrário para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Rego, A. S. (1965). Relações luso-brasileiras (1822-1953). Edições Panorama.

Rego, T. A. (2022). Ontologia Eurico Thomaz de Lima: representação de conhecimento a partir da correspondência do espólio [Dissertação de mestrado, Universidade do Minho, Braga]. Repositório da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/81400

Rey Colaço, A. (1928, maio 16). [Fotografia de carta do Mestre Rey Colaço a Ruy Coelho, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.º Álbum: Portugal (1929–1947). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Rodrigues, P. H. B (2019). O maestro do mundo. Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e a diplomacia cultural brasileira [Tese de Doutoramento. Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro]. Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense. https://app.uff.br/riuff/handle/1/28181

Schiavon, C. G. B. (2007). Estado Novo e relações luso-brasileiras (1937-1945) [Tese de Doutoramento. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre]. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/2245 Villa-Lobos. (1950, novembro). [Carta de Villa-Lobos para Eurico Thomaz de Lima, s.c.]. Espólio Eurico Thomaz de Lima. Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Volpe, M. A. (2006). Sonoridades d´além-mar: formas de sociabilidade e multiculturalismo. Convergência Lusíada, 22, 81–110. https://www.convergencialusiada.com.br/rcl/article/view/653/466

Voz de Portugal. (1949, outubro 31). Espólio Eurico Thomaz de Lima (1.ª Tournée ao Brasil]. (1949). Departamento de Música (ELACH) – Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Downloads

Publicado

24-10-2023

Como Citar

Paula, R. T. de. (2023). Eurico Thomaz de Lima e o Brasil: interações musicais transatlânticas na primeira metade do século XX. Diacrítica, 37(1), 84–110. https://doi.org/10.21814/diacritica.4768

Edição

Secção

Artigos Temáticos